Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,618
Local
Açores
anim_rgf2.gif


anim_ira6.gif


A poeira deve ser facilmente visível mesmo após o desaparecimento da nebulosidade (depois do dia 22).
 
Última edição:


RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Incrível como se dissipou toda e nem ao interior do Alentejo chega
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Neste momento são 126 mm, o total do Inverno aqui em Faro!
Ainda estou pasmado como as barragens subiram o que subiram nessa semana de Fevereiro, e certamente subirá mais uns 2 metros até final de Fevereiro!
No final das contas foi mais um Inverno com apenas cerca de 50% do normal!
Mais um não sei bem... Os últimos invernos foram bem mais secos que este pela região. Foi também dos poucos em que, pelo menos num mês, choveu mais do que o normal (fevereiro) e ainda deverá cair mais um bocadinho/bocado no dia 25. :D

Neste momento a precipitação total do ano hidrológico ronda os 80% do valor médio, o que é bastante bom tendo em conta o historial dos últimos anos e é um valor totalmente recuperável. Se ocorrer um padrão semelhante a 2011, 2016 ou 2020 agora na próxima primavera (2018 parece-me improvável tendo em conta a sinóptica atual), este valor em falta será recuperado. :rain:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Neste momento são 126 mm, o total do Inverno aqui em Faro!
Ainda estou pasmado como as barragens subiram o que subiram nessa semana de Fevereiro, e certamente subirá mais uns 2 metros até final de Fevereiro!
No final das contas foi mais um Inverno com apenas cerca de 50% do normal!
O valor de dezembro é enganador, porque ocorreu um valor diário de quase 50 mm no dia 30 de novembro, que com os métodos antigos do IPMA de contar os valores depois das 9 da manhã no dia seguinte até teriam contado em dezembro. E de qualquer modo, dezembro e janeiro são, juntamente com os irrelevantes meses de julho e agosto, os únicos que têm precipitação abaixo da média no ano inteiro, mesmo o de fevereiro já ultrapassou o valor normal, e o inverno ainda não acabou. Desde 1 de março do ano passado, em menos de 1 ano portanto, a quantidade de precipitação acumulada em Faro é de 600,4 mm, bem superior ao valor médio anual.
 

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,143
Local
Abrantes
Boas,

Dados estação meteorológica da central termoelétrica pego ( Abrantes )

Ontem descobri que existe uma estação Meteorológica perto da NAC.118 mesmo á entrada para a Central.

No entanto não consigo ver na NET, que exista aceso aos dados da mesma.

Alguém sabes se os dados são públicos ?
 

VazCosta

Cirrus
Registo
15 Set 2014
Mensagens
38
Local
Sacavém/Torres Vedras
Aqui estão os acumulados previstos na depressão isolada prevista para os próximos dias, pelo modelo ECMWF:
f9Olzguh.png

Em geral, todo o sul do país receberia entre 10 a 15 mm, com algumas zonas com acumulados mais elevados e outras zonas com acumulados mais fraquinhos. :rain:

O GFS ainda está melhor do que o ECMWF neste momento, com acumulados no evento entre 25 e 40 mm no Sotavento Algarvio e Baixo Alentejo:
sjyHf91h.png


Veremos como as previsões evoluem! :rain:

Faltam-me 33mm na estação do Maxial, para chegar aos 200mm em Fevereiro.:uau:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
Ainda muita incerteza nos modelos, mas parece que poderá existir surpresas no início de Março. :rolleyes:
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Podem explicar porque as imagens de satélite do fórum já não são atualizadas à dois anos?

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Penso que devia ter sido algum protocolo com a Eumetsat(?) que entretanto expirou e que atualmente já não existirá por razões burocráticas... acho eu, mas o staff deverá saber melhor do que eu, talvez eles te esclareçam essa dúvida
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Nas últimas atualizações, os modelos andaram a adicionar bastante precipitação no Sul e no Interior. Será que acontecerá o oposto do que aconteceu com a Karim, na região? :D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego