Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Março 2021

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Previsões médio prazo: até 2 semanas

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.
A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a estas condições específicas.

Existem 3 tópicos diferentes para previsões a que poderá aceder directamente nos links do cabeçalho do fórum.

Previsões curto prazo: até 3 dias
Tópico para nowcasting (previsões de curtíssimo prazo) de situações meteorológicas em formação e/ou aproximação nas próximas horas, usando por exemplo satélite, radar, cartas superfície, etc.;
e análises e previsões de curto prazo até 3 dias (72 horas), com ênfase nos modelos de maior resolução.

Previsões médio prazo: até 2 semanas (este tópico em que se encontra)
Tópico para previsões de modelos a médio prazo, com maior incerteza, de 4 a 14 dias (2 semanas). A participação neste tópico deve ter maior ênfase na comparação de modelos globais e ensembles, analisar convergência de cenários, tendências, etc.

Previsões longo prazo: mensal e sazonal
Tópico para previsões de longo prazo, como por ex. previsões probabilísticas mensais e sazonais

Links úteis

Modelos globais:
- GFS: MeteoPT | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | Meteostar | Wetter3
- ECMWF: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | IPMA
- CMC/GEM: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline
- MetOffice UKMO: Meteociel | Wetterzentrale
- Vários: tcgengifs (Atlântico) | tropicaltidbits (Atlântico)


Ensembles:
- Meteociel (GFS, ECMWF, CMC, etc)
- Wetterzentrale (GFS)
- Weatheronline (GFS, ECMWF, CMC, etc)
- ECMWF Ensemble mean and spread (média ensemble e spread em 4 parâmetros)

Use este tópico apenas para:
- colocar, comentar ou debater previsões ou saídas de modelos.
- comentar e colocar previsões; se forem suas fundamente-as bem. Seja cauteloso e responsável, evite alarmismo não fundamentado que possa gerar alarme social. Não se esqueça, é você o responsável pelo que escreve e assume as consequências do que escreve.

Não use este tópico para:
- seguimento da situação meteorológica corrente, relato das condições meteorológicas, para isso existem os tópicos de seguimento.
- conversa de circunstância, meros palpites ou desabafos ("nunca mais chove", "nunca mais acaba o calor", etc), evite ou use para esse fim o tópico de Seguimento Meteorológico Livre. O reiterado desrespeito poderá ser penalizado.
- criticar avisos ou alertas oficiais, para isso use por exemplo tópicos como "IPMA - Novidades, dúvidas e críticas".
- discutir climatologia ou outro tema, para isso use por exemplo o tópico de Monitorização do Clima Portugal.
- off-topic, evite em absoluto mensagens neste tópico que não se enquadrem no tema do tópico, previsões do tempo.
- se ocorrer uma deriva natural de tema ou se se proporcionar um outro rumo interessante para discussão, pode comentar ou fomentar um debate noutro tópico ou mesmo criar um mais apropriado baseado numa discussão nascida aqui, citando a mensagem original.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Noutras saídas, estava previsto que este sistema depressionário fosse em direção a Marrocos, passando ao largo da costa portuguesa devido à enorme dorsal que se encontra na Europa Central neste momento (e que está a causar temperaturas bem amenas um pouco por todo o Continente). No entanto, as últimas saídas dos principais modelos já metem esta depressão a tocar em terra em solo português: :rain:
TeqGoxlh.png


Esta depressão não deverá entrar muito no interior da Península devido à dorsal da Europa Central, tanto que os acumulados mais intensos ocorrerão apenas no Algarve, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e a metade oeste das Penínsulas de Setúbal e de Lisboa. Poderão ser localmente intensos, de até 50 mm nas serras algarvias:
1lgqMXah.png


Após esta depressão ainda é tudo uma incógnita, mas parece que os dois principais modelos coincidem neste padrão: no dia 5, o tal sistema depressionário que acabou de atingir o Sul de Portugal Continental isola-se, formando-se uma crista continental nos Açores que "isola" a depressão. Ao mesmo tempo, outra depressão em aproximação às Ilhas Britânicas começa a enfraquecer a dorsal que permanece na Europa Central desde meados de fevereiro: :shocking:
EmLKoC9h.png


Forma-se um corredor de depressões entre o Atlântico e a Europa e, ao mesmo tempo, o anticiclone dos Açores fortalece, empurrando as depressões para o Noroeste da Península mas deixando o sul de Portugal com tempo húmido e alguns aguaceiros e a Madeira e os Açores com tempo incrivelmente estável. Repetição de novembro de 2019? :intrigante:
SRAwyt0h.png
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Como ainda não há tópico para a Previsão a 3 dias, fica por enquanto aqui esta antevisão até Domingo.

Para hoje ao meio-dia continua a aproximação da depressão mas mantendo-se a crista de altas pressões fraca sobre a península:
vLYAuA1.gif


A depressão perde cavamento:
c9nEzWt.gif


À noite a circulação já está bem definida de Sul/Sueste, mas a frente ainda longe:
Ya6hEtx.gif


Nas doze horas seguintes a frente é mostrada como acercando-se do litoral oeste, mais adentro na região de Lisboa pelo meio-dia de amanhã, dia 4:
uqdysDr.gif


Na tarde e noite de Quinta, a frente perde identidade, restam linhas de instabilidade a fugirem para Sul/Sueste com a depressão a encher rapidamente:
oKXz3lx.gif


Sexta-feira só resta uma circulação relativamente fraca de Leste, com instabilidade dispersa e localizada,
6PU9ZMT.gif


... situação que se mantém Sábado, mais fraca e residual no Domingo com vento de Norte/NW e sistemas frontais fracos a caminho trazidos numa circulação de Oeste, periférica de um anticiclone centrado perto dos Açores, a sudoeste.
oj2shav.gif

M9zoVo9.gif
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
"Se a Senhora das Candeias chorar, o inverno está a acabar e se a Senhora das Candeias sorrir, o inverno está para vir".

Mais uma vez, este ditado parece que vai acertar... Em 2019, o dia 2 de fevereiro foi meio "farfalhudo" - metade nublado e metade soalheiro, sendo que houve muito pouco inverno nesse ano (só mesmo abril é que foi ligeiramente chuvoso, mas não foi suficiente para compensar toda uma estação perdida). Em 2020, o dia 2 de fevereiro foi bastante soalheiro, e de facto, a primavera compensou claramente a falta de inverno, sendo que tivemos neve, bastante chuva, muita instabilidade, trovoadas, granizo... claramente compensou a quase inexistência do inverno! Já neste ano o dia 2 de fevereiro foi húmido e nublado. Até ao momento tivemos vários eventos de precipitação bastante bons, mas parece que a coisa vai mudar. :(

Lembram-se de que, há uns dias atrás, eu falei que possivelmente teríamos uma sucessão de frentes a atingir Portugal ao jeito de novembro de 2019? Pois bem, os modelos principais desde então deram uma reviravolta completa e, neste preciso momento, parece que só uma frente deverá atingir o Norte de Portugal na próxima semana e nem será nada de especial, pois já entrará em dissipação. Enquanto isso, nos próximos dias, parece que há a possibilidade de ocorrência de algum chuvisco no Litoral Oeste e na Costa Vicentina devido à humidade (nevoeiro), para além da instabilidade no Interior, perto da fronteira: :rain:
uHhGZDIh.png



Ao nível de precipitação, é isto que teremos nos próximos 7 dias. Depois ainda há algumas incertezas, mas parece que teremos literalmente uma situação de verão, com uma clara ascensão da dorsal anticiclónica. Isto fará com que as temperaturas máximas ultrapassem os 20ºC em grande parte do país: :calor:
n43xziLh.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Entrada gelada prevista um pouco por todos os modelos mas o ECMWF 12 z carrega bem, nada benéfico tanto frio nesta altura do ano, com a iso -6 a chegar cá:

iZvTSqi.jpg


ExVW7Jo.jpg


C4HPld5.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Entrada gelada prevista um pouco por todos os modelos mas o ECMWF 12 z carrega bem, nada benéfico tanto frio nesta altura do ano, com a iso -6 a chegar cá:

Nas últimas saídas, e principalmente na das 12h de hoje, o GFS tirou praticamente tudo, apenas restando uma visita muito rápida da ISO -4 (-5ºC quanto muito) no Sábado de manhã ao nordeste.

O IPMA tem na previsão a 10 dias os menores valores da temperatura mínima limitados pelos -2ºC de Vila Flor para Domingo; -1ºC em Vimioso; -6ºC na Torre.
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Se há uns dias as previsões para o início de abril eram um pouco fraquinhas, o ECMWF agora prevê o que aparenta ser uma mudança de padrão no início do próximo mês e em que parece vir alguma precipitação. :rain: :pray:
DltcHavh.png

1tOqDfjh.png


Ainda não há consenso nesta mudança de padrão, mas o que é certo é que, até lá, tirando nalgum ponto do Litoral Norte, pouca coisa deverá cair e as temperaturas estarão bem amenas. :w00t:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Querem ver que ainda vamos ter condições para neve no início de Abril? Não seria inédito, mas também não é muito frequente, pelo menos o GFS está optimista:

g3ZB1jd.jpg


Circulação de Norte bastante extensa e marcada com um potente Anticiclone na zona da Islândia:

EzCXep1.jpg
 
Última edição:

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Querem ver que ainda vamos ter condições para neve no início de Abril? Não seria inêdito, mas também não é muito frequente, pelo menos o GFS está optimista:

g3ZB1jd.jpg


Circulação de Norte bastante extensa e marcada com um potente Anticiclone na zona da Islândia:

EzCXep1.jpg

E o mais incrível é que, se tal evento vier a acontecer, ocorrerá apenas alguns dias depois das temperaturas máximas se aproximarem dos 30°C nalguns pontos do país, que deverá ocorrer precisamente no fim deste mês. Ou seja, em poucos dias teríamos uma descida extremamente acentuada das temperaturas, que seria na ordem dos... 20°C :surprise::surprise:
Ainda falta muito tempo, mas se tal vier a acontecer e com o calor previsto para o final deste mês, as consequências serão absolutamente catastróficas para a agricultura e não só... :unsure:
De resto, a AEMET até já refere essa possibilidade:

Días 30, 31 y 01 (martes, miércoles y jueves)

"La incertidumbre aumenta mucho estos tres días. Es probable que el centro de bajas presiones situado entre Canarias y la Península tienda a aproximarse más al sur o suroeste peninsular los primeros días, debilitándose o desapareciendo posteriormente. No obstante, otros escenarios, minoritarios al principio del periodo, pero más significativos al final, contemplan la aproximación de una borrasca atlántica al norte o noroeste peninsular, con un sistema frontal asociado."
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Parece que a aproximação do centro de baixas pressões que poderá tornar o tempo mais instável a partir da próxima semana, ainda irá dar origem a temperaturas bastante elevadas para a época no domingo e segunda-feira, essencialmente.
NAN49bI.gif


Temperaturas previstas para domingo:
rCR9f0d.png


E Segunda-feira:
aRN3hFv.png


Grande parte do país com anomalia positiva superior a 5ºC neste dia, podendo ser superior a 10ºC no Norte:
BQcnqau.png


IPMA com 27º/28ºC em Alcácer do Sal e Coruche nesses dias. Mais a norte, Mirandela e Ponte de Lima também com máximas a rondar esses valores.

É ir acompanhando tanto esta situação, como a de possível instabilidade.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Falta bastante tempo, mas não deixa de ser impressionante ver estas cartas do ECMWF para o início de Abril :cold:

7Nqff1W.gif


BffEL5w.gif


KoY0o6x.gif


IOELzIj.jpg
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
E apenas uns dias antes, mais propriamente quarta-feira dia 31, nas previsões automáticas do IPMA, temperaturas de Maio (venham lá umas trovoadinhas :trovao:):

Distrito de Santarém:
Coruche +32ºC
Santarém +31ºC
Tomar +31ºC

Distrito de Portalegre:
Ponte de Sôr +31ºC
Avis +30ºC
Gavião +30ºC

Distrito de Setúbal:
Alcácer do Sal +31ºC
Setúbal +30ºC
Palmela +29ºC

Distrito de Évora:
Mora +32ºC
Vendas Novas +32ºC
Montemor Novo +30ºC
Mourão +30ºC
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Depois do que eu já referi anteriormente na previsão a 3 dias, o mais plausível é que a depressão isolada crie uma espécie de corredor de ar fresco vindo de Norte, que manterá a temperatura em valores mais normais para a época do ano: :cold:
8b8Mr47h.png


Ao mesmo tempo, uma ou outra frente fraca deverá chegar ao Norte e Centro, mas não acredito que chegue ao sul por causa do anticiclone. Veremos! :pray: