Seguimento Litoral Centro - Abril 2021

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Mantém-se os restos da frente oclusa ao longo de uma faixa alargada de Portalegre a Lisboa. Tem vindo a descer em latitude, o movimento das nuvens e respectivas precipitações em geral fracas é de ENE para WSW e SW ao chegar ao litoral.

DeXhl8I.gif
TGBxQaL.gif


Com o aquecimento diurno nascem agora novas células isoladas.
Uma está nesta altura a atravessar o Mar da Palha (estuário do Tejo ribatejano) em direcção a Almada e talvez apanhando a Baixa e zona oriental de Lisboa.
Tinha eco laranja há pouco, que entretanto já desvaneceu:
qvHnUIl.jpg
LBIdOy6.jpg


Durante a madrugada e manhã continuou a chover fraco aqui na zona, acumulou 2,4 mm até ao meio-dia em Meteo Santa Iria e 3,3 mm até às duas da tarde na Escola.

Com a cobertura nebulosa a tornar-se mais leve e com abertas a temperatura vai subindo a e a máxima provisória aqui na Póvoa é 19,9ºC minutos atrás. Mais nublado entretanto.
E em Santa iria a subir ainda mais, 21,1ºC.
A sensação é de tempo abafado devido à humidade relativa elevada.
Manteve-se acima dos 80% até às 14h30, desceu agora para 76% aqui na zona alta da Póvoa; em Santa iria desceu mais depressa, o aumento de temperatura e a descida do ponto de orvalho foram mais rápidos, 62% agora.

Enquanto escrevo, a tal célula enfraqueceu, mas não esquecer que o radar de Coruche está "indisponível" e os outros radares não vêem nesta zona do país abaixo de uma altitude de 3 e 2 Km, aproximadamente, respectivamente para Arouca e Loulé.
qy5NMVa.jpg


Nos acumulados de ontem entre as EMA's oficiais de todo o continente, Praia da Rainha (Almada) levou a palma do maior valor nas 24 horas: 20,8 mm.
Na RLC, Cabo Raso e Leiria tiveram o segundo e terceiro maiores acumulados das EMA.

SJ3rPLi.jpg


Asza1Jn.jpg
 
Última edição:


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Hoje o dia foi de céu nublado durante a manhã e pouco nublado durante a tarde, mas com muita nebulosidade para o Interior. Durante a madrugada caiu muito pouca chuva - somente 0,3 mm - contudo, depois de muitas horas sem chover, eis que aparece um aguaceiro moderado a forte há pouco (e brilha o sol nas árvores). :rain: :w00t:

De facto, durante a tarde esteve um tempo bastante ameno e primaveril, embora com nebulosidade muito escura para sudeste e leste. :)
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,125
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boa noite,

Dia sem muita história.
Manhã de céu nublado a que se seguiu uma tarde amena/abafada com algumas abertas, ou seja, a condizer com a estação. :p

Acumulado de 0.51 mm fruto de dois aguaceiros, um de madrugada e outro após as 08h. No resto do dia esta zona ficou fora do radar da precipitação.

22.4ºC / 14.7ºC

Sigo com 16.9ºC, vento fraco de N/NE.