Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,040
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Depois do dia e noite de ontem com a frente e a depressão a assolarem-nos acirrada e duradouramente, hoje, após manhã de aguaceiros ligeiros, apareceu o sol primaveril e quentinho. Nas Furnas, por volta do meio dia, já ressaltavam os tons prata e azul. A nebulosidade escassa deixava ver o Cabo da Roca.

:w00t: grande vista! Céu e mar numa luz esplêndida!

as fotos que postei foram tiradas sensivelmente às 11/11:15 da manhã de hoje

Então trata-se da mesma linha de células que passou aqui em Santa Iria às 10:40 e que deu um grande sobressalto ao vento e descida de temperatura.

Manhã de céu muito nublado com abertas. Vento fraco de WNW.
Bastante escuro a sul:

Neste momento, o dia segue parcialmente nublado com abertas e há pouco caiu uma bela chuvada.

Hoje, esta célula descarregou uma quantidade considerável de água durante alguns minutos:

Esse eco amarelo aí na zona do Barreiro gerou um rain rate máximo de 24 mm/h, e uma considerável queda da temperatura, -3.9ºC em 10 minutos!

Essa foto foi tirada por volta das 11h da manhã? Se foi o caso, esse foi o aguaceiro que não me deixou dormir até ao meio-dia.

São todas observações da mesma linha de células que passou aqui:
lPBjndJ.jpg
CS8y5du.jpg


Aquele eco amarelo/laranja terá sido o que corresponde à descarga maior captada nas fotos do Nuno, ou pouco depois.
C5TqkC9.jpg

Quando as células ultrapassaram a Arrábida/S.Luís receberam novo impulso do estuário do Sado:
UTqyQev.jpg


Vistas do alto de Montemor,
muita agua a correr por tudo lado, o que mostra que está a ser um inverno a sério,
destaco para as lezírias quase cobertas de água, algo que não via á algum tempo.

Já tinha saudades destas vistas! Abraço! :cheers:
Ali na penúltima foto, mesmo ao centro no cimo da colina, está a "minha" estação de referência, em Parque de Santa Iria. Ontem registou 46,5 mm e mais 2,0 mm hoje.

Esta foto:
...mostra as células da linha que estava nessa altura a passar para lá da Arrábida, que referimos acima.

Fica uma foto da Cascata de Alcube, que é suficientemente elucidativa:

Espectáculo!:thumbsup:
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Sim, sem dúvida que foi um valor surpreendente!
Eu lembro-me que vi um mapa de precipitações médias anuais, em que o Cabo Raso, apresentava menos de 500 mm (já com clima semiárido).
Não sei se estava correto, mas deve ser quase certamente a zona mais seca da Estremadura.
Eu não tinha noção que o Cabo Raso era tão seco, só me apercebi quando li qualquer coisa aqui no fórum, há uns tempos.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Por aqui desde o meio-dia que não chove, mas a pós-frontal ainda acumulou 5,3 mm. O evento acaba assim nos 72,6 mm, elevando o acumulado mensal para os 153,7 mm ou 168% do valor médio para o mês de fevereiro, e ainda deverei acumular algo no dia 25. :rain:

O resto do dia foi bastante ameno, com vento fraco a ligeiramente moderado mas com uma temperatura máxima normal para a altura do ano. Foi uma tarde soalheira e calma, que no início ainda teve uns momentos nublados mas que mais tarde limpou. Durante a tarde era possível ouvir a corrente da vala lá em baixo a partir da varanda - nem imagino como deve ter estado ontem à noite... :uau:

Charneca de Caparica
Máx: 15,3ºC
Mín: 8,7ºC
Prec: 5,3 mm

Agora estão 11,2ºC e céu pouco nublado. :)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui o dia aguentou-se sem chover nada, se bem que por volta da hora de almoço o céu começou a escurecer muito e o vento esttava a puxar, mas não passou de uns pingos, creio que o grosso dela foi para a zona do vale do Tejo, de resto foi o sol que marcou presença, por vezes entre a nuvens.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Eu não tinha noção que o Cabo Raso era tão seco, só me apercebi quando li qualquer coisa aqui no fórum, há uns tempos.
De um relatório da CMC:

lo4JGYz.png


Cabo da Roca abaixo dos 500 mm e acredito que Raso idem. Aliás, acho que até deve ir abaixo dos 400. Por exemplo, locais a escassos kms de distância como a Roca e a Base Aérea têm +300 mm de diferença.

Cabo Raso para um período de 1998-2008 tem uma média de 30 mm para Fevereiro :lol:

UoKqBaH.png
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
De um relatório da CMC:

lo4JGYz.png


Cabo da Roca abaixo dos 500 mm e acredito que Raso idem. Aliás, acho que até deve ir abaixo dos 400. Por exemplo, locais a escassos kms de distância como a Roca e a Base Aérea têm +300 mm de diferença.

