Seguimento Açores e Madeira - Abril 2021

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
A trovoada continua ...

A chuva parece ter acalmado um pouco nos últimos minutos ...

Estou a ver no mapa e estão a haver raios pela ilha toda ...

Feteira, Praia, ao largo de Angra ...

Não me lembro de tanta trovoada desde há muito tempo ...

Edit1 (02:58) - A chuva retoma com intensidade, a trovoada continua ... Agora mais para os lados de São Mateus ... Os trovões são impressionantes ...

Edit2 (03:09) - A coisa acalmou por agora mas ainda ouve se alguns trovões mas um pouco mais longe de onde estou.

A chuva também está mais calma.

Mas nunca fiando ... Pode apenas ser um intervalinho ...
 
Última edição:


Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Ora viva pessoal ...

Por aqui temos tido mais animação pela madrugada ...

Temos alguns aguaceiros pontualmente moderados ...

Nada de muito especial mas digno de deixar nota aqui no fórum.

Edit (02:23) - Ok malta ... começou outra vez a chover com intensidade e agora juntamente com DE's ... Vamos ter uma noite animada ... :rain::trovao::rain:

Edit 2 (02:33) - Chuva intensa e trovoada a 4 segundos da minha casa ... Impressionante ... Trovoada muito perto de Angra ... :unsure:


Edit (02:37) - Trovoada intensa mesmo em cima de Angra ... Estamos todos com algum receio ... Não me lembro de trovões tão fortes e tão perto ... :trovao:Chove também insistentemente

Chove desalmadamente por Angra e parece que tenho relâmpagos no quintal, como relata e bem o @Wessel1985.

Espero não haver problemas em nenhum lugar da ilha fruto desta chuva intensa.

A trovoada continua ...

A chuva parece ter acalmado um pouco nos últimos minutos ...

Estou a ver no mapa e estão a haver raios pela ilha toda ...

Feteira, Praia, ao largo de Angra ...

Não me lembro de tanta trovoada desde há muito tempo ...

Edit1 (02:58) - A chuva retoma com intensidade, a trovoada continua ... Agora mais para os lados de São Mateus ... Os trovões são impressionantes ...

Edit2 (03:09) - A coisa acalmou por agora mas ainda ouve se alguns trovões mas um pouco mais longe de onde estou.

A chuva também está mais calma.

Mas nunca fiando ... Pode apenas ser um intervalinho ...

Salaam Aleikum,

Depois de voltar a ligar os disjuntores e confirmar que tudo estava bem nas imediações, venho confirmar e acrescentar alguns dados aos relatos do @Wessel1985 e do @AzoresPower.

De minha parte, na costa Sul/Sueste, o céu desabou entre (aproximadamente) as 2:30 e as 3:45.

De notar que, por volta das 2:55 (quando apenas tinha os disjuntores de iluminação dos 3 pisos ligados) vi um clarão massivo a iluminar o hall de entrada com explosão imediata e, seguidamente, ficou tudo às escuras. Ao perceber a intensidade da onda de choque - e que onda! - desliguei o "geral" no quadro.

Voltando à tormenta, logo após o relâmpago que caiu aqui nas imediações, dei uma olhada para o perímetro exterior onde encontrei um vizinho atarantado de lanterna na mão a observar as suas torres contendo antenas de radio-amador...

Chovia copiosamente e trovejava com igual intensidade até às 3:45, quando a mesma afastou-se na direcção de (creio) Leste/Nordeste.

Acerca do trovão das 2:55, muito sinceramente, já senti o impacto de raios que caíram próximo, mas a onda de choque que se propagou pelo edifício fez-me lembrar da onda de choque de engenhos explosivos de calibre militar que experienciei noutras latitudes do planeta. E nem sequer estou a falar de granadas ofensivas, minas anti-tanque ou RPG's...

Para se ter uma ideia, um dos meus cães é uma cadela de 13 anos que está praticamente surda e ela não achou piada nenhuma a aquela m#rd@.
Após acalmar os cães e mandá-los para o quarto acalmar a minha namorada, fui ao jardim para apreciar o espectáculo (de forma o mais segura possível) e que espectáculo foi!

A finalizar, alguém consegue dizer-me se há maneira de saber onde caiu aquele raio com a maior precisão possível?

Cumps,
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Convecção intensa mas tendencialmente breve.

