Seguimento Meteorológico Livre - 2021

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
De facto o tempo quente e estável está difícil de chegar este ano... o anti ciclone nao consegue ficar fixo sobre o nosso país
Lendo assim rápido, ate parece que já estamos em Agosto. Estamos agora a entrar no Verão.. Não é expectavel haver estabilidade total na Primavera, muito menos calor persistente em Abril, Maio e início de Junho. Se já aconteceu, já. Mas não é regra, nem perto disso.
 


RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Lendo assim rápido, ate parece que já estamos em Agosto. Estamos agora a entrar no Verão.. Não é expectavel haver estabilidade total na Primavera, muito menos calor persistente em Abril, Maio e início de Junho. Se já aconteceu, já. Mas não é regra, nem perto disso.
Mas até ao fim do mês na melhor das hipóteses chegaremos aos 34°C.....
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
pDm0G4i.gif


sIGSOLJ.gif


14 de Junho e o @RedeMeteo já quer >40º nas previsões. O habitual, portanto :D

Senti-me tentado a publicar as previsões (bem quentinhas) de outros centros meteorológicos menos referenciados, mas não o farei para impedir mais sofrimento por parte do supramencionado jovem.

Para simplificar:

Nh1H6kI.gif






vCsN1mT.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Tempo fresco onde?

No interior, desde Martim Longo até Chaves registaram-se temperaturas acima dos 30ºC, logo temperaturas perfeitamente normais.

Depende do que é tempo fresco para cada um. Uns menos 40ºC é tempo fresco, outros 30ºC já é calor a mais, tudo depende de cada um.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Depende do que é tempo fresco para cada um. Uns menos 40ºC é tempo fresco, outros 30ºC já é calor a mais, tudo depende de cada um.
Concordo plenamente, para mim tudo o que seja mais de 22°c já é demais, mas para o nosso colega @RedeMeteo, só é realmente calor acima dos 42°c.:D:cold:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Concordo plenamente, para mim tudo o que seja mais de 22°c já é demais, mas para o nosso colega @RedeMeteo, só é realmente calor acima dos 42°c.:D:cold:

Com 22ºC é uma maravilha, mas nada bate quando está 42ºC, uma pessoa até começa a ver miragens e a partir dos 45ºC começa a alucinar que diga o @joralentejano . :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,420
Local
Arronches / Lisboa
No interior, desde Martim Longo até Chaves registaram-se temperaturas acima dos 30ºC, logo temperaturas perfeitamente normais.

Depende do que é tempo fresco para cada um. Uns menos 40ºC é tempo fresco, outros 30ºC já é calor a mais, tudo depende de cada um.
Exato, vai consoante o hábito de cada um. No verão, para mim, ter temperaturas de 29/30ºC em alguns dias até é fresco. :lol: Até aos 33/34ºC tolera-se bem, mas acima disso e principalmente se for duradouro, já é mais complicado. Mas pronto, todos sabemos que temperaturas acima dos 35ºC é o pão nosso de cada dia no Alentejo e temos de nos aguentar, quer queiramos, quer não. No entanto, sou sincero, também não gosto das temperaturas de 19/20ºC que toda a costa, principalmente de Lisboa para norte tem ao longo de grande parte do verão. Para além disso, têm também as ventanias e os céus nublados quase todos os dias e o vento intenso, especialmente, é coisa que dispenso, e muito.
Ter mais de 40ºC, é interessante para os registos, mas não traz benefícios nenhuns e também dispenso totalmente. Se tiver de vir, vem e reconheço que é comum na região onde vivo, por isso não há outro remédio senão aguentar, mas não desejo. Pode ficar lá longe que não faz mal.
Com 22ºC é uma maravilha, mas nada bate quando está 42ºC, uma pessoa até começa a ver miragens e a partir dos 45ºC começa a alucinar que diga o @joralentejano . :D
Ui, uma pessoa nem sabe onde se meter. Abre-se a janela e parece que estamos a abrir a porta do forno. :huhlmao:Se forem 2/3 dias até se aguenta mais ou menos porque as casas se mantêm algo frescas, principalmente no rés do chão, mas se for duradouro com em Agosto de 2018, é horrível. Em julho do ano passado não tivemos 45ºC, mas tivemos 38/40ºC quase o mês inteiro, portanto não é melhor. :hehe:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Com 22ºC é uma maravilha, mas nada bate quando está 42ºC, uma pessoa até começa a ver miragens e a partir dos 45ºC começa a alucinar que diga o @joralentejano . :D

Acho que só senti tais valores (iguais ou superiores a 45ºc) quando fui ao Vale do Guadiana.
Lembro-me que em várias localidades do Alentejo estavam mais de 40 graus (e isto em planaltos) e tive que ir ao Vale do Guadiana fazer trabalho de campo (a poucos kms de Mértola)..
Quando cheguei ao vale, parecia que tinha aberto a porta do forno...
Debaixo das árvores, vi miríades de animais (sobretudo insetos), certamente a tentar fugir do calor abrasador. Presas e predadores, ficavam até lado a lado, e eram dadas tréguas pois todos apenas queriam sobreviver.
Os 42 graus em Mértola, pareciam tão fresquinhos (sim tive que ir buscar urgentemente garrafões de água fresca a Mértola). Até fiquei umas 2 horas em Mértola, à espera que o pior do calor passasse...
De acordo com a minha experiência, a partir dos 45ºc, começa a ser a cabeça, a cara e os olhos a serem afetados... E cada inspiração de ar, parece que contribui para o aumento da temperatura do corpo. Mas podia falar de muitos outros sintomas...
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu já apanhei 43 graus há uns anos no Vale da Vilariça, antes de chegar a Vila Flor, é um ar tão quente e abafado que chega a ser irreal..a sensação é semelhante a abrir a porta de um forno e sentir o bafo.Aqui em Azinhoso, como é uma zona alta e de planalto, tais valores,de ou acima dos 40 são pouco prováveis mas zonas como Vilariça, Ponte de Remondes (vale do sabor) Mirandela, Pinhão, Freixo, Pocinho ( há histórias de que os trabalhadores do caminho de ferro assavam as sardinhas nos carris do comboio) Barca de Alva, valores de 40 graus e até superiores em vagas de calor são frequentes no verão.Noto que o calor suporta-se melhor em Azinhoso do que no Porto, talvez por ser mais seco e as noites muito raramente serem tropicais, ou seja, podem estar 35 graus durante o dia, mas de manhã cedo normalmente estão uns 16/17 graus e às vezes menos.
 
Última edição: