IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Vi agora que o IPMA tem estações novas da DRA, muito bem! Fica é com uma rede um bocado desproporcional, com 3 estações numa ilha pequena como Santa Maria e só uma em ilhas como o Pico... Já agora, não se arranjava uma estação na Ponta do Pico, ou pelo menos a uma altitude razoável?

A ilha do Pico também tem três. Anda para trás nas horas. Vê, por exemplo, às 19h.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Já agora, não se arranjava uma estação na Ponta do Pico, ou pelo menos a uma altitude razoável?

Acesso difícil, manutenção frequente. Não é boa combinação.

De que serve criar expectativas na malta para depois não haver dados aquando dos eventos?

O que virá primeiro? Eu não tenho grande esperança nas imagens de radar das xx:00z da Terceira :D

 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
As estações não são novas, agora veremos como vão ser geridas com esta cooperação, sendo equipamentos que estão bem isolados, vão falhar muitas vezes, aliás, falham muitas vezes e para além disso, as condições meteorológicas onde estão muitas destas estações são MUITO agressivas.
Vê-se precisamente isso na ilha do Pico, a estação de São Caetano está off por avaria que já dura desde o inverno passado. Esta estação era a minha predileta para “perceber” onde andaria a cota da neve na montanha…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
A ilha do Pico também tem três. Anda para trás nas horas. Vê, por exemplo, às 19h.
Ah, sim, falha minha :facepalm:
Acesso difícil, manutenção frequente. Não é boa combinação.

De que serve criar expectativas na malta para depois não haver dados aquando dos eventos?

O que virá primeiro? Eu não tenho grande esperança nas imagens de radar das xx:00z da Terceira :D


Mas eu não exijo uma estação necessariamente nos 2300 m, agora acho que uma estação pelo menos fora do litoral e perto dos 1000 m era o mínimo - e pelos vistos está cumprido, porque a do Cabeço do Teicho aparenta estar a mais de 900 m de altitude
As estações não são novas, agora veremos como vão ser geridas com esta cooperação, sendo equipamentos que estão bem isolados, vão falhar muitas vezes, aliás, falham muitas vezes e para além disso, as condições meteorológicas onde estão muitas destas estações são MUITO agressivas.
Vê-se precisamente isso na ilha do Pico, a estação de São Caetano está off por avaria que já dura desde o inverno passado. Esta estação era a minha predileta para “perceber” onde andaria a cota da neve na montanha…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
A que altitude estava essa de São Caetano?
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Ah, sim, falha minha :facepalm:

Mas eu não exijo uma estação necessariamente nos 2300 m, agora acho que uma estação pelo menos fora do litoral e perto dos 1000 m era o mínimo - e pelos vistos está cumprido, porque a do Cabeço do Teicho aparenta estar a mais de 900 m de altitude

A que altitude estava essa de São Caetano?

~650m, mas a questão até nem é a altitude, mas sim a exposição às entradas de ar frio.
São Caetano por vezes regista temperaturas idênticas ao cabeço do teicho e já aconteceu apanhar temperatura inferior.

A estação fica a Barlavento das entradas polares e o teicho fica a sotavento.

Os fatores orográficos alteram as características da massa de ar depois de passar pela montanha.

Esta zona, Faial/Pico, dá-se um arrefecimento conjunto.

A estação do Cabouco, no Faial, aos ~900m já chegou a registar temperaturas idênticas às de são Caetano.

Frentes frias com vento moderado a forte de NW e W, fazem alterar a pressão atm ao passar pelo Faial, ondas de gravidade, e com elas a ISO0 e a diminuição da humidade.

Este estudo é meu e vale o que vale, mas já há 15 anos que o iniciei para tentar perceber a incidência de neve nas ilhas do Pico, Faial e São Jorge.

Inicialmente não haviam estás estações e tive muitos fins de semana passados de estação meteo na mão, no meio das frentes frias

Mas, como quem corre por gosto não cansa, ainda hoje faço registos


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
~650m, mas a questão até nem é a altitude, mas sim a exposição às entradas de ar frio.
São Caetano por vezes regista temperaturas idênticas ao cabeço do teicho e já aconteceu apanhar temperatura inferior.

A estação fica a Barlavento das entradas polares e o teicho fica a sotavento.

Os fatores orográficos alteram as características da massa de ar depois de passar pela montanha.

Esta zona, Faial/Pico, dá-se um arrefecimento conjunto.

A estação do Cabouco, no Faial, aos ~900m já chegou a registar temperaturas idênticas às de são Caetano.

Frentes frias com vento moderado a forte de NW e W, fazem alterar a pressão atm ao passar pelo Faial, ondas de gravidade, e com elas a ISO0 e a diminuição da humidade.

Este estudo é meu e vale o que vale, mas já há 15 anos que o iniciei para tentar perceber a incidência de neve nas ilhas do Pico, Faial e São Jorge.

Inicialmente não haviam estás estações e tive muitos fins de semana passados de estação meteo na mão, no meio das frentes frias

Mas, como quem corre por gosto não cansa, ainda hoje faço registos


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Também cheguei à conclusão que a incidência de eventos de neve nas ilhas Faial e São Jorge tem diminuído


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Estações do Pico da RHA

46012618e3bf62e3fd396c29c89f24c7.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Orografia de São Caetano
4e749ade3f80ad03ee8348e20716af0e.jpg

Uma autêntica parede vertical desde o mar.

Orografia do Cabeço do Teicho
bbd227675df8c636175aeb907f0c85b6.jpg

79e980adaf6f6750b05ec7e22fe8a075.jpg

Localiza-se no planalto central da ilha do Pico.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Miguel48

Cirrus
Registo
29 Dez 2020
Mensagens
88
Local
Braga/Lagoa, São Miguel - Açores
Em relação ao arquipélago dos Açores, penso que vamos ter mais estações da RHA inseridas no site do ipma. Nas estações online. Pois ainda faltam as seguintes estações meteorológicas da RHA:
Corvo - Fonte do Trevo
Flores - Lagoa Funda
Faial - Cabeço Verde
Pico - Canada das Bandeiras; São Caetano;
São Miguel - Chã da Macela; Lombo; Tronqueira
Santa Maria - Santa Maria
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Estamos em meados de agosto de 2021 e o IPMA ainda não publicou o boletim climatológico de... 2020.
Então se falarmos em agrometeorologia o último boletim remonta a outubro de... 2019. Ou seja, praticamente dois anos sem um único boletim agrometeorológico.
E já agora, o boletim climatológico da primavera de 2021 encontra-se disponível. Mas meus caros, falta o boletim climatológico do inverno 2020/2021... :unsure:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ainda há bastante dispersão no ensemble do centro europeu o que revela ainda incerteza, mas parece certo que algures entre o final do dia de Domingo e 3a feira seremos afectados por uma depressão com expressão em altitude. Há muita instabilidade associada a essa depressão, com valores de CAPE a exceder os 1000 J/Kg em muitos locais do centro e sul do país, com bastante humidade em todos os níveis da troposfera e valores muito razoáveis de água precipitável. Não nos podemos esquecer que a água do mar está muito quente, com valores entre 20 e 22ºC em toda a costa ocidental, aumentando o gradiente vertical de temperatura e com isso a instabilidade. A somar a isso tudo um Wind shear elevado, é de esperar que algumas das células tenham um ciclo de vida bastante longo e adquiram características de super células. Todos os ingredientes parecem estar "alinhados". São esperados por isso movimentos verticais muito intensos que potenciarão precipitações localmente elevadas, trovoada, granizo e rajadas localmente severas. Nunca é demais relembrar que o caracter convectivo desta depressão poderá resultar em acumulados menos "democráticos", com regiões que podem vir a ser "beneficiadas" relativamente a outras, mas todo o país estará sobre risco nesta situação. Veremos os ajustes que os modelos farão até lá e se confirmam esta situação.

Em vésperas de uma depressão que poderá trazer bastante precipitação a várias regiões do continente, era importante uma limpeza/manutenção das EMA's.
No norte, pelo menos as EMAS de Cabril, Monção, Miranda do Douro, Arouca e Coimbra (Bencanta) estão com o udómetro entupido ou com problemas.