Seguimento Meteorológico Livre - 2021

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Terá sido por volta dos dias 9-10 de novembro desse ano? É que no dia 8 de novembro de 1985 a estação de Beja registou a máxima mais alta de sempre para um novembro no período 1971-2000, 28,1°C, pode ter sido aí... Em 1995, também em novembro, no início do mês, creio que houve uma situação parecida, em que Lisboa até registou uma mínima tropical de 21°C, a 1 de novembro de 1995

Vou consultar os meus registos e fotos, depois ponho aqui.
 


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Terá sido por volta dos dias 9-10 de novembro desse ano? É que no dia 8 de novembro de 1985 a estação de Beja registou a máxima mais alta de sempre para um novembro no período 1971-2000, 28,1°C, pode ter sido aí... Em 1995, também em novembro, no início do mês, creio que houve uma situação parecida, em que Lisboa até registou uma mínima tropical de 21°C, a 1 de novembro de 1995
Segundo isto:
https://www.tutiempo.net/clima/11-1985/ws-85790.html
Acho mais provável ter sido por volta do dia 4, é quando há uma quantidade de precipitação acumulada que chega aos 50 mm
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
ROv4Dfs.png


oRorHpa.png




-> https://www.ipma.pt/pt/media/notici...ticias/textos/Poeiras_Africa_30marco2021.html
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Mais 10 dias secos por aqui! Chuva amanhã só no interior Norte e Centro e em princípio será pouca coisa.
Curiosamente o GFS vai insistindo em mudança acima das 300h mas como tenho assistido é sempre a adiar...tanto que o tempo passa e simplesmente ela não acontece. Um filme que já muitos conhecemos!
Após o fim de semana talvez teremos uma perspetiva do que se passará até dia 15...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Previsão descritiva do IPMA para amanhã:

GRANDE PORTO:

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser ocasionalmente
acompanhados de trovoadas.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul.
Pequena descida da temperatura mínima.
Descida acentuada da temperatura máxima no Alentejo.

O Porto é uma nação! :D

Edit: Amanhã é dia das mentiras... será a mentira do IPMA para 2021?:intrigante::D
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,020
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mais 10 dias secos por aqui! Chuva amanhã só no interior Norte e Centro e em princípio será pouca coisa.
Curiosamente o GFS vai insistindo em mudança acima das 300h mas como tenho assistido é sempre a adiar...tanto que o tempo passa e simplesmente ela não acontece. Um filme que já muitos conhecemos!
Após o fim de semana talvez teremos uma perspetiva do que se passará até dia 15...
Onde é que tu viste isso? Amanhã está prevista chuva para o Algarve, só não será é nas quantidades desejadas... ;)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Terá sido por volta dos dias 9-10 de novembro desse ano? É que no dia 8 de novembro de 1985 a estação de Beja registou a máxima mais alta de sempre para um novembro no período 1971-2000, 28,1°C, pode ter sido aí... Em 1995, também em novembro, no início do mês, creio que houve uma situação parecida, em que Lisboa até registou uma mínima tropical de 21°C, a 1 de novembro de 1995

Segundo isto:
https://www.tutiempo.net/clima/11-1985/ws-85790.html
Acho mais provável ter sido por volta do dia 4, é quando há uma quantidade de precipitação acumulada que chega aos 50 mm

Pela minha rústica estação instalada em Linda-a-Velha (Concelho de Oeiras), terá sido nos dias 10/11. O acumulado de 58 mm foi registado das 5.30 do dia 11 até à madrugada de dia 12.
No Anuário Climatológico de Portugal, Volume XXXIX - Ano de 1985 1ªParte - Observações de Superfície - Fascículo A - Continente, a estação de Lisboa/Geofísico registou das 9h de dia 11 às 9h de dia 12, 39,2 mm.
É nesta coincidência de datas que me baseio para localizar mais provavelmente o evento.
Mas nestes Anuários de então, não se encontra referência às invasões de poeiras Saharianas.
Ainda estou à procura de fotos e mantenho uma certa dúvida se terá sido nesta data a tal "poeirada histórica".
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Mas nestes Anuários de então, não se encontra referência às invasões de poeiras Saharianas.
Ainda estou à procura de fotos e mantenho uma certa dúvida se terá sido nesta data a tal "poeirada histórica".

7-9?

jf2U3Sj.gif


Era da pedra relativamente às imagens de satélite. Só mesmo com fotos.