Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.

VazCosta

Cirrus
Registo
15 Set 2014
Mensagens
38
Local
Sacavém/Torres Vedras
Queria dar os parabéns aos fantásticos modelos! :palmas:
Estavam previstos ~40mm para a minha zona e acabei com 43.5mm. Muito bom!
Se não tivesse calibrado o pluviómetro da estação, teria tido um resultado >50mm :nono:

Completamente de acordo.:thumbsup:
Não só na localização geográfica, como na quantidade de precipitação, principalmente o ECMWF, em cheio!:palmas:
 


VazCosta

Cirrus
Registo
15 Set 2014
Mensagens
38
Local
Sacavém/Torres Vedras

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Registo diário de ontem:

Precipitação bem distribuída por toda a RLC, com os máximos orográficos expectáveis. A estação do Barreiro/Lavradio não registou durante algumas horas.
oVffTNV.jpg


Notável a distribuição da Humidade Relativa mínima: a massa de ar seco que estava instalada mais a Leste só foi removida tardiamente, quando a frente estava já com actividade diminuída e as precipitações foram, em parte por isso, bastante mais reduzidas na Região Sul contígua.
Pelo contrário, apesar dos valores na zona nordeste da RLC, a massa de ar foi totalmente removida e os acumulados foram o que se viu.
v4fes4C.jpg


Rajada máxima no Cabo da Roca, de resto os valores não revelam o que se passou nas zonas altas, onde não há EMA's, e para onde estavam previstas as rajadas mais fortes.
Tv8TfJS.jpg


Temperaturas máximas normais para uma massa de ar tropical pré-frontal nesta data...
Y3cOXLt.jpg


... tal como as mínimas, que ainda espelham a passagem da frente antes da meia-noite:
vrrjN2C.jpg
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Registo diário de ontem:

Precipitação bem distribuída por toda a RLC, com os máximos orográficos expectáveis. A estação do Barreiro/Lavradio não registou durante algumas horas.
oVffTNV.jpg


Notável a distribuição da Humidade Relativa mínima: a massa de ar seco que estava instalada mais a Leste só foi removida tardiamente, quando a frente estava já com actividade diminuída e as precipitações foram, em parte por isso, bastante mais reduzidas na Região Sul contígua.
Pelo contrário, apesar dos valores na zona nordeste da RLC, a massa de ar foi totalmente removida e os acumulados foram o que se viu.
v4fes4C.jpg


Rajada máxima no Cabo da Roca, de resto os valores não revelam o que se passou nas zonas altas, onde não há EMA's, e para onde estavam previstas as rajadas mais fortes.
Tv8TfJS.jpg


Temperaturas máximas normais para uma massa de ar tropical pré-frontal nesta data...
Y3cOXLt.jpg


... tal como as mínimas, que ainda espelham a passagem da frente antes da meia-noite:
vrrjN2C.jpg
As estação da Figueira e de Aveiro deixaram de registar a partir das 5 de ontem, parece-me claramente uma falha
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Aqui pela zona da Amora/Seixal segue um fotogénico pós-frontal, com as células em deslocação NO-SE.





Alguns desses passaram aqui pelo meu "quintal" Nuno Belíssimas como sempre

---------------------------

Quanto há Karim, grande grande gaja pá Hoje mais 7.8mm para o penico, consequência do pos-frontal Fevereiro segue com 187.2mm Quinta-feira há mais, os 200mm estão já ali Bom resto de Domingo pessoal

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Ontem foi um dia extremamente chuvoso que muito beneficiou não só a Serra de Sintra, mas também a da Arrábida, onde os acumulados também andaram entre os 60 e os 90 mm. Hoje fui dar uma volta (quase sempre de carro) pelo Parque Natural da Arrábida, desde Sesimbra, passando pelo Calhariz, Casais da Serra, Azeitão e terminei na Quinta de Alcube. Muita água escorrer por todo o lado, pequenos ribeiros temporários tudo a correr ainda muito bem apesar de já terem passado várias horas depois da precipitação, muitas "lagoas" formadas nos campos e nas pradarias bem verdejantes. E muitos vestígios de terra e pedras ao longo das estradas, dando ideia que como estariam ontem. Fica uma foto da Cascata de Alcube, que é suficientemente elucidativa:

M95r3XT.jpg
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
De facto acho que o mais extremo deste evento é ver o Cabo Raso com 70 mm :lol:

Mês mais que feito, 143,5 mm.

Dados do SNIRH, Ribeira da Laje ontem subiu de 0,74 m a 3,53 m, quase 3 metros de altura!

Sim, sem dúvida que foi um valor surpreendente!
Eu lembro-me que vi um mapa de precipitações médias anuais, em que o Cabo Raso, apresentava menos de 500 mm (já com clima semiárido).
Não sei se estava correto, mas deve ser quase certamente a zona mais seca da Estremadura.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Sim, sem dúvida que foi um valor surpreendente!
Eu lembro-me que vi um mapa de precipitações médias anuais, em que o Cabo Raso, apresentava menos de 500 mm (já com clima semiárido).
Não sei se estava correto, mas deve ser quase certamente a zona mais seca da Estremadura.
O Cabo Carvoeiro já tem um valor abaixo dos 600 mm para 71-00, não me custa a crer que o Cabo Raso, sendo ainda mais seco, tivesse valores dessa ordem
 
Estado
Fechado para novas mensagens.