Seguimento Litoral Centro - Março 2021



AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Montijo, agora:
Está bastante abafado.
f4a396a5bf35a76a9d52973d37c97c94.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

A "poeirada" é geral, se chove é lama, mas a maior parte da precipitação é nos níveis médios e alto, não chega ao solo (virga).
A dissipação dos ecos de radar tem sido uma constante desde ontem:



Mínima de 13,0ºC das 6h20 às 7h05, máxima 23,6ºC das 16h40 ás 16h50.

Vento de Nordeste, praticamente em calma durante todo o dia, de vez em quando há umas "rajadas" até 8-10 Km/h.

A diferença para os dias anteriores é, claramente, a subida do ponto de orvalho, hoje variou entre 7,4ºC e 12,3ºC, levando a HR a subir um pouco também, entre os 73% das 9h00 às 9h25 e 48% pelas 16h30.

A proliferação de mosquitos e outros insectos alados continua quase aterrorizante, em pequenos passeios por mata aqui perto chega-se a ter o vestuário coberto por dezenas de mosquitos (!) e os repelentes de pouco valem.
Pela minha experiência de várias dezenas de anos, nunca vivi tal fenómeno pela região nem outras áreas do continente, e ainda para mais durante o Inverno (isto já dura há meses, mas agora com o despontar da Primavera piorou).

Os carros estavam sujos de lama durante a manhã, deve ter sido algum aguaceiro disperso que por aqui passou de madrugada

pelos vistos caiu uns pingos de manhã porque os carros estão todos sujos

Terá sido a partir das 7h talvez:

rGWFn5k.jpg
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,436
Local
Arronches / Lisboa
A proliferação de mosquitos e outros insectos alados continua quase aterrorizante, em pequenos passeios por mata aqui perto chega-se a ter o vestuário coberto por dezenas de mosquitos (!) e os repelentes de pouco valem.
Pela minha experiência de várias dezenas de anos, nunca vivi tal fenómeno pela região nem outras áreas do continente, e ainda para mais durante o Inverno (isto já dura há meses, mas agora com o despontar da Primavera piorou).
Por aqui tem sido igual, ao passar por certos sítios até faz impressão, tal é a quantidade de mosquitos que nos rodeia. Se já está assim agora, nem quero imaginar no verão. :wacko:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Também tenho notado um claro excesso de mosquitos. Não me lembro de ver tanto sanguinário em tanta quantidade pela zona e ainda por cima tão cedo no ano. :facepalm:

Bem, hoje foi mais um dia quente como os anteriores mas com um tempo bastante estranho. Esteve céu nublado, um tempo típico de trovoada (muito calmo e quase sem vento), muito abafado e com maior humidade relativa que em dias anteriores e muita poeira, tanto que por vezes o ar até cheirava a barro. De manhã também notei que os carros estavam todos cheios de lama por cima, o que indica que caiu alguma coisa pela noite, embora nem sequer tenha registado nada na estação meteorológica. Estranho... :intrigante:
Para tornar a coisa ainda mais esquisita, sobretudo para o mês em questão, por volta das oito da noite a temperatura ainda rondava os 20°C e, a esta hora, ainda está nos 17,2°C (e o céu continua nublado). Estas seriam temperaturas normalíssimas em maio ou junho, mas a questão é que hoje é dia 29 de março... Nos próximos dias, a temperatura deverá subir para valores próximos a 30°C e amanhã deverei superar a máxima anual. :calor:

Charneca de Caparica
Máx: 23,7°C
Mín: 13,3°C

Quanto à precipitação, março vai acabar como um mês extremamente seco e um total de precipitação de 14,2 mm ou 26% da média mensal. O total do ano hidrológico segue nos 524,4 mm ou 95% da média entre outubro e março. Tendo em conta que março é quase como um mês perdido, será preciso que caiam, pelo menos, 110 mm em abril para que o ano hidrológico fique nos valores médios, o que não me parece lá muito exequível tendo em conta as previsões a longo prazo, mas logo veremos! :rain:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Temperatura estabilizou em 15,7ºC, ponto de orvalho em 9,8ºC, HR 68%.

Vento muito fraco de ENE 2 a 3 Km/h.

Céu encoberto por nuvens médias/altas, sem identificação possível, talvez altostratus/cirrostratus espessos. Lua oculta.

Não há ecos de radar suficientes para esperar precipitação acumulável em alguma estação da RLC nas próximas horas.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

21,9ºC
52%
NNE 3 Km/h

Se ontem o céu ainda apresentava algumas formas e textura nebulosas..

4L0E2m6.jpg


... hoje tem um aspecto absolutamente uniforme, como se o azul tivesse sido substituído por um cinzento metálico ligeiramente amarelado.
A densidade maior das poeiras não está a passar aqui, por enquanto.

Sul, 13h10 utc
AAmPl2r.jpg


SW, 13h10 utc
qgezljm.jpg


WNW, 13h11 utc
LeIjnDg.jpg


ENE, 14h37 utc
jxS58QY.jpg
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa (será mesmo?) tarde,
Hoje o dia está bera ao nível das poeiras. De facto, se ontem já cheirava a barro, hoje está pior, e é possível olhar para o sol sem ficar com os olhos feridos, tal é a quantidade de pó... Há pouco fui ver o filtro do ventilador e aquilo está com uma capa de grãozinhos por cima. Brutal! :surprise:

A temperatura também está muito abaixo do que se esperava... Estava à espera duns 26°C por estas horas e estão 21,5°C. Claramente o barro está a limitar o aumento das temperaturas, e os modelos sub-estimaram o seu efeito. Amanhã a quantidade de porcaria já deverá ser menor e a temperatura, por isso, deverá aumentar mais. Entretanto parece que no Dia das Mentiras poderemos ter um evento de precipitação resultante da frente que está a afetar hoje os Açores... veremos! :rain: :pray:
 
Última edição: