Seguimento Litoral Norte - Abril 2021

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Já ouvi roncar a este de Espinho
5ecc5407702ec89b40418cfb62c01d7c.jpg


Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk
 


Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Muito bom o segundo vídeo Rui! :w00t::thumbsup:

Obrigado João Pedro. :thumbsup:

Deixo mais dois vídeos, agora da fotogénica célula que estava a este de Braga, com uma bela shelf cloud. Fim de tarde que deu pra lavar bem as vistas.

 
Última edição:

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Boa noite,

Um resumo do final de tarde que foi espetacular. Estava na Santa Marta quando passou por cima a célula da esquerda nos vídeos do @Ruipedroo e tive que me retirar para o carro e ainda fiquei todo molhado para ver se apanhava algum raio, mas nada. Antes de ir para o carro fui para o lado com vista para este e via-se, por entre a chuva que estava a cair, outras torres e na base a shelf cloud. Depois de passar a chuva voltei para aí e estava com uma shelf cloud enorme iluminada pela luz do pôr do sol. Passado uns minutos via-se mais uma grande torre a crescer e não tardou nada a ouvirem-se vários trovões. Acabou por enfraquecer, mas veio mais uma torre para voltar a animar. Via-se a torre toda cor de rosa com a shelf cloud em baixo e de repente um raio sai da base. Infelizmente não o apanhei pois estava a tirar fotos seguidas para uma timelapse. Nesse momento parei e foquei-me em apanhar os raios, mas nunca mais dava nenhum. Troquei então de objetiva para aproximar mais um pouco pois ainda estava com a grande angular e assim o raio ficaria muito pequeno. No momento em que estou a trocar vejo outro raio enorme! :angry:
Quando já estava preparado nunca mais via nenhum, até que vi um mais fraquito e quase que ficou fora da foto. Esperei e esperei, mas nada, não houve mais nenhum.
Mesmo assim foi um final de tarde espetacular com umas nuvens com estrutura fantástica :w00t:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Bom dia desde Braga e arredores :)

Depois de um FDS interessante do ponto de vista convectivo, dependendo da localização de cada um (convecção muitas vezes rima com lotaria :D), a semana começa fresquinha, com céu com algumas nuvens. Ao longo da semana, poderemos ter mais chuvinha. A erva vai crescer nos campos. O verde da paisagem intensifica-se. Deixemos os calores de verão para a altura devida.

Para já, tempo absolutamente primaveril.

Boa semana para todos. ;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Bem vindos à nova semana, provavelmente mais calma meteorologicamente falando, típica portanto.

Epá, vocês ficam com a animação toda! Toda...
Aqui parece um qualquer local bem diferente, muito calmo, muita paz, sossego. Bolas!
Lá diz o ditado: um dia é da caça, o outro do caçador. :D

A chuva tem chegado cá, a trovoada é que teima em passar a raspar ou muito ao longe.
O acumulados tem sido apenas pequenos. Ontem tive 16,9 mm, sendo que o mês leva um acumulado de 95,7 mm.
A EMA de Paços de Ferreira registou uns módicos 11,4 mm, o valor mais baixa da rede do Litoral Norte.
Felizmente tem sido espaçada a sua queda e ainda pouco reguei a relva e árvores fruteiras.

Hoje o dia começou com boas abertas, com sol a brilhar, mas lentamente o céu encobriu.
O vento sopra agora fraco de ONO.
Está ameno.

Tactual: 20,2ºC
Hr: 65%
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa noite,

por aqui dia sem chuva e bastante ameno, mínima de 12.4ºc e máxima 20.0ºc.

Neste momento 16.2ºc , vento NNW 15 Km/h e 78% HR.

Hoje as células andaram mais ao longe, como estas vistas para Leste ao pôr do Sol há minutos, pelo radar estariam na zona de Amarante:

SQHT5Gg.jpg
 
Última edição: