Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2008)



Carlos Araujo

Cirrus
Registo
21 Jul 2008
Mensagens
11
Local
VN gaia
Vince,
Obrigado pelo seu atento apoio e vou continuar a seguir-vos no meu portátil:rain:

Prometo filmar umas boas trovoadas e se os raios não queimarem a maquina, enviarei ao Forum.:1143:

Olá Vince,
Só para lhe agradecer o apoio antes das minhas ferias no Mexico. Bem tentei procurar umas trovoadas para lhe trazer as fotos, em Tulum e Xel-Ha, mas só deu bom tempo.

Desta vez tivesse sorte e conforme meu voto no v/ forum de previsao, a 2ª quinzena de Agosto, parece ter mais emoção quanto a furacões e tempestades.

No dia do 3º aniversário da MeteoPT não podia deixar de vos desejar parabéns e este forum é de facto uma demonstração de competência voluntariosa muito tranquilizante para quem viaja.

No inicio de janeiro voltarei ao Caribe, mas vou continuar a visitar os v/ foruns.

Bem hajam:thumbsup:
 

RuteM

Cirrus
Registo
26 Ago 2008
Mensagens
1
Local
Santa Maria da Feira
Olá Vince!
Precisava da sua ajuda! Vou sábado para a República Dominicana e gostava de saber se posso estar descnasada quanto a furacões, até porque neste momento anda por aquelas zonas o furacão Gustav!
Desde já obrigada pelo seu trabalho e por este fórum magnífico!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Drica disse:
sou novata neste site tive acesso pela pesquisa que fiz sobre furacões. Vou para a Republica Dominicana a 30 de Agosto e gostaria que me desses informações sobre a situação metereológica por lá. Obrigado

Vou sábado para a República Dominicana e gostava de saber se posso estar descansada quanto a furacões, até porque neste momento anda por aquelas zonas o furacão Gustav!
Desde já obrigada pelo seu trabalho e por este fórum magnífico!


O Gustav afecta a Republica Dominicana nestes dias com bastante chuva nalgumas regiões, provavelmente algumas inundações, sobretudo o Oeste, mas sem causar destruição por exemplo provocada pelo vento.

Neste momento no Atlântico existem além do Gustav duas outras zonas sob vigilância, o 95L e outra a Oeste de Cabo Verde ao qual não foi atribúido nenhum número de Invest.

atl-33.jpg


O 95L em principio desloca-se para noroeste e o NHC dá-lhe 20-50% de hipotese de de desenvolver nas próximas 48 horas. Actualmente não tem um aspecto que mereça grandes preocupações. A outra perturbação (a Oeste de Cabo Verde) ontem estava marcada com o mesmo grau de probabilidade mas hoje o NHC baixou para <20% e está com aspecto bastante pior.

Isto são as perturbações concretas que existem. Olhando para o "futuro", a bola de cristal dos modelos, as coisas estão bastante confusas e nem sei se vale muito a pena olhar para eles a mais do que 3 dias.

Alguns deles de facto mostram actividade, por exemplo o modelo GFS mostra uma nova perturbação que sairia de África nos próximo dias e se tornaria um ciclone tropical que rumaria às Caraíbas.

Mas estamos a falar da "imaginação" dos modelos e não de coisas que já existem de alguma forma, mal ou bem organizadas. O GFS parece-me completamente perdido desde há uns dias para cá, ele chegou a perder o rasto do Gustav nalgumas saídas e este chegou a furacão com 992hPa o que é bastante surpreendente num modelo importante como o GFS, e mesmo agora continua a não ter o Gustav muito bem definido no modelo.

GFS a 168 horas (3 Setembro)

gfs-23.gif


Outro modelo, o ECM, parece um pouco "endiabrado" demais (já com a Temp.Tropical Fay também foi assim), além do Gustav desenvolve o 95L acima referido tornando-se este um ciclone a norte de Cuba/leste da Florida. Além disso desenvolveria um outro ciclone que iria mais para norte evitando as Caraíbas, presumo que será a mesma coisa que o GFS põe em direcção às Caraíbas.

ECMWF a 168 horas (3 Setembro)

ecm-13.gif


Tudo bastante confuso e que para já não merece grande crédito, coisas concretas são as que mencionei no início, estas previsões a 168 horas não estão dentro do prazo em que há um mínimo de fiabilidade, são um indicativo da altura do ano em que estamos, a mais activa no Atlântico, os modelos desenvolvem muita coisa mas apenas uma ou outra acaba por conseguir.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No Atlântico a partir do 95L formou-se a Depressão Tropical nº8
Esteve bem o modelo ECMWF que desde há uns dias que previa isto.

dt8hw5.jpg


Está previsto evoluir para Tempestade Tropical ainda hoje e para Furacão no Domingo, o trajecto nos próximos dias é para noroeste mas depois com mais componente de oeste, talvez comece mesmo a virar para sul mas isso já é a muitos dias e já fora da fiabilidade das previsões. O ECMWF fá-lo descer, para as Bahamas a norte de Cuba entrando na Florida.

084713wsmpn3.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Segundo o ECMWF a médio prazo a 240 horas já mostra um novo furacão que seria o IKE, mas a esta distância ainda tudo pode mudar, mas o ECMWF tem sido aquele que tem acertado ultimamente.

 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
atl-36.jpg



De facto o Atlântico está muito activo, de qualquer forma é preciso ter cuidado com os modelos. O GFS está realmente completamente perdido com o Gustav, ainda continua, o ECM lidou muito melhor com ele, mas por exemplo com a Fay foi uma desgraça em termos de intensidade. O ECM desenvolve muito a Hanna mas ela ainda tem um obstáculo (ULL) importante pela frente, etc. Noutro sistema se calhar já acontece o inverso, está melhor o GFS e mal o ECM.

Eu já repeti muitas vezes que no Tempo Tropical tudo o que seja mais do que uns 3-5 dias é muito arriscado, e um mapa de um modelo a mais de uma semana é inútil, não serve para tranquilizar nem para preocupar.

Por exemplo, nos EUA há obviamente grande preocupação em saber onde vai o Gustav fazer landfall depois de andar no Golfo do México. Todos querem uma resposta. E o NHC simplesmente diz que agora não sabe, que é impossível saber, a tantos dias pode ser da Florida ao Texas. E essa é que é a realidade, apesar de todo o progresso tecnológico e de conhecimento ainda temos que ser humildes perante a natureza que não conseguimos prever como seria ideal.

..THE CONSENSUS HAS BARELY BUDGED AND THE
NEW OFFICIAL TRACK FORECAST IS VERY SIMILAR TO THE PREVIOUS ONE.
SINCE TRACK FORECASTS ARE ALWAYS SUBJECT TO LARGE ERRORS AT 3-5
DAYS...AND ESPECIALLY GIVEN THE NOTABLE MODEL SPREAD OVER THE GULF
OF MEXICO...IT IS SIMPLY IMPOSSIBLE TO DETERMINE EXACTLY WHERE AND
WHEN GUSTAV WILL MAKE FINAL LANDFALL.
IN FACT...TAKING INTO
ACCOUNT THE UNCERTAINTIES IN TRACK...INTENSITY...AND SIZE
FORECASTS...THE CHANCES OF HURRICANE-FORCE WINDS WITHIN THE NEXT
FIVE DAYS ARE ESSENTIALLY THE SAME AT EACH INDIVIDUAL LOCATION FROM
THE FLORIDA PANHANDLE COAST WESTWARD THROUGH THE ENTIRE COASTLINE
OF LOUISIANA.

A forma como as previsões oficiais lidam com isso é com o cone de incerteza. Há um trajecto oficialmente previsto, mas qualquer local do A ou B pode ser o destino final, sendo que esse Cone vai também evoluindo com o passar dos dias e a sua largura tem a ver com a incerteza que existe.

cone-1.gif
 

Goncabm

Cirrus
Registo
29 Ago 2008
Mensagens
8
Local
Lagoa- S. Miguel Açores
Olá Vince,
antes de mais muitos parabéns pelo trabalho desenvolvido.

Gostava de saber se me consegue ajudar, em algumas questõe, já que sou novato nestas coisas.

Estou a pensar em ir para as Caraibas no final de Setembro 28/29 ou no principio de Outubro 1/2.

Ora aqui vão as minhas questões:
1ª- Este ano está prevista muita ou pouca actividades de furacões para esta altura do ano? Ou se contam com um ano de muita actividade?

2ª- Mexico, Rep. Dominicana ou Jamaica, algum destes paises é geralmente menos afectado por furacões, ou tem uma menor probabilidade de ser afectado nesta altura Set/Out ?


