Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2008)

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Gostava de deixar um aparte neste tópico mais generalista de acompanhamento de Furacões no Atlântico!

É de salientar o destaque que começa a ser dado na comunicação social a este tipo de fenómenos. É certo que esta época está a ser agitada, mas nota-se uma maior preocupação (e não foi só com o Gustav) em falar do que vai acontecendo no Atlântico e até já vi preocupação de tentar mostrar às populações como se forma um furacão e mais alguns pormenores técnicos acerca deste tipo de manifestações da natureza. Certo que o MeteoPT tem feito, a meu ver, um importante trabalho ao serviço dos cidadãos relativamente a esta temática, mas é sempre importante que outros meios de grande visibilidade o façam... preferencialmente com o rigor que também nós gostamos de ter por aqui :)
 


ajcd

Cirrus
Registo
26 Ago 2008
Mensagens
4
Local
lisboa
boas, desde de inicio de Agosto que tenho estado a acompanhar o vosso fórum, e estão de parabéns.. uma enorme ajuda para quem vai de ferias é pouco entendedor no assunto (como é o meu caso). Vou para punta cana dia 13 de setembro, e dado as circunstancias de tanta agitação no Atlântico estou preocupado, sei que ainda e cedo para poderem dizer alguma coisa, mas... existe motivos para me alertar ?

obrigado e continuem com o bom trabalho :cool:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A agitação no NHC é tão grande como no atlântico. Agora só apontam as perturbações desenvolvidas. As áreas potenciais desapareceram... :rolleyes:

Ai setembro, setembro...

atloverviewlq6.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A agitação no NHC é tão grande como no atlântico. Agora só apontam as perturbações desenvolvidas. As áreas potenciais desapareceram... :rolleyes:

O 98L foi novamente descontinuado e o 90L deve estar para breve, como podes ver na imagem em baixo são condições muito hostis (windshear) que estão a afectar hoje severamente a Hanna, que por ser mais forte deverá sobreviver, mas o pequeno vórtice que havia no 90L não deve ter hipóteses ainda para mais com a Hanna a não sair daquele local a norte do Haiti.

atl-39.jpg
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Neste momento está uma enorme e energética onda tropical a sul da Mauritanea e que cobre todo o Senegal.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Situação no Atlântico

atl-40.jpg



Seguimento

O seguimento individual e análise detalhada das várias Tempestades com nome está a ser feito nos tópicos dedicados:

-> Tempestade Tropical JOSEPHINE
-> Tempestade Tropical IKE
-> Tempestade Tropical HANNA


Para os que tem férias marcadas para Republica Dominicana, Cuba e Jamaica para os próximos dias recomendo para já o acompanhamento com bastante atenção da evolução do IKE no respectivo tópico.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Essa onda que estava a verificar no sat IM, esta mais a norte do que o normal... será que iremos ter alguma surpresa??

Com tanta actividade no Atlantico (e vem mais) nada calha a nos a nao ser frentes???:angry:

Nem uma Extra-Tropical... bah... Agora é de aproveitar visto que o AA abriu caminho...
 

skywalkerdh

Cirrus
Registo
3 Set 2008
Mensagens
7
Local
povoa de varzim
Para os que tem férias marcadas para Republica Dominicana, Cuba e Jamaica para os próximos dias recomendo para já o acompanhamento com bastante atenção da evolução do IKE no respectivo tópico.

boas sou novo no forum !!!
tenho viagem marcada para punta cana !!!
mas para 13 de setembro ,ike nessa altura ja tera passado julgo !
mas josephine poderá muito bem andar na area não é ?
:disgust::disgust::disgust:


at200810_model_zoom.gif

que vos parece ?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
boas, desde de inicio de Agosto que tenho estado a acompanhar o vosso fórum, e estão de parabéns.. uma enorme ajuda para quem vai de ferias é pouco entendedor no assunto (como é o meu caso). Vou para punta cana dia 13 de setembro, e dado as circunstancias de tanta agitação no Atlântico estou preocupado, sei que ainda e cedo para poderem dizer alguma coisa, mas... existe motivos para me alertar ?

obrigado e continuem com o bom trabalho :cool:



boas sou novo no forum !!!
tenho viagem marcada para punta cana !!!
mas para 13 de setembro ,ike nessa altura ja tera passado julgo !
mas josephine poderá muito bem andar na area não é ?
:disgust::disgust::disgust:


que vos parece ?

Sim, o IKE estaria já no próximo sábado em princípio a norte da Rep.Dominicana, para já não se sabendo com muita certeza realmente aonde, se pouco, nada ou muito afastado.
Quanto à Josephine terá uma vida complicada pela frente, e no pior cenário julgo que chegaria lá um pouco antes, lá para dia 11 ou 12, mas o mais provável é não constituir problema. Pelo menos para já é essa ideia que se tem das previsões mas requer sempre acompanhamento pois as coisas vão mudando com o tempo.

Mas o mais provável no vosso caso (13 Setembro) é até lá surgir outra coisa nova para seguir que não estas, vão passando por aqui.
 

Dé11

Cirrus
Registo
3 Set 2008
Mensagens
2
Local
Mafra
Olá a todos!!
Depois de muito pesquisar na internet finalmente encontrei este forum...Tenho viagem marcada para o méxico, riviera maya para a próxima segunda feira(dia8), gostaria que me ajudassem a perceber o q q posso esperar, uma vez que n entendi muito bem daquilo q li anteriormente no forum

Os meus agradecimentos desde já.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá a todos!!
Depois de muito pesquisar na internet finalmente encontrei este forum...Tenho viagem marcada para o méxico, riviera maya para a próxima segunda feira(dia8), gostaria que me ajudassem a perceber o q q posso esperar, uma vez que n entendi muito bem daquilo q li anteriormente no forum

Os meus agradecimentos desde já.

Dos sistemas actuais no Atlântico nenhum deles constitui à partida problema para a Riviera, só uma alteração surreal na previsão do agora Furacão IKE cruzando este Cuba e continuando a descer de latitude. Cenário altamente improvável, mas nunca se deve dizer impossível nos trópicos. Mas a tendência das previsões é precisamente a oposta, a norte de Cuba ele começar a curvar para a direita, como poderá ver no último post do tópico do IKE. Há ainda a Josephine que para já ainda tem o futuro algo incerto para especular a médio/longo prazo.

Para além destes, no futuro, não há nada até 7 dias a aparecer nos modelos que pudesse afectar o México. Mas pode sempre surgir algo de novo. Mas para já nada.
 

Dé11

Cirrus
Registo
3 Set 2008
Mensagens
2
Local
Mafra
ah ok muito obrigada, mas mesmo assim acho que não me vou livrar de uns dias de chuva, pelo menos foi o q vi em previsões de outros sites.

Obrigada
 

Mima

Cirrus
Registo
3 Set 2008
Mensagens
1
Local
Sines
ah ok muito obrigada, mas mesmo assim acho que não me vou livrar de uns dias de chuva, pelo menos foi o q vi em previsões de outros sites.

Obrigada


Olá!
Também sou nova por aqui e também conheci este site este ano. Deu-me muito jeito, porque em Agosto estive no México e também ia com receio dos furacões. No entanto, apanhei um tempo espectacular! ;) Quando fui também vi alguns sites e seguia as previsões metereológicas. Segundo os sites que consultei todos os dias ia chover, ia mesmo conformada com isso. Pois olha que não apanhei um único dia de chuva! Por isso, pode ser que te livres dos dias de chuva e que apanhes um tempo espectacular como eu. ;)
 

jmap

Cirrus
Registo
4 Set 2008
Mensagens
1
Local
barcelos
Re: Tempestade Tropical JOSEPHINE (Atlântico 2008 #10)

Olá
Parabens pelo forum!
Depois de conhecer este forum, por acaso, e como vou de férias para Cabo Verde (Ilha do Sal) no dia 12 de Setembro com as minhas filhas, gostava de saber se existe para essa altura algum problema com furacões ou tempestades.
Desde já muito obrigado por qualquer informação que me possam disponibilizar!

Cumprimentos a todos!