F2rGqKH.gif
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mais uma vez, enquanto não houver um evento decente no Continente, contento-me com os generosíssimos acumulados das ilhas adjacentes... Por alguma razão, a rede IPMA falhou durante a noite e não possui, portanto, dados fidedignos acerca da precipitação na última madrugada. :unsure: Assim sendo, fui buscar os dados do Wunderground para o arquipélago dos Açores, que parecem ser mais corretos.

(rede Wunderground - Grupos Central e Oriental dos Açores)
Ponta Delgada - 26,4 mm
Mosteiro - 13,7 mm
Rabo de Peixe - 23,4 mm
Lagoa - 28,7 mm
Lombo do Alcaide - 39,6 mm
Água Retorta - 49,5 mm
Santo Espírito - 22,3 mm
Vila das Lajes - 28,1 mm
Biscoitos - 22,6 mm
Santa Bárbara - 32,3 mm
Parque Industrial - 28,5 mm
Angra do Heroísmo - 42,5 mm
Pesqueiro - 47,8 mm
Cinco Ribeiras - 49,8 mm
Santo Amaro - 57,9 mm
Feteira - 9,9 mm
Horta - 8,9 mm
Lomba - 14,4 mm
Ribeirinha - 21,0 mm

(rede IPMA - arquipélago da Madeira)
Bica da Cana - 25,6 mm
Porto Moniz - 4,9 mm
São Vicente - 0,7 mm
São Jorge - 0,3 mm
Santana - 0,6 mm
São Lourenço - 1,1 mm
Porto Santo - 0,8 mm
Ponta do Pargo - 8,5 mm
Lombo da Terça - 12,3 mm
Calheta - 13,2 mm
Ponta do Sol - 18,4 mm
Quinta Grande - 17,8 mm
Lido - 6,8 mm
Funchal - 5,8 mm
Cancela - 8,7 mm
Monte - 11,0 mm
Pico Alto - 14,0 mm
Areeiro - 15,2 mm
Pico do Areeiro - 16,5 mm
Santo da Serra - 2,7 mm
Aeroporto - 12,4 mm

Os dados são relativos ao evento. No caso da Madeira são os valores desde o dia 8 e no caso dos Açores são os valores desde o dia 10, no Grupo Oriental, e do dia 11, no Grupo Central. :rain:
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Bom dia,

A trovoada continua e os aguaceiros pontuais por angra do heroísmo

Importa também dizer que aconselha-se cautela na circulação. Para além de alguns ramos caídos e de estradas inevitavelmente sujas, todos os semáforos encontravam-se OFF até há pouco e a circulação na VVN era dificultada por condições de visibilidade muito reduzidas.

Penso que os 'calafans' ainda poderão ter um ou dois relâmpagos para se entreterem durante o dia de hoje. Era justo...

Cumps,
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Salaam Aleikum,

Depois de voltar a ligar os disjuntores e confirmar que tudo estava bem nas imediações, venho confirmar e acrescentar alguns dados aos relatos do @Wessel1985 e do @AzoresPower.

De minha parte, na costa Sul/Sueste, o céu desabou entre (aproximadamente) as 2:30 e as 3:45.

De notar que, por volta das 2:55 (quando apenas tinha os disjuntores de iluminação dos 3 pisos ligados) vi um clarão massivo a iluminar o hall de entrada com explosão imediata e, seguidamente, ficou tudo às escuras. Ao perceber a intensidade da onda de choque - e que onda! - desliguei o "geral" no quadro.

Voltando à tormenta, logo após o relâmpago que caiu aqui nas imediações, dei uma olhada para o perímetro exterior onde encontrei um vizinho atarantado de lanterna na mão a observar as suas torres contendo antenas de radio-amador...

Chovia copiosamente e trovejava com igual intensidade até às 3:45, quando a mesma afastou-se na direcção de (creio) Leste/Nordeste.

Acerca do trovão das 2:55, muito sinceramente, já senti o impacto de raios que caíram próximo, mas a onda de choque que se propagou pelo edifício fez-me lembrar da onda de choque de engenhos explosivos de calibre militar que experienciei noutras latitudes do planeta. E nem sequer estou a falar de granadas ofensivas, minas anti-tanque ou RPG's...

Para se ter uma ideia, um dos meus cães é uma cadela de 13 anos que está praticamente surda e ela não achou piada nenhuma a aquela m#rd@.
Após acalmar os cães e mandá-los para o quarto acalmar a minha namorada, fui ao jardim para apreciar o espectáculo (de forma o mais segura possível) e que espectáculo foi!

