Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Caríssimos,

Com tanta água e tanta saturação dos solos, resolvi dar uma caminhada higiénica a pé aqui à volta e ver como andam os ribeiros. Fiz um pequeno vídeo onde dá bem para ver a quantidade impressionante de água que por aqui anda nos solos.

Este Minho é como uma esponja. Brota água por todo o lado. Chamo a atenção para o minuto 1:15 onde até encontrei jorros de água vinda do subsolo que nunca antes vi ali apesar de este ser o meu trilho local e passar por ele dezenas de vezes ao ano.

 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Caríssimos,

Com tanta água e tanta saturação dos solos, resolvi dar uma caminhada higiénica a pé aqui à volta e ver como andam os ribeiros. Fiz um pequeno vídeo onde dá bem para ver a quantidade impressionante de água que por aqui anda nos solos.

Este Minho é como uma esponja. Brota água por todo o lado. Chamo a atenção para o minuto 1:15 onde até encontrei jorros de água vinda do subsolo que nunca antes vi ali apesar de este ser o meu trilho local e passar por ele dezenas de vezes ao ano.



Mal termine o confinamento vou fazer esse trilho. Tenho uma empresa de turismo de natureza e tive que adiar tanto o PR como o GR. Vale a pena. Bom filme.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Estou a ponderar comprar uma Sony DSC-RX10M4 porque não percebo nada de fotografia e precisaria de algo que me simplifique ao máximo e não necessite de objectiva suplementar. Estive a ver a Coolpix P1000 por causa do absurdo do zoom que tem mas já me disseram para esquecer pois a nível de qualidade das fotos é uma vergonha.

Essa Sony DSC-RX10M4, parece-me uma excelente opção, embora já algo cara, mas tem uma objectiva equilibrada para o tamanho do sensor e que se pode usar bem, 24-600mm, abertura também boa F2.4-4 ( bem mais luminosa que a Nikon P1000) e lentes estabilizadas. A Nikon P1000 é simplesmente dinheiro mal gasto, uma câmera de 1000 euros, com um sensor tão pequeno, praticamente de telemóvel, um zoom absurdo de 3000 mm, sem grande aplicação prática não pode ter boa qualidade de imagem, a unica coisa que faz um pouco melhor é o video, mas para fotos de qualidade é fraca. Já experimentei uma e sinceramente não gostei nada, mesmo a iso 100 tem ruído. Como já li algures: é zoom demais e sensor de menos.. :D

A Sony DSC-RX10M4 tem excelentes reviews e outra tecnologia bem mais equilibrada, embora seja mais cara que a P1000 é muito mais máquina em todos os aspectos, incluindo no video.

O Vasco Estrelado fez uma boa review da P 1000 e não parece lá muito convencido:D

 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Mal termine o confinamento vou fazer esse trilho. Tenho uma empresa de turismo de natureza e tive que adiar tanto o PR como o GR. Vale a pena. Bom filme.

Então deixe-me que lhe diga uma coisa: Prepare-se para uma aventura.

As partes mais belas da GR são precisamente as que entram tanto pelo rio Febras como pelo rio Torto. Cercam a citânia de Briteiros por ambos os lados. O potencial destes dois segmentos é gigantesco pois o trabalho feito para o encaminhamento das águas desde as nascentes até cá abaixo é digno de um trabalho de arqueologia moderna (no sentido que foi uma civilização que vimos desaparecer à frente dos nossos olhos).

Mesmo em termos de aproveitamento para banhos no verão, estes dois afluentes do ave não devem nada ao Gerês. Quem não souber não acredita que está entre duas cidades como Braga e Guimarães.

CONTUDO.... e porque há sempre um MAS...

Os trilhos estão bem assinalados. Tanto o PR como a GR. Mas desde que fizeram as rotas que NINGUÉM deve ter tratado dos mesmos. As zonas dos ribeiros estão dizimadas por silvas e acácias. A beleza prodigiosa do local há umas décadas atrás pode ser recuperada mas o trabalho monumental no controlo da vegetação deixa-me na dúvida de que Braga ou Guimarães estejam virados para aí...

Pior de tudo, algumas zonas estão com passagem impedida devido a dezenas de acácias que caíram no trilho. Para fazer 1km levei HORA E MEIA tal a dificuldade de passar por árvores caídas e silvas. Se fosse no verão seria mais fácil pois com o caudal muito reduzido até deve dar para passar de um lado para o outro dos rios sem problema. Mas no estado em que estão as coisas, levadas estão debaixo de água e a maior parte das pontes em madeira feitas aquando os trilhos ou estão em perigo de ruir ou já foram.

Não recomendo a ninguém que faça este trilho nesta altura ou em qualquer momento em que o caudal seja considerável pois irá ver-se impossibilitado de passar os ribeiros pelas pontes e pela vegetação. Como sou de cá ja conheço as manhas mas mesmo assim cheguei a pensar que iria ter de voltar para trás e ter de fazer mais 10km quando já tinha quase 20 nas pernas e a noite estava a cair.

É lamentável que uma área destas esteja neste estado. Devem existir para cima de 30 moinhos em ambos os rios. Tanto potencial desperdiçado. Não sei para que é que as entidades camarárias servem. Com 5 milhões de Euros a dividir por duas autarquias punham esta área toda com lagoas de cima abaixo e ao plantar vegetação nativa criavam um trilho capaz de atrair milhares de pessoas.

Enfim... Da forma que está, apenas para os locais e pouco mais. Dá para apreciar em épocas de torrente!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,938
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Dia calmo por aqui, bastante luminoso, alguma nebulosidade, mais de manhã.
De momento o céu está a tender a limpo, com alguma neblina, o vento fraco.
A noite foi bem fria.

Tmín: 0,7ºC
Tmáx: 14,4ºC

Tactual: 7,7ºC
Hr: 79%
É um mistério que um dia destes vou resolver... Penso que virá de uma zona arborizada junto à saída da A42 de Seroa/Lordelo. O que é certo é que é uma pequena Ribeira mas há uns anos atrás (10, por aí), tivemos cá umas cheias que destruíram por completo duas habitações e levaram os pertences arrastados pela corrente tal foi o caudal da ribeira nesses dias ... Hoje em dia já é mais raro ela passar as margens, lembro-me em 2019 em Outubro penso eu, ter galgado também as margens .
Essa ribeira tem 3 braços, o mais longo tem o seu início na zona da Seroa, acima da urbanização de São Domingos, já próximo da fábrica da IKEA\Swedwood.

Vejam lá se uma consulta à Planta de Condicionantes do PDM ajuda a descobrir esse mistério :)
otdjHok.jpg

https://websig.cm-pacosdeferreira.pt/
Dá sempre jeito para saber onde se encontram as linhas de água. ;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,938
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Por cá tivemos um dia nublado, nuvens médias-altas. O sol foi entrando mas não esteve particularmente exuberante. De noite igual. :)
Nota para o vento que hoje esteve sempre presente, a Tmín deu-se logo às 00.06h.
A tarde esteve temperada, agradável.
Venha de lá essa chuva que TANTA FALTA FAZ!

Tmín: 5,0ºC
Tmáx: 17,5ºC

Tactual: 11,9ºC
Hr: 56%
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,938
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Por cá já chove.
Para já é fraca, momentaneamente moderada.
Ainda contabilizo apenas 2,2 mm de acumulado.
O vento está calmo.
Temos assim uma frente a passar ao longo da costa, de norte para sul, e outra que se activou ao passar na zona de Coimbra, também de sul para norte, a afectar as zonas do litoral.
Coloquem em animação nesta página as últimas 3 horas (radar dinâmico): http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.remote/index.jsp

Tmín: 3,6ºC
Tmáx: 17,0ºC

Tactual: 11,9ºC
Hr: 80%
 
Estado
Fechado para novas mensagens.