Seguimento Meteorológico Livre - 2021

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,057
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
A partir do dia 10 Junho ainda está tudo muito incerto, pelo que não se pode ainda falar em onda de calor.
Alem disso será provável a ocorrência de trovoadas a partir do dia 10 Junho e tempo fresco possivelmente em especial a partir de 15 Junho!
Tempo fresco? A meu ver é pouco provável dada a altura do ano e ainda falta muito tempo até dia 15... :intrigante:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
As previsões não enganam vamos ter uma primeira onda de calor!

Acho que já houve recentemente uma onda de calor no interior do país (sobretudo norte e centro) no final de maio. E acho que também já houve outra em fins de março nalguns locais, aquando das poeiradas em suspensão do norte de África registadas nos últimos dias do mês. Portanto nalguns locais esta poderá ser a terceira onda de calor do ano, mas também poderei estar errado

A partir do dia 10 Junho ainda está tudo muito incerto, pelo que não se pode ainda falar em onda de calor.
Alem disso será provável a ocorrência de trovoadas a partir do dia 10 Junho e tempo fresco possivelmente em especial a partir de 15 Junho!

A atual onda de calor que está em curso é praticamente uma certeza no interior do país, sobretudo do norte e centro. Aliás a onda de calor terá já iniciado entre ontem e hoje nalguns destes locais, pelo que com as previsões até ao fim de semana de Santo António será certamente um dado adquirido
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Acho que já houve recentemente uma onda de calor no interior do país (sobretudo norte e centro) no final de maio. E acho que também já houve outra em fins de março nalguns locais, aquando das poeiradas em suspensão do norte de África registadas nos últimos dias do mês. Portanto nalguns locais esta poderá ser a terceira onda de calor do ano, mas também poderei estar errado



A atual onda de calor que está em curso é praticamente uma certeza no interior do país, sobretudo do norte e centro. Aliás a onda de calor terá já iniciado entre ontem e hoje nalguns destes locais, pelo que com as previsões até ao fim de semana de Santo António será certamente um dado adquirido

Atenção que "onda de calor" é um conceito científico: "[...] segundo a Organização Meteorológica Mundial (WCDMP-No.47, WMO-TD No. 1071),considera-se que ocorre uma onda de calor quando num intervalo de pelo menos 6 dias consecutivos, a temperatura máxima diária é superior em 5ºC ao valor médio diário no período de referência." (Fonte)
Portanto, não é por "estar calor" que ocorre, necessariamente, uma onda de calor! É necessário cumprir aqueles requisitos.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Atenção que "onda de calor" é um conceito científico: "[...] segundo a Organização Meteorológica Mundial (WCDMP-No.47, WMO-TD No. 1071),considera-se que ocorre uma onda de calor quando num intervalo de pelo menos 6 dias consecutivos, a temperatura máxima diária é superior em 5ºC ao valor médio diário no período de referência." (Fonte)
Portanto, não é por "estar calor" que ocorre, necessariamente, uma onda de calor! É necessário cumprir aqueles requisitos.

Sim, exato. E creio que esses requisitos foram cumpridos pelo menos nas regiões do interior norte e centro nos últimos dias de maio (início a 25/26 e fim a 31), isto olhando para o atual sistema de médias mensais constantes que o IPMA utiliza (uma estupidez a média das máximas a 31 de maio ser de 20°C e a 1 de junho ser de 25°C :facepalm:) ao contrário por exemplo de há 10 anos atrás, o boletim climatológico de maio 2021 tirará as dúvidas. E tendo em conta que no interior norte e centro a média das máximas para junho ronda os 25/26°C e desde sábado que se verificam máximas acima de 30°C nalguns locais dessas regiões, olhando para as previsões para os próximos dias arrisco-me a dizer que esses locais entrarão em onda de calor lá para quinta/sexta. Quanto à suposta onda de calor de fins de março, nenhuma estação IPMA registou tal ocorrência, mas pode muito bem ter ocorrido numa ou outra estação amadora... Houve máximas acima de 25°C (nalguns locais perto dos 30°C) nos últimos cinco/seis dias de março em particular no sul do país (a média das máximas de março no sul do país ronda os 17/18°C creio eu), portanto não é de descartar que tenha ocorrido alguma onda de calor em estações amadoras
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
-> http://oal.ul.pt/eclipse-anular-do-sol-10-junho-2021/

V3xvFMf.gif


!!! -> https://www.esero.pt/160/Eclipse-do-Sol


(outros irão certamente aparecer)

-> https://www.star.nesdis.noaa.gov/GOES/sector_band.php?sat=G16&sector=can&band=GEOCOLOR&length=24 & https://wvs.earthdata.nasa.gov/?LAY...MAT=image/jpeg&AUTOSCALE=TRUE&RESOLUTION=10km
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
No litoral oeste pode não ser uma banalidade, mas no interior sim são uma banalidade, sobretudo no Alentejo e vales do Guadiana, Tejo, Douro e Tua. Diria até que são banalíssimos os 30°C nestas regiões no período junho-setembro
Período junho-setembro em geral, claro. Primeira quinzena de junho, que era o que se estava a falar, depende dos lugares
 
  • Gosto
Reactions: joselamego