A finalizar, alguém consegue dizer-me se há maneira de saber onde caiu aquele raio com a maior precisão possível?

Cumps,

Ora viva ... Após algumas horas volto ao Nowcasting ...

Enquanto escrevo a chuva acalmou um pouco mas continuava a chover bem quando acordei há coisa de uma hora ...

Continua-se a ouvir trovoada apesar de mais longínqua ...

Em relação ao relato incrível do @Kamikaze confirmo totalmente o que ele referiu e não diria melhor ...

Os primeiros trovões aqui pela cidade assustaram a sério tal a intensidade da onda de choque ...

Parecia de facto a detonação de um explosivo ...

Depois dessa primeira fase a trovoada continuou mas mais em outros locais da ilha e começamos toda a família a acompanhar através do lightningmaps.org ...

Foi ai que vi que a coisa pela tua zona estava mal ou seja zona de Porto Judeu/São Sebastião ...

Houve varios raios nessa zona a cair em terra mas houve um que me deixou a pensar pois caiu mesmo junto a um caminho onde existem casas ... Poderá ter sido esse a que te referes ...

Foi entre a Estrada regional e a Rua Pedro Francisco se não estou em erro na estrada de ligação entre essas duas estradas mesmo junto às casas ...

Edit (12:09) - Recomeça a chover com alguma intensidade aqui por Angra e ouve se alguns trovões mas nota-se que longe daqui ... De acordo com o mapa continuam as DE mas no mar por agora ...
 
Última edição:

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Ora viva ... Após algumas horas volto ao Nowcasting ...

Enquanto escrevo a chuva acalmou um pouco mas continuava a chover bem quando acordei há coisa de uma hora ...

Continua-se a ouvir trovoada apesar de mais longínqua ...

Em relação ao relato incrível do @Kamikaze confirmo totalmente o que ele referiu e não diria melhor ...

Os primeiros trovões aqui pela cidade assustaram a sério tal a intensidade da onda de choque ...

Parecia de facto a detonação de um explosivo ...

Depois dessa primeira fase a trovoada continuou mas mais em outros locais da ilha e começamos toda a família a acompanhar através do lightningmaps.org ...

Foi ai que vi que a coisa pela tua zona estava mal ou seja zona de Porto Judeu/São Sebastião ...

Houve varios raios nessa zona a cair em terra mas houve um que me deixou a pensar pois caiu mesmo junto a um caminho onde existem casas ... Poderá ter sido esse a que te referes ...

Foi entre a Estrada regional e a Rua Pedro Francisco se não estou em erro na estrada de ligação entre essas duas estradas mesmo junto às casas ...

Edit (12:09) - Recomeça a chover com alguma intensidade aqui por Angra e ouve se alguns trovões mas nota-se que longe daqui ... De acordo com o mapa continuam as DE mas no mar por agora ...

Correcto e afirmativo.

Confere... Nessa altura, como já referi, só tinha os disjuntores de iluminação de cada um dos pisos ligados e já estava com ideias de ir para o exterior apreciar o espectáculo, contudo, penso que se lá estivesse nesse exacto momento (no mínimo) iria ficar com os ouvidos a zunir. Pensei, sinceramente, que, apesar de ter vidros duplos, alguma janela tinha partido só pelas dimensões das mesmas. No interior, portas, objectos decorativos, mexeu tudo. Foi um estardalhaço brutal...

A verdade é que já estava na cama a ver TV para "chamar o sono" quando começou a trovejar subitamente, mas com intensidade excessiva e lembro-me de pensar: "Vou 'masé' desligar esta m#rd@ toda no quadro antes que me aconteça o mesmo que ao Rui ********" [que viu uma tv led explodir por causa de um raio].
Não podia usar laptop, tablet ou desktop (apesar deste último ter um UPS) porque todo o suporte da rede já estava desligado e nem me passou pela cabeça usar o smartphone para ver o Lightning Maps ou o Blitzortung através dos dados.

Palavra d'honra, às tantas foi mesmo melhor assim...

@Wessel1985, não guardaste registo disso? É que aposto que alguém nas redondezas deve ter guardado registo nas cuecas. :D

As imagens do radar voltaram.... quase no final do evento.... mas parece que ainda vamos ter um início de tarde animada de a célula que está em aproximação à terceira continuar a crescer

Positivo e operante. Habemus radar!:palmas: