Seguimento Europa 2021

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Infelizmente já são mais de 30 os mortos:

Cheias fazem mais de 30 mortos na Alemanha e seis na Bélgica.

Pelo menos 33 pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas em resultado de fortes tempestades e chuvas torrenciais que atingiram a Alemanha nas últimas horas. Bélgica regista seis vítimas mortais devido ao mau tempo.


image.jpg


https://www.jn.pt/mundo/pelo-menos-...devido-ao-mau-tempo-na-alemanha-13940618.html
 


Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,497
Local
Maceda (Ovar)
Falando de Portugal... É uma pena que essas depressões não desçam de latitude até ao largo da nossa costa... O monstro do anticiclone não deixa de maneira alguma que isso aconteça... apenas deixa passar frentes que não prestam para nada e só trazem chuviscos. Quem beneficia com o posicionamento do monstro do anticiclone são países como França, Alemanha, Bélgica... Uma vez que o posicionamento desse monstro empurra automaticamente as depressões para o golfo da Biscaia/mar Cantábrico, entrando pela costa oeste francesa. Por isso é que nesses países diz-se que o verão é a estação mais quente, mas ao mesmo tempo também a estação mais chuvosa... Se o monstro do anticiclone deixasse descer as depressões de latitude, cá pelo nosso burgo teríamos frequentemente festa da boa (trovoadas) e não aquelas frentes que não valem a ponta dum corno. :angry:
É isso, seria mesmo muito engraçado isto acontecer aqui...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Uma verdadeira tragédia com os números cada vez mais dramáticos, 81 mortos e mais de mil (!) :shocking: desaparecidos (ou incontactáveis).

Sobe para 81 o número de mortos nas cheias na Alemanha. Há mais de mil desaparecidos.

Cerca de 1300 pessoas estão desaparecidas em Ahrweiler, a sul de Colónia. Este é o pior desastre natural a afectar o país nos últimos anos.

O número de mortes nas cheias na Alemanha aumentou para 81, segundo o último balanço da emissora alemã ARD, esta sexta-feira, naquela que é a maior tragédia natural a afectar o país nos últimos anos.

Cerca de 1300 pessoas estão desaparecidas em Ahrweiler, a sul de Colónia. Como as redes de telemóveis entraram em colapso em algumas das regiões afectadas pelas cheias, famílias e os amigos não conseguem encontrar os seus entes queridos.

Comunidades inteiras foram afectadas, quando as águas dos rios transbordaram e varreram cidades e aldeias nos estados da Renânia do Norte-Vestefália e Renânia-Palatinado.

Já esta sexta-feira de manhã, houve novos colapsos de casas em Erftstadt, perto de Colónia, e as equipas de salvamento estavam a trabalhar para ajudar os residentes que tinham regressado apesar dos avisos, disse o governo de Colónia no Facebook.

Segundo as autoridades, muitas pessoas que ainda se encontravam nas casas estão agora desaparecidas.

Uma barragem perto da fronteira belga, a Rurtalsperre, transbordou durante a noite, enquanto outra, a Steinbachtalsperre, estava instável.

https://www.publico.pt/2021/07/16/m...-cheias-alemanha-ha-mil-desaparecidos-1970603


Cheias fazem pelo menos 93 mortos e dezenas de desaparecidos no norte da Europa.

Pelo menos 93 pessoas morreram em resultado de inundações causadas por chuvas torrenciais na Europa, a maioria na Alemanha, e centenas de pessoas estão desaparecidas, segundo o último balanço das autoridades divulgado esta sexta-feira.

Na Alemanha ocidental, o número de mortos aumentou para pelo menos 81.

"Receio que só veremos a extensão total da catástrofe nos próximos dias", avisara já a chanceler, Angela Merkel, na quinta-feira à noite, em Washington, onde cumpre uma visita oficial.

A Bélgica regista pelo menos 12 mortos. Luxemburgo e Países Baixos, onde vários distritos de Maastricht tiveram de ser evacuados, também foram duramente atingidos pelo mau tempo.

https://www.jn.pt/mundo/cheias-faze..._source=push&utm_medium=mas&utm_term=13944428
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A cada hora que passa o drama vai-se adensando:

Cheias já provocaram 118 mortos na Alemanha e Bélgica.

Pelo menos 118 pessoas morreram, 103 na Alemanha e 15 na Bélgica, na sequência das fortes chuvadas e inundações que estão a assolar parte da Europa Central.

O balanço de vítimas, contudo, pode vir a aumentar na Alemanha após um grande deslizamento de terras, que derrubou vários edifícios na localidade de Erfstadt-Blessem, próxima de Colónia. "As casas cederam à força das águas e vários edifícios desmoronaram-se e acabaram por afundar-se nas águas", lê-se numa declaração publicada na rede social Twitter da organização das comunas de Colónia.

Um porta-voz da organização, citado pela agência noticiosa France-Presse (AFP) confirmou a existência de "vários mortos".

https://www.jn.pt/mundo/cheias-faze...esaparecidos-no-norte-da-europa-13944428.html
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Não sei como após uma tragédia destas haja alguém que não acredite na teoria das Alterações Climáticas.

São cada vez mais evidentes :sad:
Como um climatologista (penso que do IPMA) disse hoje e bem, usar um evento isolado como "prova" das alterações climáticas é má ideia. Não estou de modo algum a negar as alterações climáticas, só estou a querer dizer que elas se veem com médias e a sua mudança, não com o tempo que fazia no dia x
Já agora, choveu mesmo algo do outro mundo, houve negligência das autoridades alemães e/ou casas mal-construídas, uma mistura das duas? Não acompanhei a situação até de repente ouvir falar nesta tragédia de dezenas e dezenas de mortes...
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,604
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Não sei como após uma tragédia destas haja alguém que não acredite na teoria das Alterações Climáticas.

São cada vez mais evidentes :sad:
Infelizmente, não é um evento isolado, já são demasiados eventos para ser só coincidência, foram as ondas de calor nos EUA, Canadá e Rússia, agora estas chuvas torrenciais nalgumas partes da Europa, etc, as alterações climáticas e o aquecimento global são mais que evidentes.:(
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Como um climatologista (penso que do IPMA) disse hoje e bem, usar um evento isolado como "prova" das alterações climáticas é má ideia. Não estou de modo algum a negar as alterações climáticas, só estou a querer dizer que elas se veem com médias e a sua mudança, não com o tempo que fazia no dia x
Já agora, choveu mesmo algo do outro mundo, houve negligência das autoridades alemães e/ou casas mal-construídas, uma mistura das duas? Não acompanhei a situação até de repente ouvir falar nesta tragédia de dezenas e dezenas de mortes...

Esta estação numa das zonas mais afectadas na Alemanha em Bad Neuenahr-Ahrweiler, DE acumulou 72 mm no dia 14 e 17.5 no dia 13 https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IBADNE11/graph/2021-07-14/2021-07-14/daily e depois deixou de transmitir

148 mm em 48 horas é o que tenho lido na imprensa internacional.

Mesmo assim, o nosso país já assistiu a precipitações dessas e nunca uma tragédia dessa dimensão. Ainda, em Novembro do ano passado, choveu mais de 100 mm em poucas horas no interior do concelho de Olhão e não aconteceu nenhuma tragédia, só inundações nada de mais grave. :unsure:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Esta estação numa das zonas mais afectadas na Alemanha em Bad Neuenahr-Ahrweiler, DE acumulou 72 mm no dia 14 e 17.5 no dia 13 https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IBADNE11/graph/2021-07-14/2021-07-14/daily e depois deixou de transmitir

148 mm em 48 horas é o que tenho lido na imprensa internacional.

Mesmo assim, o nosso país já assistiu a precipitações dessas e nunca uma tragédia dessa dimensão. Ainda, em Novembro do ano passado, choveu mais de 100 mm em poucas horas no interior do concelho de Olhão e não aconteceu nenhuma tragédia, só inundações nada de mais grave. :unsure:
Pois, também foi nisso que pensei, regime torrencial é comum em Portugal e cento e tal mm em 2/3 dias não é assim tão incomum nalguns lugares do Norte ou em montanhas, e nunca me lembro de nada assim por cá, no máximo meia dúzia de gente que morre a tentar atravessar zonas inundadas ou assim
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,120
Local
Genval, Bélgica
Pois, também foi nisso que pensei, regime torrencial é comum em Portugal e cento e tal mm em 2/3 dias não é assim tão incomum nalguns lugares do Norte ou em montanhas, e nunca me lembro de nada assim por cá, no máximo meia dúzia de gente que morre a tentar atravessar zonas inundadas ou assim

Penso que nao é comum chover essa quantidade aqui. Aqui em Bruxelas nao me recordo de ter chovido tanta quantidade seguida. No inverno costuma chover mas nada com esta intensidade. Além disso, aqui os terrenos sao muito mais planos e sem grandes declives, a agua nao tem mesmo por onde ir se nao permanecer nos terrenos. Eu vi zonas aqui na Bélgica inundadas que nunca pensei ver assim. Os rios transbordaram de forma incrível.

Edit: fui ver os valores e ontem choveu em Bruxelas quase 60mm em 24 horas e média diária nesta época do ano costuma ser de 2 mm.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Penso que nao é comum chover essa quantidade aqui. Aqui em Bruxelas nao me recordo de ter chovido tanta quantidade seguida. No inverno costuma chover mas nada com esta intensidade. Além disso, aqui os terrenos sao muito mais planos e sem grandes declives, a agua nao tem mesmo por onde ir se nao permanecer nos terrenos. Eu vi zonas aqui na Bélgica inundadas que nunca pensei ver assim. Os rios transbordaram de forma incrível.
Também pensei no facto dessa zona ser muito plana, mas não consegui chegar à conclusão se "ajudava" ou não