Seguimento Meteorológico Livre - 2021

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Vamos a ver aquilo que teremos pela frente, mas pelo menos para aqui o dia que prevejo mais precipitação ou que existem mais hipoteses de precipitação será no dia 26 Abril.
Até lá os aguaceiros e trovoadas parecem ser bastantes dispersos e erráticos.
O previsto para aqui segundo os modelos ronda os 35 mm!
Já te estas a alinhar mais comigo:D
No início da semana o cenário era mais animador e tem vindo a se esbater. Ainda assim finalmente teremos uma rega mas não me parece que serão grandes quantidades ou >30mm.
Entretanto vão aparecendo cenários futuros de continuação da instabilidade que já sabemos como funcionam.
Para amanhã e Domingo poderei fazer a vida quase normal que a chuva não incomodará muito...e dá-me jeito
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
:intrigante:de certeza que não há para aí uns avisozinhos a fazer, por parte do IPMA?

Meteram, pouco depois do teu post, para agitação marítima mas como de costume, tarde, a más horas e um bocadinho ao lado. Temos que mandar uma carta à AEMET e fazer uma petição para juntar uns trocos a ver se eles começam a emitir avisos para Portugal, geralmente fazem-no correctamente e, frequentemente, com 3 dias de avanço. E apesar do país com o triplo do tamanho (edit: afinal é 5 vezes maior, my bad) conseguem fazê-lo com o dobro da especificidade. Raramente há lá avisos para um distrito inteiro se só vai cair granizo numa cidade (por exemplo).
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Desilusão? :D

Xff9hFG.gif


NNYfWTE.png
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa tarde.ainda estou vivo:p,houve uma situação na minha vida,e mudei de casa,não tenho a estação montada,mas brevemente vamos ter dados e vou voltar novamente há rotina normal por aqui :D,e por aqui muito negro :rolleyes: para a zona da raia,agora estou com outras vistas diferentes :rolleyes:.
Fico feliz por estar tudo bem consigo amigo :) É só que estranhei a sua ausência prolongada, visto que você é das poucas pessoas que vão dando vida ao seguimento do Interior.
Boa sorte nessa nova etapa da sua vida e tudo de bom para si e para os seus, abraço :thumbsup:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,039
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Desta vez não há volta a dar e não peço desculpa a ninguém: foi um tremendo fiasco a previsão do IPMA para hoje nas regiões a sul, especialmente Algarve. Incompreensível como é possível porem 100% de probabilidade de precipitação em tantos concelhos? Ainda têm hora e meia para se "limparem"...
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Desta vez não há volta a dar e não peço desculpa a ninguém: foi um tremendo fiasco a previsão do IPMA para hoje nas regiões a sul, especialmente Algarve. Incompreensível como é possível porem 100% de probabilidade de precipitação em tantos concelhos? Ainda têm hora e meia para se "limparem"...
De facto incompreensível... Faro por exemplo com 100% de possibilidade de chuva hoje?:facepalm:
 

Mr.Jet

Cumulus
Registo
19 Set 2020
Mensagens
123
Local
Portugal
Desta vez não há volta a dar e não peço desculpa a ninguém: foi um tremendo fiasco a previsão do IPMA para hoje nas regiões a sul, especialmente Algarve. Incompreensível como é possível porem 100% de probabilidade de precipitação em tantos concelhos? Ainda têm hora e meia para se "limparem"...

Essas probabilidades devem ser calculadas com o ensemble do ECMWF. E se for, é isso que o ensemble ditou:

ZP6fAOd.png


QCkh48h.png


Já agora de experiencia pessoal fui percebendo que muita gente por exemplo na agricultura olha para os 100% como um bom dia de chuva, e lá vou tentado explicar que não é bem isso que significa a probabilidade, pode ser um dia de chuvisco ou como parece ser o caso, quase só ameaça disso.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Desta vez não há volta a dar e não peço desculpa a ninguém: foi um tremendo fiasco a previsão do IPMA para hoje nas regiões a sul, especialmente Algarve. Incompreensível como é possível porem 100% de probabilidade de precipitação em tantos concelhos? Ainda têm hora e meia para se "limparem"...
Se era aquilo que os modelos previam, se não foi sequer contrariado por ninguém aqui (porque todos sabem ver modelos) porque haveria o ipma de estar preocupado com pedidos de desculpa?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,397
Local
Olhão (24 m)
Desta vez não há volta a dar e não peço desculpa a ninguém: foi um tremendo fiasco a previsão do IPMA para hoje nas regiões a sul, especialmente Algarve. Incompreensível como é possível porem 100% de probabilidade de precipitação em tantos concelhos? Ainda têm hora e meia para se "limparem"...

A probabilidade de 100 % é referente à probabilidade de chover mais de 1 mm e isso, era previsto pelo ECM, agora chover ou não chover eis a questão.

Hoje, o ECM previa isto, no Algarve, na saída das 00 h

22071272_eZhVQ.jpeg


Desde Março, que noto falhas nos modelos em previsões a 1 semana, que antigamente eram certeiras e acontecia um erro ou outro, mas uma previsão de quase 40 mm nos modelos e depois chover 0 mm é um erro muito crasso e contra isso nada se pode fazer, falta dados e depois os modelos dão previsões erróneas e como quem segue estas ferramentas sejam amadores ou profissionais pode-se dizer que hoje era um bom dia de chuva e no final não caiu pinga. A ciência não é exacta logo está sujeita a erros e quanto mais dados faltam pior a previsão, então em Março e Abril tem sido bastante errónea.

Houve uns dias em Março em que o GFS mostrava a iso 20ºC no sul e isso nunca aconteceu na realidade.

Já agora, outro assunto, muito curioso, ah e tal, a AEMET é muito melhor que o IPMA, mas uma pessoa consulta o radar da AEMET e parece que estamos a ver imagens dos anos 2000, o nosso mapa dinâmico dá 1000000-0 à AEMET em termos de qualidade e a AEMET também tem falhas em estações, radares off e etc, os avisos talvez sejam a área melhorzinha, mas se o IPMA fizesse um upgrade dos mesmos e divide-se mais por zonas dentro dos distritos ficaria melhor, mas na designação do aviso tem havido principalmente no Algarve uma divisão da zona oeste ou leste que é mais afectada.
 

Mr.Jet

Cumulus
Registo
19 Set 2020
Mensagens
123
Local
Portugal
As probabilidades baseadas em ensemble são muito uteis e bastante certeiras, em geral.
O que referi foi mais no sentido da forma como se interpreta por exemplo os 100%.
Em 24h chover 1mm em chuviscos é basicamente "nada", mas dá os tais 100%.
Saída determinista já é outra historia diferente, os erros são de outra escala.

Sobre previsões,

"que antigamente eram certeiras e acontecia um erro ou outro"


Isso é uma afirmação arrojada no mínimo.
Mas no ultimo ano parece que houve sim uma degradação das previsões em termos gerais, modelos meteorológicos globais deixaram de ter dados de milhares de voos diários da aviação civil que não se realizaram por causa do Covid.
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Já agora, outro assunto, muito curioso, ah e tal, a AEMET é muito melhor que o IPMA, mas uma pessoa consulta o radar da AEMET e parece que estamos a ver imagens dos anos 2000, o nosso mapa dinâmico dá 1000000-0 à AEMET em termos de qualidade e a AEMET também tem falhas em estações, radares off e etc, os avisos talvez sejam a área melhorzinha, mas se o IPMA fizesse um upgrade dos mesmos e divide-se mais por zonas dentro dos distritos ficaria melhor, mas na designação do aviso tem havido principalmente no Algarve uma divisão da zona oeste ou leste que é mais afectada.

O mapa de radares do IPMA, de facto, é muito bom, mas é quando funciona.. já estamos há pelo menos dois dias limitados a apenas um radar, por exemplo. Tudo bem que esse radar cobre quase o país todo, e até cobre a zona com, geralmente, maior precipitação. Mas nestes próximos dias vai fazer falta o de Loulé e duvido que esteja a funcionar (vendo pelo da AEMET já está a fazer falta neste momento). Mas concordo, deve-se elogiar porque realmente quando funciona, o ''nosso'' mapa é MESMO bom. Devia era funcionar sempre.