Cabo Raso para um período de 1998-2008 tem uma média de 30 mm para Fevereiro :lol:

UoKqBaH.png
Mas o valor do continente para fevereiro em 1998-2008 também foi de uns míseros 59,5 mm, fazendo uma simples proporção daria uma valor 71-00 de cerca de 50 mm
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bem como disse anteriormente nunca vi tanta água na serra. Como fui de bike deu para ter ideia o que aconteceu na rede hidrográfica, foi efectivamente uma explosão de água. Para se ter ideia a ribeira da malveira/guincho na zona da ponte junto à praia chegou a ter uma largura de 10/12 mts. Felizmente para cascais no pior período de chuva a barragem da mula nao descarregava..

Lagoa azul a descarregar, já estava, mas com uma força incrível...



Barragem da mula a descarregar


Um afluente da ribeira da mula
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Apenas a registar um aguaceiro forte e com umas pedrinhas de granizo à mistura depois das 12h, mas de curta duração!
Fez o acumulado subir para os 3 mm.
A tarde foi tranquila, sem chuva, fria e com vento moderado de NO.

Com este evento espectacular, o acumulado total do mês disparou para os 144 mm!! :thumbsup: Praticamente o dobro da média mensal e o mês ainda não acabou... Mais chuva deve cair esta semana!

10,6°C actuais
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas noites,

Tarde seca, luminosa e um pouco ventosa por Samora. O último aguaceiro do dia "lembrou-se" de cair mesmo quando estava a meio do passeio higiénico dominical... :rolleyes::D Dia muito mais fresco hoje, com a máxima a chegar apenas aos 15,3 ºC. Neste momento estão 10,9 ºC e a madrugada deverá ser bem fria :cold:
Fui ver como estava o Almansor; nada de muito surpreendente àquela hora, mas como estava a vazar, deve ter estado, muito provavelmente, mais alto.

Aqui foi onde vi os cavalos brancos na outra noite :w00t:
zXMIVw6.jpg


E já mais à frente, nos arrozais
zccu9AK.jpg


D6CeK6L.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,040
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bem como disse anteriormente nunca vi tanta água na serra. Como fui de bike deu para ter ideia o que aconteceu na rede hidrográfica, foi efectivamente uma explosão de água. Para se ter ideia a ribeira da malveira/guincho na zona da ponte junto à praia chegou a ter uma largura de 10/12 mts. Felizmente para cascais no pior período de chuva a barragem da mula nao descarregava..

Lagoa azul a descarregar, já estava, mas com uma força incrível...



Barragem da mula a descarregar


Um afluente da ribeira da mula


:surprise: Que espectáculo! Estes são vídeos para "emoldurar", confesso que nunca vi a Mula a descarregar, nem tanta água a afluir à albufeira! Só mesmo tu e a tua bike para uma reportagem em cima do acontecimento e com esta qualidade. :palmas:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
De um relatório da CMC:

lo4JGYz.png


Cabo da Roca abaixo dos 500 mm e acredito que Raso idem. Aliás, acho que até deve ir abaixo dos 400. Por exemplo, locais a escassos kms de distância como a Roca e a Base Aérea têm +300 mm de diferença.

Cabo Raso para um período de 1998-2008 tem uma média de 30 mm para Fevereiro :lol:

UoKqBaH.png

Segundo esse gráfico, e nesse período de tempo (1998-2008) penso que nem deve ter chegado a 330 mm (e fiz contas ligeiramente acima, a ver se depois analiso essa informação com mais cuidado).
Não sei se foi um período mais seco do que o normal, mas para ajudar a ter uma ideia mais concreta seria preciso uma série mais completa.
Mesmo assim, um excelente achado e muito melhor do que nada!
Eu lembro-me de ter lido algumas partes do artigo onde esse gráfico foi publicado, mas já nem me lembrava que também falavam do Cabo Raso.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
:surprise: Que espectáculo! Estes são vídeos para "emoldurar", confesso que nunca vi a Mula a descarregar, nem tanta água a afluir à albufeira! Só mesmo tu e a tua bike para uma reportagem em cima do acontecimento e com esta qualidade. :palmas:


Obrigado.
Estes vídeos dão uma ideia, por exemplo a quantidade de água nas bermas e estradas simplesmente um caos, nem imagino ontem...
Obrigado :thumbsup: tenho sorte pois de Alcabideche à barragem /serra é um pulo.
Já agora um video que uma amiga me mandou, esta tarde na cascata de Fervença(montelavar/Pero Pinheiro).

 
Estado
Fechado para novas mensagens.