Seguimento Meteorológico Livre - 2021

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
A primeira década desse junho, não tanto pela chuva mas mais em termos de temperaturas, foi a pior de sempre que já vivi... Uma primeira década muitíssimo abaixo do normal e também uma primeira quinzena muitíssimo abaixo do normal, diziam os mais antigos que "em junho comem-se as cerejas ao lume", foi exatamente o que aconteceu na primeira década desse junho de 2018, mas mesmo os idosos já não tinham memória de tal coisa, o que é certo que as temperaturas verificadas nessa primeira década/quinzena de junho fizeram lembrar junhos da década de 70 (a maior parte dos junhos nessa década foram bastante frios) do século passado. Foi a pior primeira década/quinzena de junho desde que me lembre, nem a primeira década/quinzena de junho do ano seguinte foi tão fria como a do ano anterior, apesar de junho de 2019 ter sido globalmente mais frio do que junho de 2018... A diferença é que em 2018 houve um grande disparo nas temperaturas a partir de meados do mês e assim permaneceu quase até ao fim, com uma ou outra descida pontual, o que fez com que esse junho acabasse com valores próximos dos normais, enquanto que em 2019 esse disparo só foi verificado nos últimos dias do mês, fazendo com que o mês acabasse com valores inferiores aos normais... Junho de 2020 foi quase uma fotocópia tirada a papel químico do de 2018, só que a primeira quinzena, apesar de nalguns dias se terem registado valores inferiores aos normais, foi bem menos fria que a de 2018, nem tem comparação possível... De resto desde 2017 que não há um junho decente ao nível das temperaturas, o último foi precisamente nesse ano
Junho de 2017 foi talvez o pior junho dos últimos anos, não só pelos incêndios mortíferos como também pelo começo duma seca que iria durar até fevereiro de 2018. Eu peço desculpa, mas tenho que discordar totalmente...
Junho de 2019 foi exatamente o oposto - bastante fresco em todo o país, talvez com exceção dos primeiros e dos últimos dias. Junho de 2020 foi um mês ótimo ao nível das temperaturas - tivemos tempo de praia, sol, nevoeiro, tempo ameno e trovoadas, logo não vejo qual o problema... :hmm:
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig e joselamego


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Junho de 2017 foi talvez o pior junho dos últimos anos, não só pelos incêndios mortíferos como também pelo começo duma seca que iria durar até fevereiro de 2018. Eu peço desculpa, mas tenho que discordar totalmente...
Junho de 2019 foi exatamente o oposto - bastante fresco em todo o país, talvez com exceção dos primeiros e dos últimos dias. Junho de 2020 foi um mês ótimo ao nível das temperaturas - tivemos tempo de praia, sol, nevoeiro, tempo ameno e trovoadas, logo não vejo qual o problema... :hmm:
Concordo.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Junho de 2017 foi talvez o pior junho dos últimos anos, não só pelos incêndios mortíferos como também pelo começo duma seca que iria durar até fevereiro de 2018. Eu peço desculpa, mas tenho que discordar totalmente...
Junho de 2019 foi exatamente o oposto - bastante fresco em todo o país, talvez com exceção dos primeiros e dos últimos dias. Junho de 2020 foi um mês ótimo ao nível das temperaturas - tivemos tempo de praia, sol, nevoeiro, tempo ameno e trovoadas, logo não vejo qual o problema... :hmm:

O incêndio de Pedrogão Grande teve dimensões bastante trágicas (já tinha lido aqui um post do @Davidmpb que entretanto desapareceu) mas ainda hoje é muito estranho a forma como deflagrou e as proporções dantescas que veio a atingir. Acho, na minha opinião, que uma simples trovoada seca não explica tudo... :intrigante:
Junho de 2017 pode ter sido o pior junho a nível de incêndios - e foi - mas a nível de temperaturas (quando falo em temperaturas falo em dias de praia/piscina, mergulhos na água, passeios à noite, ao lusco-fusco, etc) foi o último grande junho que houve, praticamente do princípio ao fim. Só foi pena a precipitação não ter sido grande coisa - foi muito seco esse junho, apesar de ter havido uma ou outra trovoada... Em 2018 a primeira quinzena foi um desastre, a pior e a mais fria de sempre que já vivi como já tinha referido no meu post anterior, nem no fresco junho de 2019 houve tal coisa, entre 1 e 10 junho as máximas mal passavam dos 20°C em todo o país - nalguns locais do norte houve dias em que nem sequer aos 15°C (!!!) chegavam - só a partir de meados do mês é que começou a aquecer bem, em 2019 tirando os primeiros e os últimos dias do mês (e talvez um ou dois dias no restante período) o mês não foi grande coisa, fresco, com muita nortada e nalguns casos bastante fria, em 2020 até ao dia 20 o mês não estava a ser grande coisa, tirando meia dúzia de dias, só a partir do dia 20 é que começou a aquecer bem. Veremos como será este ano - até lá ainda falta toda a segunda quinzena de março e os meses de abril e maio... :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O incêndio de Pedrogão Grande teve dimensões bastante trágicas (já tinha lido aqui um post do @Davidmpb que entretanto desapareceu) mas ainda hoje é muito estranho a forma como deflagrou e as proporções dantescas que veio a atingir. Acho, na minha opinião, que uma simples trovoada seca não explica tudo... :intrigante:

É consensual que não se iniciou com uma trovoada. O mais provável é que tenha sido o contacto entre linhas de média tensão e as copas das árvores agitadas pelo vento forte desse dia.
Apesar de logo após o incêndio, ainda antes da equipa de investigação do Prof. Xavier Viegas ter lá ido, terem cortado as árvores para não tocarem nos cabos, eu estive no local da ignição no outono passado e estava tudo de novo bastante próximo...
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
É consensual que não se iniciou com uma trovoada. O mais provável é que tenha sido o contacto entre linhas de média tensão e as copas das árvores agitadas pelo vento forte desse dia.
Apesar de logo após o incêndio, ainda antes da equipa de investigação do Prof. Xavier Viegas ter lá ido, terem cortado as árvores para não tocarem nos cabos, eu estive no local da ignição no outono passado e estava tudo de novo bastante próximo...
Sim, muito provavelmente o incêndio não foi provocado pela trovoada, porque quando o mesmo se iniciou, não havia descargas elétricas registadas, no entanto, as fortes rajadas de vento associadas às trovoadas, foram determinantes para o alastrar do fogo.
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
É consensual que não se iniciou com uma trovoada. O mais provável é que tenha sido o contacto entre linhas de média tensão e as copas das árvores agitadas pelo vento forte desse dia.
Apesar de logo após o incêndio, ainda antes da equipa de investigação do Prof. Xavier Viegas ter lá ido, terem cortado as árvores para não tocarem nos cabos, eu estive no local da ignição no outono passado e estava tudo de novo bastante próximo...

Segundo o relatório e com estudos nas linhas de alta tensão que foram feitos, terá sido uma sobrecarga nas linhas.

@Santofsky a dimensão do incêndio de Pedrogão explica-se facilmente.
São 2 fenómenos distintos..
Ao contrário do que se pensa houve mais que uma ignição, quando esses 2 fogos se juntaram o incêndio ganhou intensidade.
Isto numa fase precoce do fogo.
Só ao fim da tarde com o colapso da coluna de fumo e consequente downburst, o incêndio ficou o caos que levou às mortes.
A partir desse momento deixou de ser possível combate e quem foi apanhado no meio ficou.
Há mais umas questões técnicas como os Canadair de Seia sem activação e o Kamov a ir combater um incêndio em Loures.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Quanto à precipitação, pelo menos a curto prazo, não se vislumbra uma gota de chuva para os próximos tempos em praticamente todo o território. A continuar assim este março de 2021 arrisca-se a ser dos mais secos de sempre. Desta forma não tardará muito e agora que as temperaturas começam a subir... a seca meteorológica estará novamente aí à porta. Depois quero ver as reações do pessoal que em fevereiro já estava farto da chuva... Aqueles que diziam estava a ser "um ano de muita chuva"
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Quanto à precipitação, pelo menos a curto prazo, não se vislumbra uma gota de chuva para os próximos tempos em praticamente todo o território. A continuar assim este março de 2021 arrisca-se a ser dos mais secos de sempre. Desta forma não tardará muito e agora que as temperaturas começam a subir... a seca meteorológica estará novamente aí à porta. Depois quero ver as reações do pessoal que em fevereiro já estava farto da chuva... Aqueles que diziam estava a ser "um ano de muita chuva"
Não será um dos mais secos de sempre porque algumas zonas do Sul de Portugal têm, neste momento, um acumulado superior à média devido àqueles dias de chuva no início do mês. Quanto ao ano, fogo, ainda estamos em março! :unsure:
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Não será um dos mais secos de sempre porque algumas zonas do Sul de Portugal têm, neste momento, um acumulado superior à média devido àqueles dias de chuva no início do mês. Quanto ao ano, fogo, ainda estamos em março! :unsure:

Dizes bem, o sul de Portugal. O problema é que, pelo contrário, o interior norte e centro - e mesmo o litoral - segue com um acumulado muito abaixo da média. Neste momento, no geral, todo o interior norte e centro nem 5 mm tem de acumulado de precipitação neste março. E não está prevista qualquer gota de chuva para os próximos dias... :unsure:
Quanto às temperaturas, os próximos dias serão algo quentes para a época para depois no fim de semana voltar a refrescar. Mas para o início da próxima semana a tendência é para as temperaturas voltarem a subir, veremos como os modelos evoluem... O que é certo é que chuva... nem vê-la... :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Dizes bem, o sul de Portugal. O problema é que, pelo contrário, o interior norte e centro - e mesmo o litoral - segue com um acumulado muito abaixo da média. Neste momento, no geral, todo o interior norte e centro nem 5 mm tem de acumulado de precipitação neste março. E não está prevista qualquer gota de chuva para os próximos dias... :unsure:
Quanto às temperaturas, os próximos dias serão algo quentes para a época para depois no fim de semana voltar a refrescar. Mas para o início da próxima semana a tendência é para as temperaturas voltarem a subir, veremos como os modelos evoluem... O que é certo é que chuva... nem vê-la... :unsure:

Ao ler este post, fica a sensação que estamos perante um problema. Se Março for seco no litoral/ interior Norte e Centro, qual é mesmo o problema na prática? Os solos estão bem carregados de água, as barragens muito bem abastecidas. Não estou a perceber... no sul, apesar de Março ter já alguma precipitação, é que não faria mal nenhum ir chovendo de vez em quando. Já faz algum tempo fiz um reparo por aqui que por vezes se dá demasiado ênfase à estatística, menos à questão prática da coisa. A estatística por vezes pode ser enganadora e convém interpretá-la no contexto que verdadeiramente interessa. Se quiser, posso "pintar a estatística" da forma como mais me convém!
 

Luis Martins

Cumulus
Registo
25 Mai 2019
Mensagens
139
Local
Quinta da Marialva - Corroios
Quase todo o Portugal está com precipitação acumulada acima do normal ou normal , isto pelo boletim do IPMA de Fevereiro . Apenas partes do Baixo Alentejo e o Algarve é que um pouco abaixo do normal, como tal se em Março nao chover grande espingarda no Norte e Centro nao tem problema nenhum . Em contrapartida o Algarve e Baixo Alentejo apesar de terem tido mais chuva que nos ultimos anos ainda precisam de mais uns bons milimetros para compor a coisa.



Precipitação acumulada desde 1 de outubro de 2020


O valor médio da quantidade de precipitação no presente ano hidrológico 2020/2021, desde 1 de outubro 2020 a 28 de fevereiro de 2021, 600.6 mm, corresponde a 106 % do valor médio 1971-2000.

Em termos espaciais, os valores da quantidade de precipitação acumulada no ano hidrológico 2020/2021 são superiores ao valor normal em grande parte do território, sendo inferiores em alguns locais da região Centro, do Baixo Alentejo e em toda a região do Algarve.

Os valores da quantidade de precipitação acumulada variaram entre 267.9 mm em V. R. Sto António e 1664.5 mm em V. Nova de Cerveira; e os valores da percentagem de precipitação entre 79 % em V. R. Sto António e 165 % em Miranda do Douro (Fig.9).
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores


---

-> http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php

UPDATED: March 16, 2021. EVENT POSTPONED. NOAA’s March 17 announcement about major upgrades to the Global Forecast System has been postponed due to severe weather this week across the southern United States. To avoid any potential impact to ongoing forecasting, this upgrade will be made at a future date to be announced when severe weather is no longer an immediate concern. Additional details will be provided to reporters and media partners when a new date is selected.

-> https://twitter.com/NOAAComms
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Bem para quem estava farto de chuva algo me diz que vamos desesperar por ela!
Já suspeitava que Março pudessse ser seco mas não tanto. Pensei que a última semana pudesse trazer algo mas está dificíl!

desolador, não espero nada de relevante até ao fim do mês, já estava achar sorte a mais.
isto quando a esmola é muita o pobre desconfia.