Mas o da AEMET não se fica nada atrás, cobre o nosso país quase todo e para mim só tem um defeito, que é omitir a geografia de Portugal. O deles também tem a vantagem de, passando o rato por cima, mostrar a reflectividade medida naquele ponto específico (edit: também mostra os valores de precipitação acumulada em uma e em seis horas e a altura dos topos das nuvens, mas só radar a radar, não no geral).

Não acho no entanto que os avisos sejam a única área ''melhorzinha''.. as previsões descritivas deles são melhores, as cartas deles (e a variedade disponível) são melhores, fazem, diariamente, uma apresentação em vídeo (estilo meteorologista da TV) para os próximos dias, entre outras coisas, que, se usares o site deles, te apercebes rapidamente. O site deles também parece ser deste século, ao contrário do nosso, que apesar de ter sido actualizado ''recentemente'' ainda parece daqueles sites que eu fazia no publisher no oitavo ano, mas isso é de somenos.

Aquilo que realmente temos em melhor qualidade (mas não em quantidade) são os produtos derivados dos satélites. Aí sim, os que temos, apresentam muito melhor qualidade e funcionalidade que os deles.
 
Última edição:

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
O mapa de radares do IPMA, de facto, é muito bom, mas é quando funciona.. já estamos há pelo menos dois dias limitados a apenas um radar, por exemplo. Tudo bem que esse radar cobre quase o país todo, e até cobre a zona com, geralmente, maior precipitação. Mas nestes próximos dias vai fazer falta o de Loulé e duvido que esteja a funcionar (vendo pelo da AEMET já está a fazer falta neste momento). Mas concordo, deve-se elogiar porque realmente quando funciona, o ''nosso'' mapa é MESMO bom. Devia era funcionar sempre.

Mas o da AEMET não se fica nada atrás, cobre o nosso país quase todo e para mim só tem um defeito, que é omitir a geografia de Portugal. O deles também tem a vantagem de, passando o rato por cima, mostrar a reflectividade medida naquele ponto específico (edit: também mostra os valores de precipitação acumulada em uma e em seis horas e a altura dos topos das nuvens, mas só radar a radar, não no geral).

Não acho no entanto que os avisos sejam a única área ''melhorzinha''.. as previsões descritivas deles são melhores, as cartas deles (e a variedade disponível) são melhores, fazem, diariamente, uma apresentação em vídeo (estilo meteorologista da TV) para os próximos dias, entre outras coisas, que, se usares o site deles, te apercebes rapidamente. O site deles também parece ser deste século, ao contrário do nosso, que apesar de ter sido actualizado ''recentemente'' ainda parece daqueles sites que eu fazia no publisher no oitavo ano, mas isso é de somenos.

Aquilo que realmente temos em melhor qualidade (mas não em quantidade) são os produtos derivados dos satélites. Aí sim, os que temos, apresentam muito melhor qualidade e funcionalidade que os deles.

Os radares deveriam funcionar sempre, mas nem sempre as coisas são como gostaríamos. A complexidade dos sistemas (electrónicos, comunicação, etc) num radar meteorologico é tal que por vezes surgem problemas, é inevitável. Ainda mais provável em radares mais antigos como o de Coruche e o de Loulé. Não é por falta de competência. Ninguém mais que o IPMA quer tudo a funcionar sem problemas, uma vez que os radares são parte fundamental na vigilância. Se não estão operacionais, é porque não foi mesmo possível resolver até ao momento.
 

Mr.Jet

Cumulus
Registo
19 Set 2020
Mensagens
123
Local
Portugal
Loulé não sei, parece imprevisto, ninguém quer 2 radares offline, muito menos o IPMA.
Coruche julgo ter visto no Base há uns meses a adjudicação de obras na torre do radar
Quer um quer outro radar terão uma modernização importante para polarização dupla mas acho que isso ainda não começou

Sobre o referido, nem Espanha nem Portugal me satisfazem nesta área
É até risível os 8 ou 9 minutos que demoram a aparecer atualizações de radar no site do IPMA.
Felizmente que isto não é o Midwest americano com os seus tornados pois por cá metade dos preciosos 20 minutos de radar que salvam anualmente milhares de vidas são desperdiçados em "burocracia" digital
Sei que não dá para ser em tempo real mas que diabo, 9 minutos? Estão a usar algum relay na Lua?