Muito obrigado.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ora aqui vão as minhas questões:
1ª- Este ano está prevista muita ou pouca actividades de furacões para esta altura do ano? Ou se contam com um ano de muita actividade?

As previsões apontavam para um ano acima do normal e de facto está a ser até ao momento uma época acima do normal. Neste post da página anterior há diversas previsões e respectivos links:
http://www.meteopt.com/forum/tempo-...acoes-atlantico-2008-a-1877-13.html#post82380


2ª- Mexico, Rep. Dominicana ou Jamaica, algum destes paises é geralmente menos afectado por furacões, ou tem uma menor probabilidade de ser afectado nesta altura Set/Out ?

Neste tópico encontra a resposta para essas perguntas:
-> Climatologia da Época de Furacões no Atlântico

Dos países que referiu, por exemplo a Rep.Dominicana costuma ser menos afectada em Outubro porque a chamada época de Cabo Verde (devido aos furacões que são oriundos dessa zona) costuma acabar mais cedo do que o restante época no Atlântico. No entanto não se deve encarar a climatologia como uma certeza absoluta, apenas como uma orientação. Pode sempre haver excepções.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
atl-34.jpg



De facto o Atlântico está muito activo...

... nos EUA há obviamente grande preocupação em saber onde vai o Gustav fazer landfall depois de andar no Golfo do México. Todos querem uma resposta. E o NHC simplesmente diz que agora não sabe, que é impossível saber, a tantos dias pode ser da Florida ao Texas.

A forma como as previsões oficiais lidam com isso é com o cone de incerteza. Há um trajecto oficialmente previsto, mas qualquer local do A ou B pode ser o destino final, sendo que esse Cone vai também evoluindo com o passar dos dias e a sua largura tem a ver com a incerteza que existe...


Assim é que é falar.
Assim se diz o que tem que ser dito.
Bravo Vince, pela tua dedicação no trabalho que diariamente nos presenteias.
Aqui e noutros tópicos.

Mesmo sabendo que o tempo tropical (incluindo as trajectórias das tempestades tropicais) é mais incerto ainda de prever,
começa a haver o receio que Gustav venha tentar encontrar a sua amada Katrina por terras de New Orleans, precisamente há 3 anos naufragada .
Seria coincidência tal,mas cada vez mais, a região se situa próxima do centro do tal cone de incerteza em que haverá landfall nos estados do sul.
Para já,há más notícias do Haiti.
Em seguida, iremos ver de que forma a Jamaica resistiu.
Depois, veremos como a parte Oeste de Cuba se irá safar (ou não) de mais uma investida ,mais um ataque tropical extremo.
Amanhã saberemos mais deste preocupante Gustav...
Para seguir tudo ,no sítio do costume:
-AQUI...
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa tarde pessoal.

Não sei se estou a colocar isto no local correcto, mas encontrei mais uma ferramenta muito completa para seguir furacões, utilizando o Google Earth. Não sei se é novidade, provavelmente já muitos conhecem, mas basta clicar em http://www.gearthblog.com/kmfiles/gebweather.kmz e abre-se no google earth um Local Temporário (que depois podem gravar nos Locais) com muitas opções para o seguimento em tempo real de furacões, onde se inclui o Gustav...:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
atl-35.jpg


No Atlântico para além do Gustav e da Hanna apenas há para referir o 97L na zona de Cabo verde. Esta manhã parecia bem organizado embora à tarde a convecção tenha diminuído bastante. Nos próximos dias as condições mantêm-se algo favoráveis e o NHC dá +50% de probabilidade de formação de uma depressão tropical.
 

Ithaka

Cirrus
Registo
11 Set 2007
Mensagens
9
Local
Pinhal Novo
Bom dia Vince,
Muitos parabéns pelo vosso trabalho, continua a ser do melhor. O ano passado ajudaram-me bastante, antes de ir para a Republica Dominicana.

Tenho uns amigos meus que vão de Lua de Mel para o México dia 9 Setembro, e como é normal estão com um pouco de receio em viajar. Estão a pensar mudar o destino, e ir ao México em outra altura.
O que aconselhas? Achas que nessas datas vai haver problemas no México, a nivel de Furacões?

Cumprimentos,
Milene Cunha