Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
temperaturas a subir bastante, já acima dos 25ºC em alguns pontos mais a sul...não ha sinais de chuva por enquanto.

Como no início da próxima semana vêm colocar caixilharia nova na minha marquise da frente, que é virada a Norte, para ter uma ideia de como estará o tempo nessa altura recorri a vários sites de meteorologia mais conhecidos, e praticamente todos apontam para a possibilidade de instabilidade a partir de Domingo/Segunda-feira, que poderá durar toda a semana. O IPMA, pelo contrário, aponta para valores de temperatura relativamente elevados para a época com céu pouco nublado ou limpo, e assim sendo fico completamente sem saber o que pensar ou fazer. :hmm:
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Como no início da próxima semana vêm colocar caixilharia nova na minha marquise da frente, que é virada a Norte, para ter uma ideia de como estará o tempo nessa altura recorri a vários sites de meteorologia mais conhecidos, e praticamente todos apontam para a possibilidade de instabilidade a partir de Domingo/Segunda-feira, que poderá durar toda a semana. O IPMA, pelo contrário, aponta para valores de temperatura relativamente elevados para a época com céu pouco nublado ou limpo, e assim sendo fico completamente sem saber o que pensar ou fazer. :hmm:

Despacha tudo na segunda-feira, se conseguires. Aquelas probabilidades de 15% a 25% para precipitação a partir de terça-feira referem-se a aguaceiros convectivos locais, ou seja, lotaria. Algures irá chover, mas não está garantido que seja generalizado, longe disso.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Por acaso até está prevista chuva pelo IPMA para a próxima semana, mas cá para mim não vai mas é cair nada, como de costume. Veremos! :unsure:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Existem padrões atmosféricos que tendem a repetir-se, já na Antiguidade clássica se sabia disto, embora agora com as alterações climáticas isto ande mais baralhado, mas com a sinóptica que temos neste momento parece-me que caminhamos provavelmente para uma Primavera ligeiramente quente em todo o país e algo seca no litoral Norte e Centro, contudo poderá até acabar com precipitação na média ou acima da média no Interior e no Sul se aparecer uma ou outra cut-off.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Querem ver que ainda vamos ter condições para neve no início de Abril? Não seria inédito, mas também não é muito frequente, pelo menos o GFS está optimista:

g3ZB1jd.jpg


Circulação de Norte bastante extensa e marcada com um potente Anticiclone na zona da Islândia:

EzCXep1.jpg
Se a memória não me falha, apanhei neve na serra da Estrela em abril de 1994. Na Páscoa ou logo a seguir :)
Lembro-me que dormi uma noite no autocarro, em Seia, e foi a minha pior noite de sempre tal era o frio que se fazia sentir :D
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Se a memória não me falha, apanhei neve na serra da Estrela em abril de 1994. Na Páscoa ou logo a seguir :)
Lembro-me que dormi uma noite no autocarro, em Seia, e foi a minha pior noite de sempre tal era o frio que se fazia sentir :D

Abril 1987 ou 88, não sei exactamente, também apanhei a subir a Estrela, de Seia a Manteigas. Penhas Douradas ficaram lindas.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Em Abril ainda é altura de frio neve, pelo menos na serra, qual a admiração. Até Maio ... a alguns anos que até cai grandes nevões...

É verdade!
Para já o GFS na sua saída das 6 dá previsão acima dos 800 metros na Páscoa, nas horas de mais frio a cota desce bem, mas falta precipitação.

Exemplos de meteogramas do GFS

Covilhã:
5FB9IiU.png



Guarda:
y87wkzv.png



Bragança:
FtbtlC1.png
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Se a memória não me falha, apanhei neve na serra da Estrela em abril de 1994. Na Páscoa ou logo a seguir
Lembro-me que dormi uma noite no autocarro, em Seia, e foi a minha pior noite de sempre tal era o frio que se fazia sentir

Há cerca de 20-22 anos fui à Serra da estrela por volta do dia 20 de maio. Tinha nevado na semana anterior.
No sentido Lagoa Comprida-Torre parei o carro e lá fui para a neve, 1 km antes da estação de esqui.
Meto os pés naquele manto branco e fiquei enterrado até à cinta.
O pior é que por baixo daquele manto lindo havia muita neve a derreter, fiquei até às canelas totalmente encharcado.
Maio é um mês também interessante, com o senão de os nevões serem raros mas potencialmente intensos. Com temperaturas já mais altas a neve muito húmida é uma realidade.
Também há cerca de 15 anos, no dia 4 de junho, com o sol intenso andei de manga curta a passear no alto da Torre, em cima de uma manto branco de cerca de 5 cm de espessura. Nalguns locais mais abrigados a espessura era bem maior.

----

Em relação aos próximos 15-16 dias, os ensembles do GFS e do ECMWF não dão mais de 40 mm e 30 mm respectivamente, no que toca à precipitação.
Em relação à temperatura, teremos dias temperados\quentes de sábado a 5ª feira, e a partir de 6ª feira Santa lá teremos uma descida sensível da mesma.
Isto relativo a Paços de Ferreira.
Isto parece uma montanha russa, mas com subidas e descidas relativamente suaves...:)