IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
A de Mação (CIM) existe há quanto tempo?
Na altura em que foram instaladas as estações CIM no Norte e Centro do país, essa estação também apareceu, mas acho que foi durante pouco tempo. Aparentemente de vez em quando aparece, há registos da mesma no dia 20 e 21 e desde dia 25 que também tem registos. Para além desta, há outra denominada de "Mação/Envendos", que tem apenas registos de vento e humidade nos mesmos dias que a de Mação (CIM).
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Na altura em que foram instaladas as estações CIM no Norte e Centro do país, essa estação também apareceu, mas acho que foi durante pouco tempo. Aparentemente de vez em quando aparece, há registos da mesma no dia 20 e 21 e desde dia 25 que também tem registos. Para além desta, há outra denominada de "Mação/Envendos", que tem apenas registos de vento e humidade nos mesmos dias que a de Mação (CIM).

Existem problemas com a rede nessas duas estações, daí as mesmas apresentarem falhas constantes.

Este reforço ao nível das estações por parte do IPMA é muito positivo! :thumbsup: Espero que continue! :D

Ainda estão previstas mais, do que aquelas que @Skizzo adiantou.

Mas podem sempre enviar um e-mail com sugestões para o IPMA, que pode ser atendido o vosso pedido e mais não digo. :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Existem problemas com a rede nessas duas estações, daí as mesmas apresentarem falhas constantes.



Ainda estão previstas mais, do que aquelas que @Skizzo adiantou.

Mas podem sempre enviar um e-mail com sugestões para o IPMA, que pode ser atendido o vosso pedido e mais não digo. :D
Se é a pedido, eu gostava de ver uma na vila do Gerês/Portela do Homem e outra em Barca d'Alva. :D
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Existem problemas com a rede nessas duas estações, daí as mesmas apresentarem falhas constantes.



Ainda estão previstas mais, do que aquelas que @Skizzo adiantou.

Mas podem sempre enviar um e-mail com sugestões para o IPMA, que pode ser atendido o vosso pedido e mais não digo. :D
Se é por aí queria uma estação em Guimarães, não porque ache que tenha um clima especial (não faço a mínima ideia se tem ou não), mas porque acho vergonhoso uma cidade tão grande (e numa zona tão densamente povoada) não estar representada
 

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Se é a pedido, eu gostava de ver uma na vila do Gerês/Portela do Homem e outra em Barca d'Alva. :D
Sem ser muito lambão, uma estação na serra do Gerês, muito provavelmente o local de maior pluviosidade de PTc, seria top! Sugiro em Leonte ou Portela do Homem. Há registos nestas duas estações do tempo do SNIRH de precipitação anual de 5200 mm, mensal de cerca de 1500 mm e diário de 270 mm!!!
Por outro lado, acho que a Torre, local mais alto de PTc, merecia uma estação oficial do IPMA.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Sem ser muito lambão, uma estação na serra do Gerês, muito provavelmente o local de maior pluviosidade de PTc, seria top! Sugiro em Leonte ou Portela do Homem. Há registos nestas duas estações do tempo do SNIRH de precipitação anual de 5200 mm, mensal de cerca de 1500 mm e diário de 270 mm!!!
Por outro lado, acho que a Torre, local mais alto de PTc, merecia uma estação oficial do IPMA.

Foi por isso que sugeri Portela do Homem, ou a Vila do Gerês, por serem locais mais acessíveis do que Leonte. Isto porque não vale a pena haver muitas estações se depois não houver a manutenção das mesmas.
Se é para estarem sempre com o pluviómetro entupido, ou sem dados, então não vale a pena serem instaladas.

Relativamente à Torre, a ser instalada lá uma estação, deveria ser algo mais complexo. Pelo menos com uma resistência para aquecer o pluviometro (para contabilizar a precipitação em forma de neve), e o anemómetro (para não congelar).
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Vi agora que o IPMA tem estações novas da DRA, muito bem! Fica é com uma rede um bocado desproporcional, com 3 estações numa ilha pequena como Santa Maria e só uma em ilhas como o Pico... Já agora, não se arranjava uma estação na Ponta do Pico, ou pelo menos a uma altitude razoável?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Utilização dados das estações da DRA Açores

Em julho de 2021 o IPMA começou a retransmitir na sua página web a informação meteorológica proveniente das estações meteorológicas geridas pela Direção Regional de Ambiente dos Açores (DRA).

Em setembro de 2019 foi acordado entre a DRA e o IPMA a partilha de dados das suas estações meteorológicas automáticas de forma a dotar a região de uma melhor capacidade de resposta a fenómenos extremos, como cheias/inundações, tempestades/ventos fortes, entre outros.

A utilização para fins de previsão meteorológica dos dados da rede da Direção Regional foi iniciada desde aquela data mas só agora é possível retransmitir no site do IPMA esta informação em tempo quase real.

A cooperação crescente entre o IPMA e as autoridades regionais e locais tem permitido um aumento muito significativo da capacidade de observação, com vantagens evidentes para o acompanhamento dos fenómenos meteorológicos.

Fonte: IPMA