Seguimento Litoral Centro - Abril 2021

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Pois bem, aqui na Charneca o evento acumulou 14,2 mm durante a manhã e 4,6 mm durante a tarde, levando o acumulado a um total de 18,8 mm. Nada mau! :rain:

Assim sendo, o mês segue com um acumulado total de 26,4 mm. Apesar de não ser um valor péssimo, está abaixo da média para os primeiros 10 dias de abril e no ano passado, por esta altura do ano, já tinha um acumulado de quase 70 mm. Já tenho saudades de abril de 2020, um mês incrivelmente animado a nível meteorológico, com frio, chuva, frentes, cut-offs... e em pleno confinamento, com muito tempo para acompanhar tudo o que passava, depois dum inverno fraquinho! :w00t:

Charneca de Caparica
Máx: 19,2°C
Mín: 14,5°C
Prec: 18,8 mm

Agora estão 14,6°C e céu pouco nublado. Não espero mais instabilidade por aqui nos próximos dois ou três dias, e a temperatura até deverá subir ligeiramente, mas com mais humidade devido ao vento de oeste. :calor:
 


Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Um aguaceiro particularmente mais intenso e prolongado ao final da tarde, mas sem trovoada, ainda fez subir o acumulado total do dia para os 12 mm! :)
Não foi mau, mas esperava mais numa situação que parecia mais promissora e com aviso amarelo emitido... No geral, um evento fraco por aqui.

Entretanto não choveu mais, o vento enfraqueceu e está mais fresco. 13,6°C
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Lindíssimas fotos!

Obrigado Ricardo :thumbsup: Para mim as cores da Primavera não se ficam nada atrás das do Outono :D

psiu... muda para o tópico de Abril, os links do cabeçalho não foram actualizados.

Não tinha reparado, obrigado pela correcção , já estão no tópico correto! ;)

---------------------------------------------------------

Quanto ao dia de ontem , o acumulado ficou-se pelos 4.5mm, não sendo nada de especial , foi uma lufada de ar fresco na secura que andava para aqui ! Abril segue com 10.4mm, agora teremos uns dias novamente secos, mas para o final da semana poderemos ter muita animação, GFS e ECM em consenso quanto a uma depressão isolada em altitude vinda de SE, e que iria trazer muita instabilidade, sobretudo no Sul do país, contudo a esta distância temporal ainda muita coisa , ou mesmo tudo pode mudar, muito interessante seguir as próximas saídas operacionais do modelos! Resto de bom fim de semana a todos!

Hoje de manhã com tanta humidade no solo ainda consegui ver esta amiga a espreitar para mim, não tarda muito já estarão enterradas debaixo da terra para se protegerem do calor do Verão :)

Salamander, Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Por aqui a madrugada ainda trouxe umas pingas... Os aguaceiros fracos ainda renderam 0,3 mm, elevando o total do acumulado para os 19,1 mm. O mês segue com 26,7 mm, o que não é um valor péssimo tendo em conta que estamos a 11 de abril... :rain:

Entretanto o dia segue com tempo ameno e céu pouco nublado. Estão 19,7ºC, com vento fraco a moderado de oés-noroeste. :)
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Ontem foi um grande dia, com sucessivos aguaceiros moderados a fortes, rendendo um total de 15 mm :thumbsup: Só faltou mesmo o espetáculo elétrico :D
Pelas 13h caiu uma carga daquelas ao ponto de ter de conduzir quase a 20 Km/h e com o para-brisas no máximo :shocking:

Mínima:
13,8ºC
Máxima: 18,9ºC
Acumulado: 15 mm

Hoje o dia segue agradável e pouco nublado, após uma manhã ainda nublada e com alguns borrifos dispersos.
O vento rodou para NW e tem soprado fraco.

Mínima de hoje:
13,2ºC
T. Atual: 19,0ºC
HR: 55%
Vento: NW / 4,3 Km/h
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boas,

Ontem foi um dia de Abril Águas Mil à maneira antiga. :thumbsup:
Posso dizer que aqui foi um evento bem generoso a nível de precipitação, com um acumulado total de 33.10 mm.

De destacar o período de precipitação intensa por volta das 09h da manhã, com um rain rate máximo de 76.2 mm/h. Eu estava a dormir como uma pedra, a minha namorada é que deu conta e foi espreitar à janela, disse que parecia fumo e o barulho era ensurdecedor.
Outro período de precipitação assinalável ocorreu à hora de almoço, rain rate máximo de 41.4 mm/h.

ESMTYPa.png


A tarde foi caracterizada por períodos de boas abertas intercalados com aguaceiros, embora curtos e de fraca intensidade.

O vento aumentou com o crescer do dia.

Descida de temperatura, foram estes os extremos registados: 19.3ºC / 14.9ºC.

___________________

Hoje regressou o marasmo meteorológico, fui dar uma volta pela Costa de Caparica e o sol já queimava. Como tenho pele super clara fiquei logo com cor de tomate, como os Bifes hahaha

Temperatura máxima de 23.4ºC. A mínima vai ser apurada até à meia noite, até daqui a pouco.
Acumulado: 0.20 mm (aguaceiro fraco de madrugada)
EDIT: mínima de 13.4ºC (23:59)

Sigo com 13.5ºC, vento fraco de NW.
A próxima madrugada vai ser fresca.
 
Última edição:

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

O dia acordou soalheiro, mas rapidamente aumentou de nebulosidade e ficou geralmente nublado.
Que eu me tivesse me apercebido, ainda não caiu nada por aqui, mas também confesso que não estava nada à espera de poder haver precipitação hoje, pensava que só regressasse lá para quarta-feira. Enfim, a meteorologia sempre a surpreender :D
O vento tem soprado fraco de W.

Ontem: 12,7ºC / 19,5ºC (mínima batida antes da meia-noite)
Hoje:
9,2ºC / 19,6ºC

T. Atual: 18,0ºC
HR: 72%
Vento: W / 4,3 Km/h