Seguimento Meteorológico Livre - 2021



Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Decepcionante este inverno... Fora o início do ano que foi animado onde andam as temperaturas invernais!?!

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


pelo menos na chuva tem sido um bom inverno, tomara muitos serem assim com semanas a fio de seu limpo e o país em seca em pleno inverno, coisa que não ocorre actualmente.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Chuva temos em abundância por estas bandas...
Agora a nível de temperaturas...
aa933c3b6e72936fee7213a06a1c7a36.jpg


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bela frente em aproximação, por aqui as rajadas de vento já se fazem sentir e bem.

Não sei até que ponto o IPMA não deveria subir o aviso para laranja em termos de precipitação para as regiões mais a Norte, veremos se actualiza ao longo do dia :unsure:

vbja9Nc.jpg
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Bela frente em aproximação, por aqui as rajadas de vento já se fazem sentir e bem.

Não sei até que ponto o IPMA não deveria subir o aviso para laranja em termos de precipitação para as regiões mais a Norte, veremos se actualiza ao longo do dia :unsure:

vbja9Nc.jpg

Quase certo que o IPMA actualizará os avisos para laranja não só a norte mas também mais a sul, pelo menos até à área metropolitana de Lisboa e Península de Setúbal. Neste momento, há um grande consenso entre modelos e ensembles em acumulados que superam os 30/40 mm também nas regiões mais a sul. Será uma das frentes mais vigorosas dos últimos anos que afectará quase todo o país, a não ser que isto dê uma grande volta.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Quase certo que o IPMA actualizará os avisos para laranja não só a norte mas também mais a sul, pelo menos até à área metropolitana de Lisboa e Península de Setúbal. Neste momento, há um grande consenso entre modelos e ensembles em acumulados que superam os 30/40 mm também nas regiões mais a sul. Será uma das frentes mais vigorosas dos últimos anos que afectará quase todo o país, a não ser que isto dê uma grande volta.

Sim, penso que todo o Litoral, em especial Norte e Centro e até mais para o Interior deverá ter aviso actualizado para laranja relativamente à precipitação. :unsure:

Por exemplo Vila Real, Viseu, para amanhã, só têm aviso por vento forte (Rajadas até 95 km/h nas terras altas) acho estranho não colocarem por precipitação também, mas devem actualizar entretanto.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
Quase certo que o IPMA actualizará os avisos para laranja não só a norte mas também mais a sul, pelo menos até à área metropolitana de Lisboa e Península de Setúbal. Neste momento, há um grande consenso entre modelos e ensembles em acumulados que superam os 30/40 mm também nas regiões mais a sul. Será uma das frentes mais vigorosas dos últimos anos que afectará quase todo o país, a não ser que isto dê uma grande volta.

Sim, penso que todo o Litoral, em especial Norte e Centro e até mais para o Interior deverá ter aviso actualizado para laranja relativamente à precipitação. :unsure:

Por exemplo Vila Real, Viseu, para amanhã, só têm aviso por vento forte (Rajadas até 95 km/h nas terras altas) acho estranho não colocarem por precipitação também, mas devem actualizar entretanto.

Exactamente :) O IPMA acabou de elevar o aviso de precipitação ao nível laranja para os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, e Viseu.

Subiu também para laranja o aviso de vento nos distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Exactamente :) O IPMA acabou de elevar o aviso de precipitação ao nível laranja para os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, e Viseu.

Subiu também para laranja o aviso de vento nos distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo.

E não só a elevação a laranja mas também o avanço da chegada já para as 3h da próxima madrugada, nos distritos de Vila Real e Viseu!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Porque é que Santarém e Portalegre, passa ao Lado do "evento" ?

Segundo o IPMA ?

Não "passa ao lado", Santarém tem aviso amarelo para precipitação.

Já Portalegre, Guarda, Castelo Branco e Bragança estáo sem avisos para precipitação o que acho estranho, pelo menos amarelo deviam ter.. :unsure:

Os avisos são actualizados hoje com maior frequência, deverá haver nova actualização já esta tarde.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Os avisos são actualizados hoje com maior frequência, deverá haver nova actualização já esta tarde.

Mesmo assim, não se entende como Bragança e Portalegre estão sem avisos de qualquer espécie para amanhã, como se fossem "ilhas" no meio do evento... .:unsure:

V3V2DT0.jpg


De referir que Bragança, além da probabilidade de neve, também tem terras altas, assim como Portalegre... e nem um aviso de vento pelo menos?

Portalegre costuma ter rajadas bem intensas nestes (e outros) eventos, e já nem falo em Mogadouro no Distrito de Bragança que já é de si uma zona de planalto e bem ventosa onde, não raras vezes, são registadas as rajadas mais fortes a nivel nacional.. :unsure:
 
Última edição:

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Hum... :intrigante:Há qualquer coisa que não bate certo nos avisos, principalmente nos horários no qual os avisos principiam... Nos distritos de Vila Real e Viseu o aviso laranja começa às 3:00, mas nos distritos do litoral (Porto, Braga, Viana do Castelo, Aveiro...) os avisos só principiam... às 9:00 :intrigante:
Não sei até que ponto o IPMA não estará a meter os pés pelas mãos, visto que a frente virá precisamente do oceano, portanto acho que não faz sentido os avisos começarem mais cedo no interior do que no litoral... Aliás até arrisco dizer que no interior amanhã não choverá quase nada, chuva a sério só mesmo na madrugada de domingo, isto porque a frente irá manter-se algo estacionária ao largo da costa ocidental durante o dia de amanhã, pelo que tenho visto em certos modelos... :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Mesmo assim, não se entende como Bragança e Portalegre estão sem avisos de qualquer espécie para amanhã, como se fossem "ilhas" no meio do evento... .:unsure:

V3V2DT0.jpg


De referir que Bragança, além da probabilidade de neve, também tem terras altas, assim como Portalegre... e nem um aviso de vento pelo menos?

Realmente não se entende como Bragança e Portalegre passarão completamente "ao lado" do evento, nem sequer um aviso amarelo para precipitação têm, mas veremos... :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
Confesso que olhando para as diferentes previsões dos modelos não vejo que este fim-de-semana vá ser assim tão tempestuoso como dizem.
Para Vila Real prevejo que ao fim da tarde de sábado chova até à madrugada de domingo e domingo nem por isso.
O vento será moderado, por vezes um pouco mais forte.
Desculpem a minha provável ignorância mas acho que o fim-de-semana no interior norte será simplesmente mais um fim-de-semana de inverno.
Espanta-me é querer-se ter primavera/verão o ano inteiro.