Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Quase a bater nos 50 mm pelo litoral sintrense. Mês com 109 mm.

0e4608caf2d9185be3457504a2473b1e.jpg
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Cabo Raso com quase 26mm horários e Colares 15mm.
O radar não tem mostrado ecos que justificassem este valor porque o radar de Coruche está off. Resumindo, se o IPMA também tiver “às escuras” com o radar, não sabe o que a AML poderá ter nas próximas horas e pode ser uma situação complicada. Acumulados deste calibre com solos saturados e numa zona vulnerável não são nada bons.

Os bv de Alcabideche estão aflitos com tanta ocorrência.
41 mm sempre a somar...

Pode haver uma cheia muito grave da Ribeira de Colares. Não sei qual é o estado de limpeza daquele leito de cheia.
Mas parece-me que para esse extremo da RLC não vai intensificar a precipitação; Setúbal sim!
CLVeu9b.jpg

bUD3JA2.jpg


72,4 mm na Serra


25,4 mm aqui em Santa Iria
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
41.4mm numa estação em Azeitão. Penso que seja a do @Ricardo Carvalho.

O radar não está animador, no que diz respeito ás consequências que tanta chuva poderá causar.
Sim, é a minha Jorge, situação complicada por cá! Fiz agora o caminho do trabalho para casa, e uma coisa que demoro 10 minutos, demorei 45! Liguei para o 112 por causa de uma queda de árvore, e disseram que não tinham pessoal tal o número de ocorrências! Sigo com 50.2mm e contínua a chover copiosamente!




Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
753be0b77918bd9ae3e45ae8c801b511.jpg
1a0650a536f6f50bb0b614b9e773294d.jpg
d1fb723f7f3dbd6a4b7efbf9e1c64be7.jpg
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Queda de temperatura brusca, fim do vento, paragem abrupta na queda da pressão e posterior aumento. Marcou a fronteiras das massas de ar, estando já Sesimbra neste momento na massa de ar fria. Chove copiosamente há vários minutos. Situação pode-se complicar nas próximas horas na região de Lisboa e Setúbal, pelo radar não se vê indícios de abrandamento.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Descida de temperatura no litoral pode indicar o aproximar do fim desta frente.
Mas os acumulados estão feitos e vão descer às zonas baixas:
Isto foi só até às 13h.
sOCbx4W.jpg


A frente ondula e o espaçamento das isóbaras alarga-se, queda do vento mas maior lentidão da frente, maior persistência da precipitação. Preferíamos uma passagem mais rápida empurrada por vento de W.
pwOm5NZ.gif
 

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
238
Local
Serra - Alvorge @~300m
Cabo Raso com quase 26mm horários e Colares 15mm.
O radar não tem mostrado ecos que justificassem este valor porque o radar de Coruche está off. Resumindo, se o IPMA também tiver “às escuras” com o radar, não sabe o que a AML poderá ter nas próximas horas e pode ser uma situação complicada. Acumulados deste calibre com solos saturados e numa zona vulnerável não são nada bons.

Por falar nisto, confesso que não conhecia a localização do radar do Sul (Loulé) e faz-me um bocado confusão pq n é mais puxado para o Atlântico, Monchique ou mesmo mais a Norte na zona da Barragem de St. Clara...
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Queda de temperatura brusca, fim do vento, paragem abrupta na queda da pressão e posterior aumento. Marcou a fronteiras das massas de ar, estando já Sesimbra neste momento na massa de ar fria. Chove copiosamente há vários minutos. Situação pode-se complicar nas próximas horas na região de Lisboa e Setúbal, pelo radar não se vê indícios de abrandamento.

Com efeito.:thumbsup:

Queda da temperatura, abrandamento do vento, inclusive mudança de direcção do mesmo, e pressão atmosférica em ligeira recuperação.
29.21 mm and counting
gr-fico.png
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Pode haver uma cheia muito grave da Ribeira de Colares. Não sei qual é o estado de limpeza daquele leito de cheia.
Mas parece-me que para esse extremo da RLC não vai intensificar a precipitação; Setúbal sim!
CLVeu9b.jpg

bUD3JA2.jpg


72,4 mm na Serra


25,4 mm aqui em Santa Iria

Acredito que a ribeira de Colares esteja no limite, esses 74 mm da estação da serra vão exactamente lá dar. A estação do Penedo segue com 46 mm , zonas tradicionalmente ricas em água com tanto mm em cima é complicado.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Acumulados superiores a 10mm na última hora:
Alcobaça: 15mm
Praia da Rainha: 12.7mm
Coimbra (Aeródromo): 11.1mm
Rio Maior: 10.2mm

A região de Leiria é talvez das mais afetadas devido à ausência do radar de Coruche. As imagens não passam a ideia de tais acumulados.

58mm em Azeitão.

Nas próximas horas, especial atenção para as estações de Setúbal, Pegões, Coruche, Alvega etc.
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
A Ribeira de Colares já foi palco de cheias graves. Desde que se tenham lembrado de abrir a comporta da pequena represa em Colares, penso que escoará bem. Depende do que vier da encosta Norte. Quando é muito o cruzamento da Várzea fica intransitável.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.