Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.


guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Bom dia,

Ontem a chuva começou por volta das 7h e hoje acabou por volta das 7h, cerca de 24h :rain: sem parar.
A estação de Braga acumulou 69,1mm:rain: e hoje vai com 17,5mm o que dá 86,6mm em 24h.
O mês vai com 393,7mm :rain::eek: e com o que ainda está previsto para a próxima semana certamente vai passar os 400mm.
Desde o dia 20 de janeiro até ontem, 20 de fevereiro, ou seja num mês, caíram 652mm.:eek:
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
há neve nos topos das montanhas pouca mas há!

Eu diria que o Gerês até está bem composto, apesar de não estár sol neste momento a visibilidade não é das piores.

Foto de há minutos tirada aqui de casa no Porto, vista para NNE a mais de 80 Km em linha recta, vários picos acima dos 1000 m bem visíveis, Borragueiro, Roca Negra, etc..

Wv7ecr2.jpg


Já para a Serra Amarela ( lado esquerdo da foto) a visibilidade é bem pior, muita bruma, pouca luz etc.. mas dá para ter uma ideia da cobertura de neve.

Foto também tirada daqui de casa no Porto há minutos, em baixo, do lado esquerdo, vê-se o Santuário do Sameiro em Braga:

1nsRhOW.jpg


Só espero não ser multado, é que embora as fotos tenham sido tiradas daqui de casa no Porto/ Marquês o zoom atravessou Concelhos... :rolleyes::D
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Oh @Snifa a pide anda aí e vais levar com as autoridades competentes (:D) em cima.
Muito boas fotos num dia como o de hoje. Fenomenal a resolução!

Então...ontem terminei o dia com um acumulado de 60,9 mm. Nada mau!
Hoje, fruto da chuva que foi caindo na madrugada, tenho um acumulado de 12,2 mm.
O acumulado mensal está nos 353,7 mm.
Já o acumulado do ano hidrológico (1 out-) segue em 1306,8 mm.

O céu apresenta algumas abertas, o sol vai aparecendo, dia bem mais luminoso hoje.
O vento sopra fraco de O.

Tactual: 10,2ºC
Hr: 81%

Ribeira da Feteira. Divide o concelho de Paços de Ferreira à freguesia de Lordelo (Paredes)... Junto à A42. Sou de Frazão
Esse ribeiro\ribeira, ao que sei, nasce algures na freguesia da Seroa. Ainda hei-de procurar saber onde.
Já vi essa linha de água com muita muita água há uns anos. É também o último curso de água em território do concelho a despejar água no rio Ferreira.


VOTOS A TODOS DE UM EXCELENTE DOMINGO!
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Eu diria que o Gerês até está bem composto, apesar de não estár sol neste momento a visibilidade não é das piores.

Foto de há minutos tirada aqui de casa no Porto, vista para NNE a mais de 80 Km em linha recta, vários picos acima dos 1000 m bem visíveis, Borragueiro, Roca Negra, etc..

Wv7ecr2.jpg


Já para a Serra da Peneda ( lado esquerdo da foto) a visibilidade é bem pior, muita bruma, pouca luz etc.. mas dá para ter uma ideia da cobertura de neve.

Foto também tirada daqui de casa no Porto há minutos, em baixo, do lado esquerdo, vê-se o Santuário do Sameiro em Braga:

1nsRhOW.jpg


Só espero não ser multado, é que embora as fotos tenham sido tiradas daqui de casa no Porto/ Marquês o zoom atravessou Concelhos... :rolleyes::D
:lol: Belíssimas, como sempre, Nuno! :w00t: :thumbsup:
A "minha" estação já vai com mais 12,19 mm acumulados hoje, 268,2 mm em fevereiro e 471,84 mm desde o início do ano :rain:
Um começo de ano bem molhado na Invicta.
 

Tmsf

Cirrus
Registo
4 Dez 2020
Mensagens
85
Local
Paços de Ferreira
Esse ribeiro\ribeira, ao que sei, nasce algures na freguesia da Seroa. Ainda hei-de procurar saber onde.
Já vi essa linha de água com muita muita água há uns anos. É também o último curso de água em território do concelho a despejar água no rio Ferreira.
É um mistério que um dia destes vou resolver... Penso que virá de uma zona arborizada junto à saída da A42 de Seroa/Lordelo. O que é certo é que é uma pequena Ribeira mas há uns anos atrás (10, por aí), tivemos cá umas cheias que destruíram por completo duas habitações e levaram os pertences arrastados pela corrente tal foi o caudal da ribeira nesses dias ... Hoje em dia já é mais raro ela passar as margens, lembro-me em 2019 em Outubro penso eu, ter galgado também as margens .
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Bom dia.

Oh @Snifa a pide anda aí e vais levar com as autoridades competentes (:D) em cima.
Muito boas fotos num dia como o de hoje. Fenomenal a resolução!

Então...ontem terminei o dia com um acumulado de 60,9 mm. Nada mau!
Hoje, fruto da chuva que foi caindo na madrugada, tenho um acumulado de 12,2 mm.
O acumulado mensal está nos 353,7 mm.
Já o acumulado do ano hidrológico (1 out-) segue em 1306,8 mm.

O céu apresenta algumas abertas, o sol vai aparecendo, dia bem mais luminoso hoje.
O vento sopra fraco de O.

Tactual: 10,2ºC
Hr: 81%


Esse ribeiro\ribeira, ao que sei, nasce algures na freguesia da Seroa. Ainda hei-de procurar saber onde.
Já vi essa linha de água com muita muita água há uns anos. É também o último curso de água em território do concelho a despejar água no rio Ferreira.


VOTOS A TODOS DE UM EXCELENTE DOMINGO!

É um mistério que um dia destes vou resolver... Penso que virá de uma zona arborizada junto à saída da A42 de Seroa/Lordelo. O que é certo é que é uma pequena Ribeira mas há uns anos atrás (10, por aí), tivemos cá umas cheias que destruíram por completo duas habitações e levaram os pertences arrastados pela corrente tal foi o caudal da ribeira nesses dias ... Hoje em dia já é mais raro ela passar as margens, lembro-me em 2019 em Outubro penso eu, ter galgado também as margens .

Vejam lá se uma consulta à Planta de Condicionantes do PDM ajuda a descobrir esse mistério :)
otdjHok.jpg


https://websig.cm-pacosdeferreira.pt/
 

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,489
Local
Maceda (Ovar)
Finalmente algum sol.

Eu diria que o Gerês até está bem composto, apesar de não estár sol neste momento a visibilidade não é das piores.

Foto de há minutos tirada aqui de casa no Porto, vista para NNE a mais de 80 Km em linha recta, vários picos acima dos 1000 m bem visíveis, Borragueiro, Roca Negra, etc..

Wv7ecr2.jpg


Já para a Serra da Peneda ( lado esquerdo da foto) a visibilidade é bem pior, muita bruma, pouca luz etc.. mas dá para ter uma ideia da cobertura de neve.

Foto também tirada daqui de casa no Porto há minutos, em baixo, do lado esquerdo, vê-se o Santuário do Sameiro em Braga:

1nsRhOW.jpg


Só espero não ser multado, é que embora as fotos tenham sido tiradas daqui de casa no Porto/ Marquês o zoom atravessou Concelhos... :rolleyes::D

Isso foi com quê? 600mm?
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Finalmente algum sol.



Isso foi com quê? 600mm?

Canon EOS 90 D + Sigma EF- 150-600 mm, os 600 mm equivalem a 960 mm no sensor APS-C da 90 D, (600 x 1.6 = 960 ) o tamanho da imagem na 90d também é muito grande com 32.5 megapixeis de resolução, pelo que qualquer crop que se faça para reenquadrar a cena ainda vai produzir uma imagem bastante grande e de qualidade pois a máquina conta também com o excelente ( e mais recente) processador da Canon Digic 8.
 
Última edição:

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Eu diria que o Gerês até está bem composto, apesar de não estár sol neste momento a visibilidade não é das piores.

Foto de há minutos tirada aqui de casa no Porto, vista para NNE a mais de 80 Km em linha recta, vários picos acima dos 1000 m bem visíveis, Borragueiro, Roca Negra, etc..

Wv7ecr2.jpg


Já para a Serra da Peneda ( lado esquerdo da foto) a visibilidade é bem pior, muita bruma, pouca luz etc.. mas dá para ter uma ideia da cobertura de neve.

Foto também tirada daqui de casa no Porto há minutos, em baixo, do lado esquerdo, vê-se o Santuário do Sameiro em Braga:

1nsRhOW.jpg


Só espero não ser multado, é que embora as fotos tenham sido tiradas daqui de casa no Porto/ Marquês o zoom atravessou Concelhos... :rolleyes::D

As fotos estão, como sempre, espetaculares, dava só nota que na de baixo à esquerda é a serra Amarela e não a serra da Peneda, vê-se bem as antenas e o vigia florestal lá no topo.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
(...)

Já para a Serra da Peneda ( lado esquerdo da foto) a visibilidade é bem pior, muita bruma, pouca luz etc.. mas dá para ter uma ideia da cobertura de neve.

Foto também tirada daqui de casa no Porto há minutos, em baixo, do lado esquerdo, vê-se o Santuário do Sameiro em Braga:

1nsRhOW.jpg


Só espero não ser multado, é que embora as fotos tenham sido tiradas daqui de casa no Porto/ Marquês o zoom atravessou Concelhos... :rolleyes::D

Fotos fenomenais. Estou a ponderar comprar uma Sony DSC-RX10M4 porque não percebo nada de fotografia e precisaria de algo que me simplifique ao máximo e não necessite de objectiva suplementar. Estive a ver a Coolpix P1000 por causa do absurdo do zoom que tem mas já me disseram para esquecer pois a nível de qualidade das fotos é uma vergonha.

Dito isso, apenas um reparo quanto a esta Serra ao fundo. Não é a Peneda. A Peneda é impossível ver pois fica por trás dos maciços montanhosos do Gerês e da Serra Amarela que é a que temos aqui em primeiro plano.

Se pudéssemos espreitar para baixo, no sopé da mesma, teríamos a barragem de Vilarinho das Furnas e a sua albufeira.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.