Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Bem, eu referi Portalegre e que eu saiba ainda é Alentejo :D
Beja e Algarve deixei de fora por falta de humidade, embora na sexta de manhã ela não ande longe do lado de lá da fronteira.
Mas como disse, é pouco mais do que um palpite com 0% de fiabilidade, e só dei uma olhadela no GFS, não tive tempo para mais.


A falta de humidade parece ser temporaria... espreita aqui:

http://www.meteogalicia.es/galego/modelos/numerico/mm5_00Z/hoxe/anim_mm5hu2m1.gif

Embora mesmo com falta de humidade que neste momento ronda os 45% o calor esta insurpotavel... esta muito abafado!!

:D
 


Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Bem, eu referi Portalegre e que eu saiba ainda é Alentejo :D
Beja e Algarve deixei de fora por falta de humidade, embora na sexta de manhã ela não ande longe do lado de lá da fronteira.
Mas como disse, é pouco mais do que um palpite com 0% de fiabilidade, e só dei uma olhadela no GFS, não tive tempo para mais.


espera lá eu fui ver o gfs e vi que á boas condições favoráveis á ocorrênçia de trovoadas no alentejo e algarve:thumbsup:
Ou sou eu que não sei ver:D
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
bem, finalmente parece que vou tirar o pó a máquina fotográfica, para tirar umas fotozitas :p:D:thumbsup:

Venham elas!!!:w00t:
 

Sueste

Cumulus
Registo
9 Jun 2008
Mensagens
279
Local
Fuzeta - Algarve
Caros amigos, infelizmente não tenho grande conhecimento nas previsões. Será que me podem fornecer os sites onde encontram essas previsões.

Não sou um grande conhecedor nesta área, mas pelo que me parece, há falta de humidade suficiente para haver alguma animação por estas bandas.
No ano passado esse elemento, a humidade, foi essencial para a tempestade do ano passado.

A humidade nesta hora ronda os 48%.


Nunca choveu tanto num mês de Agosto como no ano passado.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
continua o céu limpo e o vento fraco :)
temperatura a andar entre os 30-32ºC

ja se vê elas a rebentarem no outro lado da fronteira :)

hoje não vai haver nada de especial..talvez umas trovoadas ao fim da tarde ou inicio da noite na zona da Guarda e Bragança..

mas vamos ver o evulir da situação..tou a acompanhar em varias imagens de satelite e dois radares
 

shaleim

Cirrus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
14
Local
Portimão
Está-se a ver qualquer coisa a este-nordeste, mas com pouca pujança. Julgo que a humidade é insuficiente. A imagem de satélite (16h - ou seja 17 h) revela a formação muito ténue de algumas células na zona da Serra do Caldeirão. Ainda há tempo para alguma coisa, embora pouco provável.

Vamos aguardar por amanhã.
 

rijo

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
252
Local
Queluz
thumb.php
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Nas previsões do fnmoc as percipitações para estes dias que estamos tanto à espera não serão fortes, e no fim da sequencia da run, à a aproximação de uma frente fria não muito activa, mas o mais interressante nesta run é o que acontece a norte da Mauritanea e no sul do antigo Saara espanhol, serão as violentas percipitações, mas enfim:sad: é só para a parte final da run nos dias 3 e 4 de setembro.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
espera lá eu fui ver o gfs e vi que á boas condições favoráveis á ocorrênçia de trovoadas no alentejo e algarve:thumbsup:
Ou sou eu que não sei ver:D

Prever trovoadas e onde vão ocorrer é uma coisa complexa do qual nem 5% percebo, daí ter dito que a previsão não tinha fiabilidade.
Mas já expliquei repetidas vezes que só olhar para o CAPE não chega, temos imensos dias com CAPE sem haver trovoadas. No caso do Algarve como expliquei, foi a ausência de humidade. No centro do país há alguma, não não tanta como pensava de manhã pois o mapa dos 700hPa foi um pouco enganador, fui ver melhor agora com um skew-T em vários locais existe razoável humidade nos 700 mas não é assim tanta abaixo disso, mas deve ser suficiente para algumas trovoadas.

A última vez que falei do assunto foi aqui:
http://www.meteopt.com/forum/seguim...o-alertas-agosto-2008-a-2428-7.html#post81045
(e página seguinte)

]ToRnAdO[;82571 disse:
A falta de humidade parece ser temporaria... espreita aqui:

http://www.meteogalicia.es/galego/modelos/numerico/mm5_00Z/hoxe/anim_mm5hu2m1.gif

Embora mesmo com falta de humidade que neste momento ronda os 45% o calor esta insurpotavel... esta muito abafado!!

:D


A humidade que tens à superfície pode não querer dizer nada, e essa previsão é a humidade na superfície. Interessa é a humidade na atmosfera da superfície até aos 700 hPa.

Mas isso não quer dizer que não haja trovoadas, são previsões, logo falíveis, e a humidade como referi de manhã não anda longe daí, há mais do lado de lá da fronteira. E pode haver tudo e mesmo assim não haver trovoadas por falta de outras coisas, como referi no link acima colocado.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
As runs das 12 do ecmwf ultimamente tem andado com muitos delirios no fim da previsão ao mostrar uma depressão tão cavada a noroeste da PI nesta altura do ano, se fosse no inverno era uma depressão normal ,mas nesta altura do campeonato:lmao:
O que mostram todas elas no geral é o jet stream andar em latitudes tão baixas.
Será que com o andar do ano iremos ter o retorno do ano de 1876(ou andar lá perto já tivemos o ano2000)? Estou a especular tambem tenho direito:p
 

Momo

Cirrus
Registo
20 Ago 2008
Mensagens
4
Local
Leiria
Então ninguém fala para mim!!!

Gostava mesmo de saber as previsões exactas do tempo para dia 30 e 31 de Agosto,na zona de Leiria...
Aqui no fórum já me disseram que o tempo estaria nublado mas nunca me falaram em aguaceiros.

Hoje as pessoas já me disseram que iria chover nesses dias!!

Ando tão desanimada!!Vou casar nesse fim-de-semana e temos quase tudo planeado no exterior,iria estragar muita coisa!!

Enfim, gostava mesmo que não chovesse e que estivesse um tempo mais ou menos agradável,infelizmente não se manda nessas coisas...

Beijos!!!
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Então ninguém fala para mim!!!

Gostava mesmo de saber as previsões exactas do tempo para dia 30 e 31 de Agosto,na zona de Leiria...
Aqui no fórum já me disseram que o tempo estaria nublado mas nunca me falaram em aguaceiros.

Hoje as pessoas já me disseram que iria chover nesses dias!!

Ando tão desanimada!!Vou casar nesse fim-de-semana e temos quase tudo planeado no exterior,iria estragar muita coisa!!

Enfim, gostava mesmo que não chovesse e que estivesse um tempo mais ou menos agradável,infelizmente não se manda nessas coisas...

Beijos!!!


Olá Momo!!:D

Fiz uma recolha de informação de alguns sites...

Freemeteo

freemeteoleiriaprevisopve6.jpg


MeteoBlue

meteoblueprevisoleiriaaca7.jpg


GFS

gfschuvaagostode2008dk2.png



Segundo o Freemeteo, para esses dias, para aí, o céu estará muito nublado... mas sem chuva...

Segundo o MeteoBlue, no dia 30 poderá chover fraco ou cair chuvisco durante a manhã e/ou a tarde... no dia 31, o céu estará muito nublado

Segundo o GFS, apenas choverá algo (fraco) no dia 30 pela tarde...



Resumindo: Para dia 30, segundo as informações actuais, o céu estará muito nublado e poderá cair qualquer coisa... mas fraca... lá para a tarde
Para dia 31, o céu apenas se manterá muito nublado...


Para agora, são as previsões que se dão... até lá, algumas coisas ainda se podem alterar...



Ficam aqui os links das previsões destes sites, para Leiria:

Freemeteo Leiria
MeteoBlue Leiria
GFS Precipitação
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Parece mesmo que podemos ter qualquer coisa:rain::trovao::uau:

Eu fico doente quando me meto a ver os modelos:ill::lmao: desde as desilusões com a falta de neve no Inverno passado pouca atenção lhes tenho prestado:D