Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Eu faço 42 anos em setembro próprio, já não faço vida de noite, mas nos meus 16-22 anos em que ficava na rua até às 3 da manhã não me lembro de alguma vez ter andado de manga comprida, na segunda quinzena de Agosto lembro-me de ter sentido frio, mas nunca em julho. Esse ano de 2018 foi uma excepção em tudo.
Já houve anos com mínimas abaixo dos 10°c em julho em CB.
 


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Que raio de gráfico é esse? Uma média de 41ºC quando raramente a temperatura chega aos 40ºC? Só por um par de vezes é que isso aconteceu, manifestamente insuficiente para fazer uma média dessas.

EDIT:
Em 41 anos de vida, só por uma vez é que me lembro de a temperatura ter chegado aos 41, foi o dia em que o record de temperatura foi batido, o anterior era de 40.7 se não me engano. Por aqui é raríssimo a temperatura chegar aos 40.
A média é o que está a tracejado
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Que raio de gráfico é esse? Uma média de 41ºC quando raramente a temperatura chega aos 40ºC? Só por um par de vezes é que isso aconteceu, manifestamente insuficiente para fazer uma média dessas.

EDIT:
Em 41 anos de vida, só por uma vez é que me lembro de a temperatura ter chegado aos 41, foi o dia em que o record de temperatura foi batido, o anterior era de 40.7 se não me engano. Por aqui é raríssimo a temperatura chegar aos 40.

O que está a tracejado representa as médias do mês (de julho) e as linhas contínuas indicam os valores das máximas e mínimas registadas em cada dia do mês (no caso julho de 2013)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e N_Fig

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Eu tenho 41 anos e lembro-me de ir aos bailes do rastolho e estar fresco e ir de mangas compridas, quando tinha 16-18 anos e sabia tão bem chegar a casa e sentir o calorzinho, agora é ao contrário está-se melhor na rua do que em casa.

Comparar as noites de Verão de agora com as noites de Verão há 20/25 anos não tem qualquer comparação possível.

Em termos de noites tropicais, este ano tem sido mais normal do que ter 20 ou mais noites tropicais consecutivas como alguns anos acontece, isso é que é anormalidade.

Agora, o dito normal é considerado anormal tal é, a precessão dos Verões quentes e extremamente quentes que temos dito nos últimos anos, que leva-nos a dizer que está anormal este ano. :rolleyes:
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Apesar de termos o AA na sua posição , temos em contrapartida sucessivos surgimentos ciclónicos a norte a quebrar esse bloqueio.
Por um lado temos o estabelecimento do padrão climático normal para o verão mas por outro lado a latitudes polares temos um fluxo ainda bastante activo.
Contra a força não há argumentos.
Não quer dizer que não seja normal para as nossas latitudes, sempre tivemos verões mais quentes, e outros mais frios.
Mas como eu digo, por termos registos de padrões meteorológicos de há dois séculos para cá, isso é 2 segundos em termos geológicos , não significa nada.
O mundo já teve períodos mais frios (idades do gelo) e já tivemos períodos extremamente quentes. Por isso tudo que seja o padrão "normal" hoje. Pode ser o Anormal daqui a décadas.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores


Bom... depressões nas redondezas nem sempre significam tempo severo.

MoOXjaj.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Mas como eu digo, por termos registos de padrões meteorológicos de há dois séculos para cá, isso é 2 segundos em termos geológicos , não significa nada.
O mundo já teve períodos mais frios (idades do gelo) e já tivemos períodos extremamente quentes. Por isso tudo que seja o padrão "normal" hoje. Pode ser o Anormal daqui a décadas.

Como inevitavelmente morreremos todos, porque é que nos devemos preocupar com o que quer que seja? Incluindo no dia-a-dia.

Ninguém vê problemas, 'questões' e/ou nuances nessa lógica?

De qualquer das formas, e para simplificar, está tudo porreiro quando as coisas más acontecem aos outros.

Para quem é responsável por providenciar bens, serviços e segurança, não há pior do que a seguir publico. E comparações com semelhantes eventos que aconteceram há 90, 900 ou 9000 anos em nada são úteis. Alguém discorda?



vs



Claro que isto se refere ao mundo desenvolvido. Centenas de milhões dependem da chuva para comerem.

Mas não há qualquer tipo de problema porque há 350 milhões de anos atrás a Terra era uma bola de gelo.
 
Última edição:

fcapelas

Cirrus
Registo
24 Out 2012
Mensagens
49
Local
Terrugem Elvas
E se um dia volta essa bola de gelo!
E qual seria o problema? A natureza é q manda nos humanos e n o contrário, o homem só se desenvolveu até ao ponto em q estamos hoje pq encontrou uma combinação de factores q lhe permitiram esse desenvolvimento, entretanto no processo achou-se dono do mundo e controlador da natureza....
O msm sentimento( supondo q teriam q consciência) tiveram os dinossauros...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
O msm sentimento( supondo q teriam q consciência) tiveram os dinossauros...
Há somente uma questãozinha... Os dinossauros eram milhentas espécies dentro duma classe de répteis (arcossauros) na qual também se incluem os crocodilos e os antecessores das aves. Enquanto isso, o ser humano é apenas uma gota no oceano - uma simples espécie do género Homo e da família dos hominídeos, na qual se incluem também os chimpanzés, os gorilas e os orangotangos. :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Por este andar Verão de verdade só para Setembro.
Ou então nem virá, porque a lei da compensação na meteorologia não existe... :)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

fcapelas

Cirrus
Registo
24 Out 2012
Mensagens
49
Local
Terrugem Elvas
Há somente uma questãozinha... Os dinossauros eram milhentas espécies dentro duma classe de répteis (arcossauros) na qual também se incluem os crocodilos e os antecessores das aves. Enquanto isso, o ser humano é apenas uma gota no oceano - uma simples espécie do género Homo e da família dos hominídeos, na qual se incluem também os chimpanzés, os gorilas e os orangotangos. :rolleyes:
Pois é, tens toda a razão, eram milhentas espécies e msm assim n sobrou nenhum para contar a história...agora imagina o q vai acontecer a uma espécizita q ainda por cima é dotada da brilhante capacidade de se autodestruir...