Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - 17 a 22 de Setembro 2008

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Pelo IR, que nunca é tão bom como o VIS, quase que dá a ideia que uma nova célula explodiu mesmo em cima de Bragança.

Os clarões vão-se sucedendo e já se vão vendo mesmo alguns raios. Vamos ver como isto vai evoluir.
 


]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Quase toda a Penisula Iberica e Marrocos a ser "bombardeada", por belas trovoadas e aqui nada, nada de nada :sad:


Calma..:sad: Ja vamos ter o melhor dda festa... é preciso esperança... vamos rezar para que ganhe cada vez mais força... caso contario ja estamos em seca ... tudo seco no Algarve... K tristeza!!:angry:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

estaax6.jpg


Isto foi hoje pelas 17h30m :confused:

Mais um espanto de foto !!! Não posso dizer muito sobre ela pois não estive lá para perceber o que se passava, mas esta e outras já colocadas aqui mostram tempo severo. Vou copiar tudo para um tópico dedicado no forum das imagens, pois há registos muitos bons hoje por aqui e que merecem só por si um tópico.
É espectacular ver como pelo meteopt.com vai havendo distribuição geográfica pelo país para registar melhor estas coisas :thumbsup:
 

RMSSF

Cirrus
Registo
27 Dez 2007
Mensagens
10
Local
Fafe, PT
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Tromba de água NÃO! Chuva intensa SIM!!!

Coloquei um post perto das 20:00h relativo a esse assunto. Consulta-o!

Eu tambem sei o que é uma tromba de água, daí ter colocado a expressão entre aspas... tambem vi os noticiários e foi a esse propósito que usei essa expressao, em tom de ironia.
Mas o problema não sao os jornalistas, essa expressão é muito popular para designar uma forte e repentina descarga de chuva.

Cumps.
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Não acredito em trovoadas por aqui! A pressão atmosférica continua a subir :sad: Chuva sim! tou confiante... Ela ainda está a espreita e eu confiante que não nos vai deixar sem um beijinho de despedida, ao pessoal que ainda não se despediu dela, pelo sim pelo não maquina na mão :D
boa noite
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Eu tambem sei o que é uma tromba de água, daí ter colocado a expressão entre aspas... tambem vi os noticiários e foi a esse propósito que usei essa expressao, em tom de ironia.
Mas o problema não sao os jornalistas, essa expressão é muito popular para designar uma forte e repentina descarga de chuva.

Cumps.

OK. :thumbsup:
Desculpa lá o reparo...mas nem me apercebi disso.... e a expressão tornou-se popular talvez por ser mal usada nos media, julgo eu!!!:thumbsup:
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Em Braga tivemos cerca de hora e meia de trovoada intensa, bem por cima da cidade, e chuva de intensidade moderada, com algum vento. Entre as 18.15 e as 19.45 sensivelmente.
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Por agora aqui, estão 18.3 graus mas com um nevoeiro cerrado:confused:
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

boas

lá fomos nós de novo já se está a tornar um hábito, mesmo doente o twister lá me fez ir para Coruche para ver se apanhava-mos alguma coisa pois estava a rebentar cúmulos por todo o lado, já era tarde quando saímos de casa mas ao chegar a coruche, mas a oeste começa uma trovoada linda e potente, lá conseguimos alguns registos, mas tinha-mos de andar a frente dela pois estava a descarregar bem e estava complicado de parar num bom local e sem chuva.

neste momento acabamos de beber um café em Montemor vamos apanhar a A6 mas antes vamos esperar pela ultima actualização do sat para ver se algo cresce aqui por estas bandas.

mas que fotos as de todos os membros excelente

abraços
 

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Boas :thumbsup:

Neste momento está céu pouco nublado e 18.8ºC

A máxima foi de 27.9ºC

Por volta das 4.30 passou por cá uma valente :trovao: com bastante intensidade e com os raios a cair muito perto. houve arvores incendiadas e um jogo de futebol que fui ver que teve de começar 20 minutos mais tarde devido á sua intensidade.

Hasta
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

eurir_sat_200809212200.jpg


Por esta imagem às 22h pode ver-se uma formação nebulosa, aparentemente convectiva, que se situava a WSW de Lisboa. Vamos ver se será esta madrugada... Para já o céu, por cima de mim, está praticamente limpo:(. Lá está o Júpiter...
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Antes de ir à deita, o que é que a malta acha do desenvolvimento a SW do Cabo S Vicente? Como o Vince disse há pouco, teríamos que aguardar para ver se se aguentava...mas até agora tem-se aguentado bem..e parece-me que cresceu...mas não tenho sei onde estão os mapas para ver a convecção no centro..??
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

FSXX00T_12.jpg


Segundo esta carta do Met office, relativa às 12h de Domingo, uma superfície frontal fria situava-se sobre as zonas onde houve tempo mais severo. Isto significa a existência linhas de forte instabilidade. Não admira que tivesse havido ameaças de tornados, segundo as imagens do forum. Criou-se uma situação idêntica à das grandes planícies centrais dos EUA na época dos tornados, embora relativamente menos violenta.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Antes de ir à deita, o que é que a malta acha do desenvolvimento a SW do Cabo S Vicente? Como o Vince disse há pouco, teríamos que aguardar para ver se se aguentava...mas até agora tem-se aguentado bem..e parece-me que cresceu...mas não tenho sei onde estão os mapas para ver a convecção no centro..??

http://www.sat24.com/frame.php?html=view&country=sp

Crescer não cresceu, mas tem-se aguentado bem, apesar de não acreditar muito, não há ninguém mais entusiasmado com isto do que eu, merece se calhar uma directa minha se se mantiver assim nas próximas 2 ou 3 horas.

sat-20.jpg


Nas últimas duas horas nota-se que aumentou o windshear, o que é óptimo para alimentar a trovoada, mas é péssimo para a transição tropical pois força ainda mais a convecção a afastar-se do centro para leste, convecção essa que já estava afastada bastante, encontrando-se o centro completamente exposto. Mas a trovoada mantém-se no limite acoplada ao LLC até agora, aguardemos.