Seguimento Meteorológico Livre - 2021

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
;) Era bom era... Mas não esquecer que esse ditado está meio "subvertido"!:D O que os populares diziam inicialmente era: "Em Abril, as águas valem por mil!", pois a chuva era preciosa nesta altura, para várias culturas agrícolas.
Veremos se este Abril teremos "águas mil"... ou se teremos "águas a valer por mil"! ;)
depende da zona do país, aqui por Alenquer sempre se disse isso e sempre choveu bem em Abril (menos certeiro na ultima década).
 


Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Curiosamente esse ano de 1997 foi de cheias historias a Sul, era miúdo e lembo-me muito bem de ver na Televisão. Penso que chegaram a morrer pessoas nesses temporais. O ano seguinte de 1998 foi também um ano estranho, talvez o primeiro anunciado como quente acima do normal.

Esse ano de 1997 foi em Portugal o mais quente de sempre, começou logo em janeiro nos primeiros dias com grandes nevões um pouco por todo o país mas com maior incidência no interior norte e centro, tendo nevado a cotas baixíssimas. Seguiram-se um fevereiro extremamente quente e um dos mais secos de sempre, depois um março brutalmente quente e o mais seco de sempre, e um abril também ele excecionalmente quente, a primavera de 1997 foi a mais quente de sempre. Depois veio um período entre abril e outubro com trovoadas bem severas nalguns locais, o verão desse ano, ao contrário de outros verões mais recentes, foi recheado desses fenómenos. Seguiu-se então o célebre outono, que não foi nada simpático (em termos de bom tempo) com o nosso país. Nos meses de outubro, novembro e dezembro, sobretudo os dois primeiros, todo o país mas principalmente o sul foram assolados por temporais que causaram rastos de destruição. O pico desses temporais deu-se no dia 5 de novembro, com uma ciclogénese explosiva a varrer literalmente o Alentejo, em que Beja registou em poucas horas um acumulado superior a 100 mm, sendo ainda hoje o recorde da estação, tendo provocado a morte a 11 pessoas na sequência de cheias e destruição de habitações provocada pelo temporal. Em Badajoz foi ainda pior: 140 mm em poucas horas e 21 mortos. Se há anos em que a pasmaceira predomina, esse 1997 foi pródigo em acontecimentos.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Continuamos à espera de chuva...entretanto a erva começa a secar principalmente no litoral e locais mais expostos. Por sorte as temperaturas não tem subido muito e a Hr subiu na última semana. Já começam a existir problemas nas culturas de sequeiro e sorte dos locais onde choveu qualquer coisa a semana passada.
As barragens, essas, vão começar a descer inevitalmente!
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Obrigado por relembrar esse ano de 1997, não tinha a noção que tinha sido assim - tão pródigo em fenómenos, eu basicamente só me lembro desses meses de chuva e das televisões passarem os temporais. Já agora, acho que o outono de 1998 foi seco, ou o verão muito quente. ? Pq se falou muito do ano de 1998 ter sido quente, e penso que foi quando se começou a falar de efeito estufa e aquecimento global de uma forma mais generalizada.

Esse ano de 1997 foi em Portugal o mais quente de sempre, começou logo em janeiro nos primeiros dias com grandes nevões um pouco por todo o país mas com maior incidência no interior norte e centro, tendo nevado a cotas baixíssimas. Seguiram-se um fevereiro extremamente quente e um dos mais secos de sempre, depois um março brutalmente quente e o mais seco de sempre, e um abril também ele excecionalmente quente, a primavera de 1997 foi a mais quente de sempre. Depois veio um período entre abril e outubro com trovoadas bem severas nalguns locais, o verão desse ano, ao contrário de outros verões mais recentes, foi recheado desses fenómenos. Seguiu-se então o célebre outono, que não foi nada simpático (em termos de bom tempo) com o nosso país. Nos meses de outubro, novembro e dezembro, sobretudo os dois primeiros, todo o país mas principalmente o sul foram assolados por temporais que causaram rastos de destruição. O pico desses temporais deu-se no dia 5 de novembro, com uma ciclogénese explosiva a varrer literalmente o Alentejo, em que Beja registou em poucas horas um acumulado superior a 100 mm, sendo ainda hoje o recorde da estação, tendo provocado a morte a 11 pessoas na sequência de cheias e destruição de habitações provocada pelo temporal. Em Badajoz foi ainda pior: 140 mm em poucas horas e 21 mortos. Se há anos em que a pasmaceira predomina, esse 1997 foi pródigo em acontecimentos.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Obrigado por relembrar esse ano de 1997, não tinha a noção que tinha sido assim - tão pródigo em fenómenos, eu basicamente só me lembro desses meses de chuva e das televisões passarem os temporais. Já agora, acho que o outono de 1998 foi seco, ou o verão muito quente. ? Pq se falou muito do ano de 1998 ter sido quente, e penso que foi quando se começou a falar de efeito estufa e aquecimento global de uma forma mais generalizada.

As duas coisas. Um verão bastante quente (verão de 1998 teve na média uma anomalia positiva de 1°C) e um outono bastante seco, em que apenas o setembro foi chuvoso (na segunda metade desse mês houve trovoadas que duraram mais de uma semana de forma quase ininterrupta, hoje em dia são só dois dias e desaparecem), outubro e novembro foram extremamente secos. Quanto ao ano propriamente dito, 1998 teve uma anomalia positiva de 0,6°C, não foi nem de perto nem de longe o ano mais quente em Portugal, foi sim a nível mundial. 1997 continua a ser de facto o ano mais quente, com uma anomalia positiva de 1,4°C

A nível mundial não sei, mas em Portugal o ano de 1998, embora quente, foi bem mais "ameno" que o extremamente quente ano de 1997, que aliás ainda hoje é o ano mais quente de sempre em Portugal, 1997 foi cerca de 0,8 ºC mais quente que 1998, nem há comparação

Sim, 1998 foi o "primeiro" ano anormalmente quente, isto claro face aos anos 80 e 70.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

1998 foi o ano mais quente a nível mundial (antes de todos estes anos recentes), em Portugal esse ano foi "ameno", 1995 e 1997 são os dois anos mais quentes do século XX (1996 foi inclusivamente mais quente do que 1998) e dois dos três anos mais quentes da história (o outro foi 2017)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Segundo as minhas contas (baseadas nos dados que o IPMA disponibilizou o ano passado), 1998 foi mais quente que 1996, 15,67 ºC vs 15,67 ºC. Onde se podem encontrar dados a nível mundial, já agora?

No boletim climatológico de 2019, 1996 aparece como o 5° ano mais quente desde 1931 (atrás de 1997, 2017, 1995 e 1989) enquanto que 1998 aparece "apenas" como o 10° ano mais quente
Quanto aos dados a nível mundial, acho que os poderás encontrar no site da WMO, penso eu
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
No boletim climatológico de 2019, 1996 aparece como o 5° ano mais quente desde 1931 (atrás de 1997, 2017, 1995 e 1989) enquanto que 1998 aparece "apenas" como o 10° ano mais quente
Quanto aos dados a nível mundial, acho que os poderás encontrar no site da WMO, penso eu
Realmente está, embora eu também já me tenha apercebido que esses dados nem sempre são coerentes de relatório para relatório. Pelas minhas contas, 1998 é "só" o 20º mais quente, e 1996 o 26º mais quente, é mesmo uma diferença muito grande em relação ao que o IPMA tem nos relatórios...
 

jfo

Cirrus
Registo
30 Dez 2020
Mensagens
91
Local
Aveiro
Isto até parece ironia. Enquanto que em muitos países da Europa estão a queixar-se de um inverno anormalmente frio, nós por cá queixamo-nos de um inverno seco.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Eu sinceramente nasci no final dos anos 90 do século passado, logo não consigo dizer nada sobre o tempo que fez nesses anos (as minhas memórias da altura são muito fracas). Talvez o primeiro ano em que realmente consigo lembrar-me de alguma coisa foi 2001, mas mesmo assim tudo muito revolto... :rolleyes:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Eu sinceramente nasci no final dos anos 90 do século passado, logo não consigo dizer nada sobre o tempo que fez nesses anos (as minhas memórias da altura são muito fracas). Talvez o primeiro ano em que realmente consigo lembrar-me de alguma coisa foi 2001, mas mesmo assim tudo muito revolto... :rolleyes:
Pois, é como eu, tenho uma vaga ideia de se falar das cheias de 2001 e de muito granizo acho que no outono de 2003, depois lembro-me bem dos verões repetidamente muito quentes. A primeira memória concreta que tenho é de quando nevou em 2006
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,392
Local
Olhão (24 m)
Eu lembro-me do Junho de 98 ser quente e ter temperaturas próximas dos 40ºC em Ourique na semana do São João, depois o resto do Verão foi mais soft e sem grandes calores, mas posso estar equivocado. :unsure:

Quanto a memórias, Outubro de 1989, Dezembro de 1989, Dezembro de 1992, Novembro de 1997. :D

Lembro-me de ir ao Alte no 1º de Maio e cair uma bela trovoada, mas também lembro-me de ir e estar um calor do caraças e isto antes de 2000, ou ir ao motocrosse na Cortelha e estar calor, chuva não me lembro. :lol:

Sempre tive noção que os Maios são quase sempre mais quentes do que o Junho em si, embora exista alguns anos que isso não aconteça, para além das trovoadas que desciam pelo Caldeirão e chegavam ao litoral, mas isso não acontecia todos os anos.
 
Última edição: