Seguimento Meteorológico Livre - 2021

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Sim, mas para o Sotavento pode não se justificar e no caso de Beja, para o interior do distrito igual. Assim indicam as previsões. De Beja para Leste podia ser somente um aviso amarelo por prevenção.
Há muito tempo que o IPMA devia ter feito a divisão de alguns distritos. O Algarve é das regiões mais fáceis para tal porque tem o Barlavento e o Sotavento e parecendo que não, têm muitas diferenças. No caso do Alentejo, somente acrescentavam o Alentejo Litoral devido aos avisos sobre agitação marítima e nestes casos de precipitação forte mais concentrada no litoral também era melhor. Uma pessoa do interior sabe que o distrito está em aviso laranja e se não estiver bem informada, pensa que vem o dilúvio e pode nem cair um pingo. Já aconteceu e continuará a acontecer certamente...

No Algarve, por exemplo no aviso de agitação marítima existe sempre a diferenciação à Costa Ocidental ou Costa Sul. O aviso para amanhã, o vento tem diferenciação, a precipitação devia ter também, mas a diferenciação já tenho visto várias vezes, nos avisos por parte do IPMA.

Deixo aqui um exemplo dum aviso em quem fizeram essa diferenciação

Faro

Última actualização da informação:

Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020


sam.icon.rain.gif

Amarelo

Precipitação

Para o período de: 2020-11-26 10:00:00
até: 2020-11-26 21:00:00

Chuva/Aguaceiros

Aguaceiros, podendo ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial no sotavento.



Fonte: IPMA
 


Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Sim, mas para o Sotavento pode não se justificar e no caso de Beja, para o interior do distrito igual. Assim indicam as previsões. De Beja para Leste podia ser somente um aviso amarelo por prevenção.
Há muito tempo que o IPMA devia ter feito a divisão de alguns distritos. O Algarve é das regiões mais fáceis para tal porque tem o Barlavento e o Sotavento e parecendo que não, têm muitas diferenças. No caso do Alentejo, somente acrescentavam o Alentejo Litoral devido aos avisos sobre agitação marítima e nestes casos de precipitação forte mais concentrada no litoral também era melhor. Uma pessoa do interior sabe que o distrito está em aviso laranja e se não estiver bem informada, pensa que vem o dilúvio e pode nem cair um pingo. Já aconteceu e continuará a acontecer certamente...

Faz sentido o que dizes, e não vejo porque não seria "fazível", é algo que também já venho pensado faz bastante tempo. Talvez daqui a uns tempos me seja permitido dar algumas sugestões, ou pelo menos perceber melhor o motivo e de como funciona. Se tudo correr bem como espero, brevemente estarei a trabalhar na Divisão de meteorologia do IPMA.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
No Algarve, por exemplo no aviso de agitação marítima existe sempre a diferenciação à Costa Ocidental ou Costa Sul. O aviso para amanhã, o vento tem diferenciação, a precipitação devia ter também, mas a diferenciação já tenho visto várias vezes, nos avisos por parte do IPMA.

Deixo aqui um exemplo dum aviso em quem fizeram essa diferenciação

Faro

Última actualização da informação:

Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020


sam.icon.rain.gif

Amarelo

Precipitação

Para o período de: 2020-11-26 10:00:00
até: 2020-11-26 21:00:00

Chuva/Aguaceiros

Aguaceiros, podendo ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial no sotavento.



Fonte: IPMA
Mas nessa diferenciação em relação à precipitação, como estava o mapa do Algarve? Todo a amarelo ou só no sotavento? Se estava todo a amarelo então não era só para o sotavento, podia ocorrer em todo o Algarve, mas em especial no sotavento, seja como for já é uma diferenciação.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
No Algarve, por exemplo no aviso de agitação marítima existe sempre a diferenciação à Costa Ocidental ou Costa Sul. O aviso para amanhã, o vento tem diferenciação, a precipitação devia ter também, mas a diferenciação já tenho visto várias vezes, nos avisos por parte do IPMA.

Deixo aqui um exemplo dum aviso em quem fizeram essa diferenciação

Faro

Última actualização da informação:

Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020


sam.icon.rain.gif

Amarelo

Precipitação

Para o período de: 2020-11-26 10:00:00
até: 2020-11-26 21:00:00

Chuva/Aguaceiros

Aguaceiros, podendo ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial no sotavento.



Fonte: IPMA
Sim, já não é a primeira vez que eles fazem isso. Mesmo aqui para Portalegre também já o fizeram no que diz respeito ás trovoadas durante o verão.

Bem, com esta actualização do ECMWF não sei se o IPMA não estará já de sobreaviso para eventuais avisos vermelhos de precipitação ao longo de todo o litoral ocidental
Acho que seria melhor, pelo menos nas zonas mais vulneráveis.
Faz sentido o que dizes, e não vejo porque não seria "fazível", é algo que também já venho pensado faz bastante tempo. Talvez daqui a uns tempos me seja permitido dar algumas sugestões, ou pelo menos perceber melhor o motivo e de como funciona. Se tudo correr bem como espero, brevemente estarei a trabalhar na Divisão de meteorologia do IPMA.
Acho que era uma boa sugestão. A AEMET tem Espanha assim dividida e é mesmo o melhor. Basta olhar para o caso da Extremadura, Cáceres tem o sistema central onde os acumulados são muitas vezes significativos e justificam avisos, mas nas zonas mais para Sul da província já não é assim. Na província de Badajoz é igual no que diz respeito por exemplo, aos nevoeiros e também ás trovoadas durante o verão que surgem com mais frequência nas zonas a sul da província devido ás montanhas.
Relativamente a esta última parte, era um dos meus sonhos, mas tirar um curso de meteorologia requer áreas onde não pesco nada. :p
Parabéns e espero que corra tudo bem! ;)
 

VazCosta

Cirrus
Registo
15 Set 2014
Mensagens
38
Local
Sacavém/Torres Vedras
Boa noite.
Pessoal com estações meteorológicas, limparam os penicos???
Se não limparam, ainda têm algumas horas para o fazer, penso que amanhã vai ser um dia histórico em termos de precipitação cá pelo burgo. :rain::rain::rain:
Ou então, eu não percebo nada disto. O que também é uma grande verdade!!!:rolleyes::lmao:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Há qualquer coisa que não bate certo nos avisos, principalmente nos horários no qual os avisos principiam... Nos distritos de Vila Real e Viseu o aviso laranja começa às 3:00, mas nos distritos do litoral (Porto, Braga, Viana do Castelo, Aveiro...) os avisos só principiam... às 9:00

Na última actualização foi corrigido: o início do aviso é também às 9h, igual para a maioria dos distritos.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Mas nessa diferenciação em relação à precipitação, como estava o mapa do Algarve? Todo a amarelo ou só no sotavento? Se estava todo a amarelo então não era só para o sotavento, podia ocorrer em todo o Algarve, mas em especial no sotavento, seja como for já é uma diferenciação.

Estava toda a região a amarelo, mas a dar mais ênfase ao sotavento. Para mim, é mais importante a descrição do aviso em si do que propriamente se a região está toda a amarelo ou não.

Por exemplo, o IPMA em inúmeras vezes coloca o aviso de precipitação seja de cor for e na descrição do aviso, o IPMA coloca períodos de chuva forte ou aguaceiros fortes que podem ser acompanhados por trovoadas, granizo e possibilidade de fenómenos extremos de vento, ora se vemos o aviso para a precipitação e não lemos a descrição do aviso pode passar ao lado a informação que existe possibilidade extremo de vento que pode ser um tornado, downburst, etc, trovoadas e granizo.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Grande corte na precipitação para o interior do Alentejo :mad:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Estava toda a região a amarelo, mas a dar mais ênfase ao sotavento. Para mim, é mais importante a descrição do aviso em si do que propriamente se a região está toda a amarelo ou não.

Por exemplo, o IPMA em inúmeras vezes coloca o aviso de precipitação seja de cor for e na descrição do aviso, o IPMA coloca períodos de chuva forte ou aguaceiros fortes que podem ser acompanhados por trovoadas, granizo e possibilidade de fenómenos extremos de vento, ora se vemos o aviso para a precipitação e não lemos a descrição do aviso pode passar ao lado a informação que existe possibilidade extremo de vento que pode ser um tornado, downburst, etc, trovoadas e granizo.

Também acho muito mais importante os avisos com texto e, se possível, discriminados por regiões ( mesmo dentro do distrito) para não ocorrer o fato de colocarem um aviso a abranger todo o distrito, mas na realidade apenas quererem considerar a parte ocidental ou oriental do mesmo por exemplo.

Se puderem, dentro do mesmo distrito, colocar côres e respetiva descrição em texto consoante a gravidade da previsão, seria óptimo, um sistema como a AEMET era bem vindo.

Por último, para terminar a conversa, pelo menos da minha parte, e se alguém do IPMA vier ler este tópico ( acredito que sim) que não tome os posts colocados como algum "ataque", mas sim como sugestões (que foram dadas várias e perfeitamente válidas) para que o seu serviço seja melhorado.

Não está em causa a competência de quem lá trabalha, que certamente saberá muito mais que qualquer um de nós aqui no fórum, o seu serviço/trabalho possivelmente também sofre muito com o orçamento disponível, não fosse o nosso País pouco interessado e até algo "analfabeto" relativamente à meteorologia.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Grande corte na precipitação para o interior do Alentejo
Certo, deixou de ser 15 mm e passou a ser 12. Isso é um grande corte? Por outro lado, puseram mais precipitação numa cut-off no dia 25.
Seja como for, estamos em altura de nowcasting e não de modelagem. É que o evento está a ocorrer literalmente agora. :rolleyes:
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Certo, deixou de ser 15 mm e passou a ser 12. Isso é um grande corte? Por outro lado, puseram mais precipitação numa cut-off no dia 25.
Seja como for, estamos em altura de nowcasting e não de modelagem. É que o evento está a ocorrer literalmente agora. :rolleyes:
De 20 a 25mm para 10mm é um grande corte sim
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
  • Gosto
Reactions: Cesar e joselamego