Seguimento Sul - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Querem que eu acredite que caiu entre as 17h40 e as 20h10, cerca de 130 mm nesse local?
Apesar de ser óbvio para todos que em determinados locais choveu bastante... mas 130 mm em cerca de 2h30 não acredito minimamente...
Se calhar é a mesma estação que na outra vez registou cerca de 130 mm ou mais no outro evento....
Nem no levante espanhol isso ocorre... Ou raramente quanto mais aqui..
Ah já sei, a célula estacionou ai durante 2h30..
Já deveria ser evidente que em eventos de maior precipitação algumas estações sobrevalorizam a precipitação..
Os 130mm são no total até às 24h penso eu... por volta das 21h tinha 91mm...mais ou menos em 2h30/3h
Pode haver um erro mas acredito que foram mais de 70 em 2h30/3h00. Passei à pouco no vale do Parragil/Monte seco e enxurrada foi enorme. Vi um muro caído e alguns quintais arrasados, no entanto a andar de carro e na estrada principal não dá para ter noção da verdadeira dimensão.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,819
Local
Faro
Eu acredito em valores na ordem dos 60 a 70 mm, não mais do que isso...
E ao que parece é a mesma que na outra vez registou um valor absurdo de precipitação..
Um raio cai 2 vezes no mesmo sítio?
Hum.. Não me parece de todo!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Quanto à trovoada de ontem, aqui de perto de casa, num local com vista para a zona de Quarteira/Albufeira, fiz alguns registos. Nada de muito exuberante, mas deu para animar.
Fica aqui uma das fotos. Mais fotos aqui.

 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
17ºC, vento fraco e em todo o lado diz que está muito nublado... nem por isso eheh

f60cc6add35bf92e7fa3b10996baa32f.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Fevereiro e também o inverno climatológico, despedem-se com um dia de primavera. Alguns cumulus e já se andava bem apenas com uma t-shirt.
nJe6cUA.jpg


Máx: 20,1ºC
Min: 2,5ºC

Boa amplitude térmica também na estação do Recanto:
Máx: 20,4ºC
Min: 1,2ºC

E na estação junto à Ribeira de Nisa, perto de Castelo de Vide:
Máx: 21,0ºC
Min: 1,3ºC

Fevereiro termina com 141.3mm na estação de referência.

9,6ºC atuais.
 

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
307
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Termino Fevereiro com 124.4mm :thumbsup:
E parece que quinta-feira há mais a caminho...
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
não fosse o dia 5 de fevereiro de 2021... e o inverno teria rendido...

35,5mm em 3 meses.

o valor esperado são 242,2mm.
Faltam os mais de 50 mm de 30 de novembro que, segundo critérios antigos do IPMA, contariam para o inverno meteorológico. :rolleyes:

não se espera qualquer precipitação importante até ao dia 16 de março.

a seca entrou de novo.
Não eras tu também que dizias que não iria chover até ao fim do mês no Sul? O que é certo é que choveu e os números dos últimos 3 dias não enganam... :rain:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
choveu imenso.

4mm.
Em Faro não choveu muito, mas no resto da região choveu bastante. A 10 km de Faro houve acumulados superiores a 30 mm, localmente bem superiores a isso até... :rain:

Não sejamos hipócritas: o inverno não foi nada mau no Sul tendo em conta o historial dos últimos anos e a pressão da água não aumentou, melhorou, e tal é visível no abastecimento das barragens. Agora falta ver se a primavera segue o caminho do outono e inverno ou se será como a de 2017 ou 2019. Só sei duma coisa: não acredito que seja como a de 2018 dada a sinóptica atual... :intrigante:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.