Actividade Vulcânica 2021

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
A cratera secundária formou já um cone e verte mais lava do que a principal:

ghXUvjV.jpg


Mas parece que a parede do cone secundário contém agora o derrame de lava, enquanto a fenda na principal continua a verter:

vOVHlaL.jpg

Chega a dar a ideia que os dois cones se fundiram num só de maiores dimensões. Para já não parece haver sinais de abrandamento do fluxo de lava que vai lentamente preenchendo o vale.
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Nesta fase, estruturalmente faz lembrar o cabeço do fogo e o cabeço do canto aqui no Faial, uma erupção fissural bastante efusiva há ~ 400 anos, que deu origem ao varadouro e à Fajã da Praia do norte.

Entretanto, no meio do nevoeiro apareceu mais um curioso
0f8841915c74ec07486dc6d897fff3e2.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A"nortada" de hoje deslocou os visitantes para o lado oposto, têm melhor visão para a cratera secundária:

:lol: ahah, não me podia ter enganado mais!

0fJykyZ.jpg


Continua tudo em magote do lado sul, bem juntinho daquela escoada que chegou mesmo até à periferia.
Devem estar a aquecer as mãos, bem quentinho ali, seguramente.

gpUjZcf.jpg
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Esta imagem demonstra bem a afluência ao local
Penso que se isto fosse aqui nos Açores, haveria logo autoridades a fechar a área.
Ver, só à distância.
Nos capelinhos houve alguns aventureiros, mesmo sendo uma erupção strombaliana, bem mais agressiva que esta da Islândia.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Esta imagem demonstra bem a afluência ao local
Penso que se isto fosse aqui nos Açores, haveria logo autoridades a fechar a área.
Ver, só à distância.
Nos capelinhos houve alguns aventureiros, mesmo sendo uma erupção strombaliana, bem mais agressiva que esta da Islândia.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Se fosse cá já haveria um "porteiro" a cobrar bilhetes/portagem! :D
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Esta imagem demonstra bem a afluência ao local
Penso que se isto fosse aqui nos Açores, haveria logo autoridades a fechar a área.
Ver, só à distância.
Nos capelinhos houve alguns aventureiros, mesmo sendo uma erupção strombaliana, bem mais agressiva que esta da Islândia.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Aventureiros nos Capelinhos? Só a história da "corrida" para colocar uma bandeira nos Capelinhos é de gente doida :D
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Aventureiros nos Capelinhos? Só a história da "corrida" para colocar uma bandeira nos Capelinhos é de gente doida :D

Outros tempos, outras mentalidades


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk