Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2008)



vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Malta não fiquem chateados pois ter a oportunidade de estar na rota de um Furacão ou visualizar um tornado (Claro que em segurança), é certamente dos maiores desejos de mts utilizadores deste forum:D

A propósito disto ainda ontem falava com alguém deste fórum sobre isso:D A questão é que acho que para alguns nem mesmo o factor segurança seria importante :disgust:

Eu sinceramente acho este tipo de sistemas fascinantes... mais, sou um adepto do tempo severo (chuva, vento e trovoada deixam-se empre mais feliz, então um nevão ui,ui!), se calhar até há uns tempos atrás até gostaria de estar na rota de um furacão... Mas com o tempo, após muitas imagens vistas, após muitas tragédias e após pensar na segurança do nosso país caso remotamente a rota do furacão que visualizasse fosse cá, tenho mudado um pouco de opinião... Se calhar até nem gostava de estar por perto, nem mesmo com alguma segurança uma vez que a segurança total é sempre um pouco difícil...

Fascinante sim, mas comecei a ter algum respeito por estes bichos atlânticos... Aparentemente bonitos... Localmente destruidores
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Fascinante sim, mas comecei a ter algum respeito por estes bichos atlânticos... Aparentemente bonitos... Localmente destruidores

Sim. Eu não me importava nada de assistir a uma Tempestade Tropical, não seria uma chatice apanhar uma mesmo nas férias, mas acima disso dispenso.

Comheço um casal que já estiveram fechados num hotel durante a passagem de um Cat4 bastante próximo, não foram evacuados porque o hotel era seguro, e a experiência não foi nada agradável. Mesmo para um "meteolouco" não tem qualquer interesse porque não podes sequer apreciar o que quer que seja, ninguém mentalmente são se expõe aos ventos pois a qualquer momento pode levar com qualquer coisa na cabeça.

Tens que estar fechado e trancado como num bunker, e durante imensas horas é aflitivo não saberes o que se passa pois quem está lá não tem electricidade, não tem Net, nem nada para seguir como nós aqui. São horas e horas angustiantes em que sentes tudo a ranger, vidros a estalar, barulhos horríveis de coisas a colidir nas paredes, e pior que tudo, não sabes se está mesmo tudo bem, ou se as coisas estão a piorar por qualquer razão, ou algo está a correr mal, passas o tempo meio paranóico a interrogares-te se alguém por acaso não se enganou e deveriam ter sido evacuados para outro local mais seguro, etc,etc. O pior da experiência é isso, não saberes nada, e parece que o barulho constante do vento e dos detritos também enlouquece qualquer um.

Claro que isto falando de impactos mais próximos, porque muitas vezes estar por exemplo a 100 ou 150 km donde o centro passa é bastante menos radical e passa-se sem crises de maior.
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Sonho , Sonho é mesmo um Tornado a distancia segura...:thumbsup:pois são fenomenos de fascinio inigualável para mim, pois contrariamente aos Furacões que não se conseguem visualizar, os Tornados são para mim a mais fascinante das Forças da Natureza.:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No Atlântico para além da Josephine em dissipação, a Hanna agora depressão tropical com o centro sobre Terra e o IKE, furacão Cat3 a nordeste da Rep.Dominicana, há a destacar apenas duas ondas tropicais.

atl-42.jpg


Uma a sair de Africa não apresenta para já sinais particulares de organização.

A outra a leste das Caraibas apresenta bastante instabilidade mas provavelmente provocada pela interacção dum cavado nos níveis médios e altos com a ZCIT, situação propícia a convecção e instabilidade mas não a desenvolvimento tropical. Não parece ter para já sinais de organização, mas é uma onda a seguir nos próximos dias. De momento não tem atribuído nenhum nivel de vigilância especial.

Mapa (300hPa)
Neste mapa dos niveis altos da atmosfera é visível o tal cavado entre o Ike e a Josephine a prolongar-se até à ZCIT, bem como a ULL embebida que destruiu com o windshear a Josehpine, e ainda a potente crista anticiclónica que empurra para sul um pouco contra-natura o Furacão IKE.

3hh_00.gif
 

leleca

Cirrus
Registo
6 Set 2008
Mensagens
1
Local
Brasil
Gostaria de saber se no inicio do mês de Novembro (entre 05 e 14 de novembro), existe a previsão de furacões na Republica Dominicana, é que vou com minha familia para la, inclusive criança.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Paraiso ou inferno?

bekas disse:
Olá,estou muito contente por encontrar este site.Preciso de uma ajuda.Vou para Punta Cana dia 9 de setembro,já notei que não é a melhor altura . Queria (se fosse possível uma resposta) que me indicassem se irá passar e (+/-) quando algum furacão?Agradeço a ajuda .

Para já não há nada no horizonte para esses dias, só se fosse a tal onda tropical que referi de manhã, mas para já não tem sinais especiais de organização. Vai chegar à Rep.Dominicana depois de 2 dias de chuva muita intensa no país provocada pelo furacão IKE, mas no seu caso já não apanhará nada nem o país e estruturas serão em principio afectados por ventos destruidores. Vá mantendo um olho neste tópico a ver se há evoluções quanto à tal onda tropical ou a outra coisa nova que entretanto surga.


Boas tardes
E Punta Cana a partir de 16 de Setembro, será que vou ter sorte ??


Olá bom dia
Tenho viagem marcada para a Riviera Maya com partida a 22 de Setembro? Estou um pouco preocupada com a agitação que se tem verificado nos últimos dias no mar das caraíbas? Acham que deva estar preocupada?

Quer 16, quer 22 de Setembro, ainda é muito cedo, só uns 3/5 dias antes é possível ver se há alguma coisa formada ou que tenha potencial disso.


Gostaria de saber se no inicio do mês de Novembro (entre 05 e 14 de novembro), existe a previsão de furacões na Republica Dominicana, é que vou com minha familia para la, inclusive criança.

Novembro é o último mês da temporada de furacões no Atlântico, sendo que alguns dos furacões mais perigosos que afectam a Rep.Dominicana nascem na zona de Cabo Verde. Mas essa zona costuma deixar de ser activa mais cedo que o resto do Atlântico, por norma em Outubro deixam de nascer furacões aí, podendo haver excepções.
Mas normalmente, para a Rep.Dominicana em Novembro já costuma ser uma data segura para esse país como poderá ver nalguns mapas mensais da climatologia neste tópico:
http://www.meteopt.com/forum/tempo-...a-da-epoca-de-furacoes-no-atlantico-2230.html

Por vezes ocorrem depressões ou tempestades tropicais mas dificilmente serão de grande intensidade neste último mês da temporada.
 

Ithaka

Cirrus
Registo
11 Set 2007
Mensagens
9
Local
Pinhal Novo
Olá Vince, gostava de saber se para o México (Riviera Maya), esta semana vai estar seguro?
Os meus amigos partem para lá amanhã, em Lua d Mel, e estao com um pouco de receio.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá Vince, gostava de saber se para o México (Riviera Maya), esta semana vai estar seguro?
Os meus amigos partem para lá amanhã, em Lua d Mel, e estao com um pouco de receio.


Na 3ª/4ªfeira vão ter o furacão IKE a norte, terão que ter esperança de que as previsões do NHC estejam correctas. Eu penso que há uma boa dose de confiança visto que nem sequer o cone de incerteza toca no México. Há ainda a Jospehine que parece estar a ressuscitar mas julgo que não trará problemas a ninguém. Finalmente a tal onda tropical que está para entrar nas Caraíbas, o NHC continua a não lhe atribuir importância.

Para os próximos dias nada de novo aparece nos modelos. Seria alguma tranquilidade depois desta agitação, vamos ver se assim será pois já todos sabem que não existem certezas a mais do que alguns dias.
 

skywalkerdh

Cirrus
Registo
3 Set 2008
Mensagens
7
Local
povoa de varzim
boas !!!
dadas as condições de tempo no atlantico
no momento decidimos arriscar a viagem pa punta cana
dia 13 ,espero que se mantenha !
mas tens algum prognostico para os proximos dias vince !!!
sera que a mama africa tem alguma pronta pa mandar ca para fora?
desde ja obrigado .
e boas ferias a todos que partem estes dias!!!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
boas !!!
dadas as condições de tempo no atlantico
no momento decidimos arriscar a viagem pa punta cana
dia 13 ,espero que se mantenha !
mas tens algum prognostico para os proximos dias vince !!!
sera que a mama africa tem alguma pronta pa mandar ca para fora?
desde ja obrigado .
e boas ferias a todos que partem estes dias!!!

De momento parece tudo calmo, para além do IKE não existe nenhum perturbação com sinais especiais de organização nem que estejam sob vigilância especial.
Nenhum dos principais modelos prevê a formação de nada nos próximos dias. Vamos ver quanto tempo dura esta acalmia depois de tanta agitação que ainda não acabou pois o IKE ainda vai dar muito que falar.
Desejo de boa sorte para que não apareça nada de novo e se divirtam.
 

Diogoalex

Cirrus
Registo
11 Set 2008
Mensagens
1
Local
Lisboa
Boas,

Vince, vou viajar com a minha mais que tudo para Punta Cana no dia 16. Sabendo eu que é sempre díficil fazer uma previsão a 4 ou mais dias com rigor probabilístico, É possível fazer um prognóstico do que o São Pedro reserva para nós?

Obrigado,

Abraço
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ontem ouvi penso que num noticiário no weather.com, e quando falavam do Ike, qualquer coisa sobre a reorganização da Josephina...há algo de novo?

O remanescente da Josephine volta e meia cria convecção e concentra algumas atenções, mas depois não consegue suster a convecção e esta noite voltou a suceder o mesmo. Enquanto assim for, falta de persistência, a pressão nunca consegue baixar a ponto de ficar sob vigilância especial.

r-2.gif


THE SURFACE TROUGH THAT IS THE
REMNANT OF JOSEPHINE IS ALONG 58W/59W FROM 12N TO 22N. STRONG
SHOWERS AND THUNDERSTORMS ARE WITHIN 30 TO 60 NM ON EITHER SIDE
OF 17N53W 20N55W 22N58W.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vince, vou viajar com a minha mais que tudo para Punta Cana no dia 16. Sabendo eu que é sempre díficil fazer uma previsão a 4 ou mais dias com rigor probabilístico, É possível fazer um prognóstico do que o São Pedro reserva para nós?


A Josephine a renascer seria um problema para os dias mais próximos e não para essa altura, e esse cenário seria provavelmente um problema um pouco mais para norte/noroeste da Rep.Dominicana mas é possível que pelo menos alguma chuva provoque nos próximos dias dado ser uma perturbação com alguma instabilidade.

Quanto à próxima semana, não é preciso repetir a falta de fiabilidade disto, mas os dois principais modelos mais fiáveis não mostram nada até uma semana.
Por exemplo este é o mapa de ambos para daqui a 168 horas, dia 18 Setembro.

modelos-5.gif


Nada mais se pode adiantar que esta informação. Sempre para usar com cautelas pois os modelos são o que são, nem se deve entrar em stress total quando mostram muitas coisas nem se deve ficar totalmente tranquilo quando não mostram nada.