Seguimento Meteorológico Livre - 2021

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
EM 2018 os calores vieram em Agosto e Setembro. Junho e Julho foram amenos e com nevoeiros e neblinas matinais e trovoadas no interior. Temos de entender que vivemos num clima cada vez mais com oscilações bruscas nos estados do tempo. Hoje estão 25 ºC amanhã já podem estar 37, ou hoje está Sol e amanhã pode chover ou fazer geada.
 


Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,695
Local
Gondomar (188m)
Eu também já apanhei 45°c em Badajoz 2/3 vezes, mal se consegue respirar, alguns que me perdoem, mas como é que se consegue ter fascínio por estas temperaturas?:maluco:
Qualquer meteolouco gosta de extremos, muito frio muito quente bla bla bla.

O clima é assim mesmo muito volatil e não a vontade dos fregueses. Assim como no nosso país o verão não é 20 graus nem no inverno é 15 graus

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
Eu também já apanhei 45°c em Badajoz 2/3 vezes, mal se consegue respirar, alguns que me perdoem, mas como é que se consegue ter fascínio por estas temperaturas?:maluco:

Em Portalegre e por aqui, temos ainda a acrescentar inferno das noites tropicais, em que temos vezes que estamos com 30ºC á meia-noite e mesmo com mínimas a rondar os 27/28ºC, em algumas excepções superiores a 30ºC.

Certo, ainda bem que é assim e que ninguém manda no tempo, porque senão estávamos todos em guerra.

Mas isso, seria lindo, era um a querer calor, o vizinho ao lado queria chuva, outro neve, outro furacão, outro frio e uns queriam a chuva toda e outros sem nenhuma. :wacko:
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
A verdade é que para quem gosta de calor e trovoadas este junho está a ser um mimo, talvez o junho mais movimentado dos últimos 15 anos. O último junho parecido com este foi o de 2006, em que tivemos igualmente em meados do mês dias e dias consecutivos de instabilidade... Instabilidade essa que promete voltar a piorar na tarde de hoje, depois de um dia de "tréguas". Amanhã e quinta-feira poderão ser os piores dias, com acumulados que poderão localmente superar os 30-40 mm... Nalguns locais este junho poderá mesmo terminar como o mais chuvoso do século!!!
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,604
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
A verdade é que para quem gosta de calor e trovoadas este junho está a ser um mimo, talvez o junho mais movimentado dos últimos 15 anos. O último junho parecido com este foi o de 2006, em que tivemos igualmente em meados do mês dias e dias consecutivos de instabilidade...
Depende... na região sul não tem havido qualquer instabilidade, até parece outro país.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Eu já apanhei 43 graus há uns anos no Vale da Vilariça, antes de chegar a Vila Flor, é um ar tão quente e abafado que chega a ser irreal..a sensação é semelhante a abrir a porta de um forno e sentir o bafo.Aqui em Azinhoso, como é uma zona alta e de planalto, tais valores,de ou acima dos 40 são pouco prováveis mas zonas como Vilariça, Ponte de Remondes (vale do sabor) Mirandela, Pinhão, Freixo, Pocinho ( há histórias de que os trabalhadores do caminho de ferro assavam as sardinhas nos carris do comboio) Barca de Alva, valores de 40 graus e até superiores em vagas de calor são frequentes no verão.Noto que o calor suporta-se melhor em Azinhoso do que no Porto, talvez por ser mais seco e as noites muito raramente serem tropicais, ou seja, podem estar 35 graus durante o dia, mas de manhã cedo normalmente estão uns 16/17 graus e às vezes menos.
No Pulo do Lobo em pleno Vale do Guadiana entre Serpa e Mértola as pessoas pescavam os peixes do rio e assavam-nos nas rochas circundantes ao rio
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Para mim pior do que ter mais de 40ºC de dia, é ter mais de 25ºC de noite... Noites tropicais? Dispenso...
Ora nem mais. Durante o dia venham os 40°C, desde de que à noite de para refrescar e dormir. A partir do momento que começa a afetar o sono entra o efeito bola de neve e já tudo é insuportável.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
No Pulo do Lobo em pleno Vale do Guadiana entre Serpa e Mértola as pessoas pescavam os peixes do rio e assavam-nos nas rochas circundantes ao rio

Ahhh afinal temos aqui a explicação. Mas sinceramente detesto sentir-me peixe assado com as temperaturas que estão, quanto mais com 40ºC ou mais... É que as temperaturas no Alentejo, e particularmente em Portalegre, quer de dia, quer de noite, são dignas para confitar a malta, pelo que dispenso integrar esse "MasterChef"...
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
No Pulo do Lobo em pleno Vale do Guadiana entre Serpa e Mértola as pessoas pescavam os peixes do rio e assavam-nos nas rochas circundantes ao rio

Ahhh afinal temos aqui a explicação. Mas sinceramente detesto sentir-me peixe assado com as temperaturas que estão, quanto mais com 40ºC ou mais... É que as temperaturas no Alentejo, e particularmente em Portalegre, quer de dia, quer de noite, são dignas para confitar a malta, pelo que dispenso integrar esse "MasterChef"...

As trovoadas das tardes têm feito refrescar as noites dos últimos dias desde sexta-feira, pelo menos a norte do Tejo. Agora nos sítios onde não tem havido instabilidade a coisa já é outra...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,202
Local
loule-caldeirao
Depende... na região sul não tem havido qualquer instabilidade, até parece outro país.
Cada vez existe menos instabilidade no sul do país e talvez em todo o sudoeste da península. Em teoria o distrito de Beja ainda é a zona do país com o maior n°de dias de trovoada, em teoria...

Quanto ao calor, em 2018 tanto choraram que acabamos por ter dias terríveis que queimaram tudo. Entre a granizada e o calor extremo venha o diabo e escolha!