Biodiversidade

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Não conhecia, são fantásticos! :thumbsup:

Bem, esses ainda são mais antigos que os que falei no post acima, mais do dobro da idade :shocking:

Se eu já acho um castanheiro de 500/600 anos imponente, imagino esses com 1700/1800 anos ou mais, provavelmente contemporâneos dos Romanos... :shocking:

Há muita árvore por estes lados que não está datada e que certamente a sua idade impressionaria, refiro-me a oliveiras, castanheiros, freixos, carrascos, cujo tamanho já denuncia certamente muitos séculos de vida...
Foram-me dados a conhecer por um amigo zamorano. Não descansei enquanto não os fui conhecer pessoalmente :D Alguns são mesmo muito impressionantes.
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
As rãs andam muito activas aqui em Azinhoso, não sei se é sinal de chuva/instabilidade, ou se simplesmente andam a aproveitar o sol/calor. :D

O tempo está muito abafado, fotos desta tarde:

FFgRrQA.jpg


rBF5EoZ.jpg


oUJhh2I.jpg
A época de reprodução está a começar... mas sim, também devem estar a aproveitar o sol e tal... :intrigante::lol:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Esta manhã aqui em Azinhoso e debaixo de chuva ( aguaceiro fraco de curta duração).

dqgCFcV.jpg
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Belíssimos registos Snifa :palmas:. Nos últimos dias tem também surgido pelo meu quintal o pica-pau mais pequeno do nosso território. Não têm a qualidade das tuas "chapas" Snifa, mas cá ficam. A minha máquina já sofre de velhice, está cheia de artroses:D:D Por um lado aprecio a presença desta espécie, mas por outro sei que se trata de um indicador revelador do estado de saúde crítico da minha cerejeira:unsure:
hGnaWWa.jpg

p2Z1c0Q.jpg

7OrUgtH.jpg


Pica-pau-galego (Dendrocopos minor)
 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Belíssimos registos Snifa. Nos últimos dias tem também surgido pelo meu quintal o pica-pau mais pequeno do nosso território. Não têm a qualidade das tuas "chapas" Snifa, mas cá ficam. A minha máquina já sofre de velhice, está cheia de artroses. Por um lado aprecio a presença desta espécie, mas por outro sei que se trata de um indicador revelador do estado de saúde crítico da minha cerejeira
hGnaWWa.jpg

p2Z1c0Q.jpg

7OrUgtH.jpg


Pica-pau-galego (Dendrocopos minor)
Muito boas :thumbsup: É uma bela ave também. Aqui pelo Porto costumo ouvir o (um?) pica-pau-verde no Parque da Cidade. A sua "gargalhada" é inconfundível :D Uma vez tive mesmo a sorte de o ver no chão, a meia dúzia de metros de mim. Estava sem máquina, infelizmente. É muito bonito também, e grande :)
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Mais duas de hoje aqui em Azinhoso ( zona da barragem).

tb6xGIr.jpg


slGSnlq.jpg
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Mais duas fotos de ontem, esta em particular é a Cegonha que tem ninho aqui na Aldeia, num freixo que se encontra perto de um lameiro.

Infelizmente o ninho está bastante escondido pelos ramos do freixo, pelo que apanhar uma foto/enquadramento com vista desimpedida é praticamente impossível.

Dm2kn5p.jpg


VMnYcx1.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

mais umas fotos de hoje aqui em Azinhoso:

19YoWhj.jpg


ueWBgmq.jpg


qOusPn7.jpg