Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2008)

celia alves

Cirrus
Registo
4 Set 2008
Mensagens
1
Local
carneca caparica
Olá!
Também sou nova por aqui e também conheci este site este ano. Deu-me muito jeito, porque em Agosto estive no México e também ia com receio dos furacões. No entanto, apanhei um tempo espectacular! ;) Quando fui também vi alguns sites e seguia as previsões metereológicas. Segundo os sites que consultei todos os dias ia chover, ia mesmo conformada com isso. Pois olha que não apanhei um único dia de chuva! Por isso, pode ser que te livres dos dias de chuva e que apanhes um tempo espectacular como eu. ;)

ola fiz a minha inscrição hoje não sei muito bem como funciona,já fui a Cuba e ao México e apanhei sempre bom tempo, agora dia 1 de Outubro vou a Samana na RD mas estou com muito medo de apanhar algum furação ou chuva,alguem me pode tranquilizar em relação ao tempo, já agora alguem conhece o hotel grand bahia principe cayocoa agradeço opinião , obrigada
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tempestade Tropical JOSEPHINE (Atlântico 2008 #10)

Olá
Parabens pelo forum!
Depois de conhecer este forum, por acaso, e como vou de férias para Cabo Verde (Ilha do Sal) no dia 12 de Setembro com as minhas filhas, gostava de saber se existe para essa altura algum problema com furacões ou tempestades.
Desde já muito obrigado por qualquer informação que me possam disponibilizar!

Cumprimentos a todos!

Apesar de nascerem nessa região muitos furacões, Cabo Verde por norma não costuma ser afectada por eles pois não tiverem tempo de se intensificar a ponto de serem realmente perigosos. Só à medida que se progridem para Oeste afastando-se de Cabo verde é que se vão intensificando.

Mas uma vez ou outra são afectados mais directamente pelo menos por uma depressão ou tempestade tropical mais próxima que deixam bastante chuva mas que não se compara com os efeitos de um Furacão por exemplo.

Quanto a previsões, é um local muito difícil de fazer previsões, porque é zona de passagem de muitas perturbações associadas à Zona de convergência inter tropical, trovoadas e chuva, umas vezes mais rápidas, outras vezes mais persistentes. São algumas destas perturbações que por vezes estão na origem de furacões que depois afectam as Caraíbas ou os EUA por exemplo. A maioria dessas perturbações são típicas do clima dessa região nesta altura do ano. Mas prevê-las é muito complicado. Só mesmo na véspera.

ola fiz a minha inscrição hoje não sei muito bem como funciona,já fui a Cuba e ao México e apanhei sempre bom tempo, agora dia 1 de Outubro vou a Samana na RD mas estou com muito medo de apanhar algum furação ou chuva,alguem me pode tranquilizar em relação ao tempo, já agora alguem conhece o hotel grand bahia principe cayocoa agradeço opinião , obrigada

Para 1 de Outubro ainda falta muito tempo, só mesmo na semana que anteceder a partida valerá a pena começar a passar por aqui para ver o que poderá existir.
 

ajcd

Cirrus
Registo
26 Ago 2008
Mensagens
4
Local
lisboa
mais uma preocupação para quem vai para a zona das caraíbas:

atl1.gif


Para já não à perigo, deixa lá ver as próximas 48 horas .
 

mariawebber

Cirrus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
1
Local
foz do iguacu brasil
Paraiso ou inferno?

Olá! Em outubro (de 05 a 21) estarei viajando com uma amiga para Jamaica e Cuba, e estamos um tanto quanto preocupadas com a temporada de furacões. Nunca havíamos antes lido sobre o assunto e para principiantes as informações chegam a assustar! Encontramos este site que já nos esclareceu muitas dúvidas, mas devido a nossa inexperiência gostaríamos de uma ajudinha.
Vcs acham que há chances de uma viagem segura ou a previsão não é boa?
Na Jamaica e Cuba existem lugares mais seguros, abrigos, etc para nos alojar e proteger se precisar?
Mudamos de roteiro ou seguimos firme e fortes?????

Obrigado!!!!
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Re: Paraiso ou inferno?

Olá! Em outubro (de 05 a 21) estarei viajando com uma amiga para Jamaica e Cuba, e estamos um tanto quanto preocupadas com a temporada de furacões. Nunca havíamos antes lido sobre o assunto e para principiantes as informações chegam a assustar! Encontramos este site que já nos esclareceu muitas dúvidas, mas devido a nossa inexperiência gostaríamos de uma ajudinha.
Vcs acham que há chances de uma viagem segura ou a previsão não é boa?
Na Jamaica e Cuba existem lugares mais seguros, abrigos, etc para nos alojar e proteger se precisar?
Mudamos de roteiro ou seguimos firme e fortes?????

Obrigado!!!!

Mariawebber, força e firmeza e umas férias inesquecíveis é o que vos desejo!

Caros amigos, não escrevo há meses mas nunca deixei de vos acompanhar lá de Luanda. Quebro o "silêncio" só para desafinar a orquestra de preocupações estivais que assentou arraiais aqui no "tropical". Não me parece que um furacão seja coisa para estragar umas férias, a menos que se tenha o azar de este "passar" pelo nosso destino exactamente no dia da viagem de ida... Caso em que provavelmente a viagem seria adiada e perderíamos a própria passagem da tempestade - seria o cúmulo do azar. É uma pena que os furacões, como toda a meteorologia, sejam dados à imprevisibilidade. Senão, seria fácil planear umas férias de baixíssimo orçamento num qualquer empreendimento turítico banal nas Caraíbas e "meter" no pacote toda essa emoção extra... sem pagar mais por isso!

O maior perigo destas tempestades é poderem-nos apanhar no sítio errado na altura errada. Não surgem de um momento para o outro e deslocam-se lentamente. Infelizmente para milhares de pessoas todos os anos, ou as suas sociedades não têm recursos, ou não têm vontade de evitar que a ocupação imprevidente do território ponha as suas vidas em risco.

Acho deviam existir "ciclonoscópios", umas gaiolas tipo as que o Cousteau usava para estar com os tubarões, para passar umas horas porreiritas a sentir a passagem do furacão, com o espectáculo a desenrolar-se na paisagem a toda a volta e sem nos expormos a demasiados riscos. Deviam também construir-se gaiolas anti-furacão nas marinas, cobrar imenso dinheiro aos iates para se abrigarem e usar-se as receitas na recuperação dos estragos causados pelo ciclone. Mais um produto regional inimitável a ser valorizado!!

Abraços a todos vocês e votos de longa vida ao Ike, ao Hannah e ao Josephine!
 

skywalkerdh

Cirrus
Registo
3 Set 2008
Mensagens
7
Local
povoa de varzim
"Elsewhere in the tropics
The GFS model has considerably toned down its forecasts of tropical waves coming off the coast of Africa that develop. It now forecasts that just one new tropical storm will form over the next two weeks. "
by jeff master !!!
será mesmo ?
era muito bom mesmo!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Paraiso ou inferno?

Na Jamaica e Cuba existem lugares mais seguros, abrigos, etc para nos alojar e proteger se precisar?

Não sei que tipo de turismo vão fazer, se for turismo massificado em resorts de grandes cadeias hoteleiras estão sempre seguros, o profissionalismo é muito e nada há a temer, há planos de contingência rigorosos para isto tudo e quer Cuba quer Jamaica são países bem preparados, cada hotel sabe exactamente para onde levar os seus turistas muito antecipadamente. Cuba ainda há pouco tempo teve um terrível Categoria 5 e a devastação nas zonas mais afectadas foi significativa mas nem uma única pessoa ficou ferida ou morreu.

Se for um turismo menos massificado e andarem mais por vossa conta tem que ter mais cuidado, pois primeiro podem não ter acesso adequado a informação em tempo oportuno, segundo tem que se inteirar localmente para onde se devem dirigir em caso de tempestade.

Mudamos de roteiro ou seguimos firme e fortes?????

Acho que ninguém lhe pode dizer uma coisa ou outra, cabe a si esse tipo de decisão, isto é uma questão de ter sorte ou azar, a grande maioria tem sorte e uns poucos tem azar por estarem num local nos dias errados. Dê uma olhadela no tópico de climatologia também:
http://www.meteopt.com/forum/tempo-...a-da-epoca-de-furacoes-no-atlantico-2230.html
 

zara

Cirrus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
5
Local
Barreiro
Re: Paraiso ou inferno?

Olá bom dia

Descobri ontem este Forum e pareceu-me bastante interessante.

Tenho viagem marcada para a Riviera Maya com partida a 22 de Setembro? Estou um pouco preocupada com a agitação que se tem verificado nos últimos dias no mar das caraíbas? Acham que deva estar preocupada?

Obrigado.
 

jribeiro

Cirrus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
1
Local
Açores
Re: Paraiso ou inferno?

Não sei que tipo de turismo vão fazer, se for turismo massificado em resorts de grandes cadeias hoteleiras estão sempre seguros, o profissionalismo é muito e nada há a temer, há planos de contingência rigorosos para isto tudo e quer Cuba quer Jamaica são países bem preparados, cada hotel sabe exactamente para onde levar os seus turistas muito antecipadamente. Cuba ainda há pouco tempo teve um terrível Categoria 5 e a devastação nas zonas mais afectadas foi significativa mas nem uma única pessoa ficou ferida ou morreu.

Se for um turismo menos massificado e andarem mais por vossa conta tem que ter mais cuidado, pois primeiro podem não ter acesso adequado a informação em tempo oportuno, segundo tem que se inteirar localmente para onde se devem dirigir em caso de tempestade.



Acho que ninguém lhe pode dizer uma coisa ou outra, cabe a si esse tipo de decisão, isto é uma questão de ter sorte ou azar, a grande maioria tem sorte e uns poucos tem azar por estarem num local nos dias errados. Dê uma olhadela no tópico de climatologia também:
http://www.meteopt.com/forum/tempo-...a-da-epoca-de-furacoes-no-atlantico-2230.html

Boas tardes

E Punta Cana a partir de 16 de Setembro, será que vou ter sorte ??
 

skywalkerdh

Cirrus
Registo
3 Set 2008
Mensagens
7
Local
povoa de varzim
não se pode garantir nada de extremamente fiavel para as caraibas
mas a partida se se confirmar a diminuição de fenomenos que desembarcam de africa nos proximos dias talvez tenhamos sorte !!!
tambem vou para la dia 13 !!!
:D:D:D
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Malta não fiquem chateados pois ter a oportunidade de estar na rota de um Furacão ou visualizar um tornado (Claro que em segurança), é certamente dos maiores desejos de mts utilizadores deste forum:D