Tutorial 'Fotografar Raios de Noite (4ª revisão)'

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
935
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
Olá amigos,

Agora que a primavera climatológica está próxima e com ela a maior probabilidade de surgirem as nossas tão esperadas trovoadas, resolvi fazer uma 4ª revisão ao meu tutorial de fotografia de raios. Apesar de não haver qualquer mudança nas minhas técnicas fotográficas, este novo tutorial apresenta algumas mudanças a vários níveis, que se traduzem em;

• Alteração do cabeçalho.
• Actualização do equipamento e acessórios utilizados na captura fotográfica dos raios.
• Melhoria/correcção/actualização de alguns textos e da formatação e apresentação geral do documento.
• Substituição/adição de algumas das fotos, agora em muito maior resolução que nos tutoriais anteriores.
• Actualização de algumas ligações à web.

Espero mais uma vez que esta partilha de conhecimento vos seja útil e sirva de incentivo a quem queira se aventurar neste tipo de registo fotográfico.
:nicephoto::trovao:

https://drive.google.com/file/d/1NCSw6w9aMV5ZGuXJPc7DEmo_N3zthfAs/view?usp=sharing
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,040
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Excelentes dicas e ideias.
Trabalhei em topografia e geodesia (eng.geógrafo) e realmente os tripés que usamos têm uma estabilidade bastante superior aos comuns tripés de fotografia ou vídeo. O inconveniente é o transporte, se fôr preciso andar com eles ás costas.
As mesas quadradas e redondas são uma ideia genial! Devias patentear e/ou propôr o projecto.
Um grande agradecimento pelo teu trabalho! Abraço!
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
935
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
Concordo em absoluto com o que o @StormRic disse. Aliás, pensei o mesmo logo da primeira vez que vi as mesinhas; são mesmo uma grande ideia! :thumbsup: Que jeito que me dava aquela para as janelas... :D
É só adaptar as medidas em função da tua janela. 2 ripas, uma tábua, uns pregos ou parafusos + 4 niveladores... e está feito! :)
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Olá amigos,

Agora que a primavera climatológica está próxima e com ela a maior probabilidade de surgirem as nossas tão esperadas trovoadas, resolvi fazer uma 4ª revisão ao meu tutorial de fotografia de raios. Apesar de não haver qualquer mudança nas minhas técnicas fotográficas, este novo tutorial apresenta algumas mudanças a vários níveis, que se traduzem em;

• Alteração do cabeçalho.
• Actualização do equipamento e acessórios utilizados na captura fotográfica dos raios.
• Melhoria/correcção/actualização de alguns textos e da formatação e apresentação geral do documento.
• Substituição/adição de algumas das fotos, agora em muito maior resolução que nos tutoriais anteriores.
• Actualização de algumas ligações à web.

Espero mais uma vez que esta partilha de conhecimento vos seja útil e sirva de incentivo a quem queira se aventurar neste tipo de registo fotográfico.
:nicephoto::trovao:

https://drive.google.com/file/d/1NCSw6w9aMV5ZGuXJPc7DEmo_N3zthfAs/view?usp=sharing

Bela máquina, uma D850, feliz por ver que em 2020 ainda há entusiastas da DSLR. :thumbsup:
Nunca compreendi a pressa do ML! Beuurk
Nikon desde a F801, isso não me faz mais jovem. ;)
 
  • Gosto
Reactions: Windchill

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Excelentes dicas e ideias.
Trabalhei em topografia e geodesia (eng.geógrafo) e realmente os tripés que usamos têm uma estabilidade bastante superior aos comuns tripés de fotografia ou vídeo. O inconveniente é o transporte, se fôr preciso andar com eles ás costas.
As mesas quadradas e redondas são uma ideia genial! Devias patentear e/ou propôr o projecto.
Um grande agradecimento pelo teu trabalho! Abraço!

Ou arranje um velho suporte de montagem astro, pode pesá-lo sem qualquer preocupação.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
935
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
Bela máquina, uma D850, feliz por ver que em 2020 ainda há entusiastas da DSLR. :thumbsup:
Nunca compreendi a pressa do ML! Beuurk
Nikon desde a F801, isso não me faz mais jovem. ;)
Sou fã das DSLR, especialmente da Nikon, que tantas boas imagens já me proporcionou ;)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Toby

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Sou fã das DSLR, especialmente da Nikon, que tantas boas imagens já me proporcionou ;)

Comecei com uma ZENIT (a câmara dos pobres de 1975 se a minha memória é boa), depois uma Pratika, um Pentax e depois uma Nikon: F801 - F90X -F100- F5 -F6 - D3s (a minha primeira digital) e uma F810A para o astro.
Estou à espera do "derradeiro" D8XX para substituir os meus D3s.
Na lente vai de 18mm a 500F4AIP, 35 anos com apenas uma decepção a 24/70F2.8, a minha 28/70F2.8 foi muito melhor.
Ainda tenho o meu F5-F6 (sentimental) ;)
É um cliente Colorfoto?
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
935
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
Comecei com uma ZENIT (a câmara dos pobres de 1975 se a minha memória é boa), depois uma Pratika, um Pentax e depois uma Nikon: F801 - F90X -F100- F5 -F6 - D3s (a minha primeira digital) e uma F810A para o astro.
Estou à espera do "derradeiro" D8XX para substituir os meus D3s.
Na lente vai de 18mm a 500F4AIP, 35 anos com apenas uma decepção a 24/70F2.8, a minha 28/70F2.8 foi muito melhor.
Ainda tenho o meu F5-F6 (sentimental) ;)
É um cliente Colorfoto?
ZENIT..... feia, pura e dura, mas eram grandes máquinas!
Na colorfoto compro por vezes alguns acessórios para fotografia, sim!
 
  • Gosto
Reactions: Toby
Registo
19 Mar 2021
Mensagens
30
Local
Açores
Olá amigos,

Agora que a primavera climatológica está próxima e com ela a maior probabilidade de surgirem as nossas tão esperadas trovoadas, resolvi fazer uma 4ª revisão ao meu tutorial de fotografia de raios. Apesar de não haver qualquer mudança nas minhas técnicas fotográficas, este novo tutorial apresenta algumas mudanças a vários níveis, que se traduzem em;

• Alteração do cabeçalho.
• Actualização do equipamento e acessórios utilizados na captura fotográfica dos raios.
• Melhoria/correcção/actualização de alguns textos e da formatação e apresentação geral do documento.
• Substituição/adição de algumas das fotos, agora em muito maior resolução que nos tutoriais anteriores.
• Actualização de algumas ligações à web.

Espero mais uma vez que esta partilha de conhecimento vos seja útil e sirva de incentivo a quem queira se aventurar neste tipo de registo fotográfico.
:nicephoto::trovao:

https://drive.google.com/file/d/1NCSw6w9aMV5ZGuXJPc7DEmo_N3zthfAs/view?usp=sharing
Parabéns pela iniciativa!

Já tive tempo de ler e reler o e-book, e pude comparar as aberturas de lente, velocidade de obturação e ISO com as fotos que já tirei a trovoadas. Já aprendi umas quantas coisas Talvez um dia faça um suporte semelhante aos que tem com arroz. Muito bom!

Bons acompanhamentos!

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk