Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro 2008

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Acabei de chegar da rua. Fui dar uma volta para ver os efeitos da Esmeraldina aqui no concelho de Lagoa. Para já tudo normalizado, sem grandes inundações!! No entanto notam-se já alguns terrenos saturados de água, pelo que se continuar a chover assim durante esta noite, ~vão haver algumas complicações!!

Junto ao mar o tempo está muito carregado, com trovoadas ao largo!

Por aqui acabou de cair uma carga de água bem forte, acompanhada de vento forte e 3 trovões!!!

julgo que do lado de Portimão a situação esteja um pouco pior, pois todo o "escuro" seguia nessa direcção, assim como a chuva!!

Aqui ficam algumas fotos de hoje:






 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Não sei o que pode dar mais de si mas penso que a «Esmeraldina» terminou. O capacete de nuvens desfez-se e o sol já brilha no céu. Ainda assim devemos ter acumulado valores próximos dos 80 mm durante todo o fim-de-semana, o que fica bem acima dos valores normais para o mês de Setembro e mais próximos de um típico mês de Novembro. Vamos ver como nos vai correr o mês de Outubro. :)

dscf9403oi2.jpg
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Aqui acabou por ainda não chover nada a máxima foi de 23,0ºC a mínima de 16,0ºC...

Agora sigo com o céu coberto o vento continua moderado de E e a temperatura é de 21,4ºC e 62%HR...
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Aqui por Faro temos 19.9º, o Céu esta Parcialmente Nublado, parece que vai começar a limpar.
O Vento sopra de SW a 18 Km/H, 91% Humidade.

Tenho uma Certa esperança que esta noite ainda poderá cair alguma chuva.

Tambem já tenho Confirmação que fez Trovoadas durante a madruga e esta manha.

No Total de hoje, 58mm de percipitação.

No total do mes segue se 67.4mm.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

por aqui também ainda não choveu nada...:(

tenho céu muito nublado e vento moderado..

o céu está muito cinzento a sul
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

a ver pelas imagens do radar do IM daqui a meia hora ja deve chover umas pingas por aqui..chuva fraca nada de mais..

vou esperar :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Não sei o que pode dar mais de si mas penso que a «Esmeraldina» terminou. O capacete de nuvens desfez-se e o sol já brilha no céu. Ainda assim devemos ter acumulado valores próximos dos 80 mm durante todo o fim-de-semana, o que fica bem acima dos valores normais para o mês de Setembro e mais próximos de um típico mês de Novembro. Vamos ver como nos vai correr o mês de Outubro. :)

O Barlavento continua em alta.
sat-1815-20080928-88-380.gif


far080928160032.jpg



Precipitações acumuladas hoje, e até ao momento, em algumas estações do Algarve:
Tavira (Ciência Viva): 73,3mm
Faro (Posto de Turismo): 58,0mm
Monchique (até às 11h22): 45,2mm
São Brás de Alportel: 41,4mm
Almancil: 23,4mm
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Aqui tenho fotos tiradas no momento.

Lado Este, Olhão, Tavira

28092008373nc0.jpg


Lado Norte, Loulé

28092008375fi5.jpg


Lado Sul, Faro

28092008376kt0.jpg


Lado SW, Almancil

28092008377iv8.jpg


Lado Norte, Loulé

28092008378nx1.jpg


Aqui está tudo.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

pois é tal como eu disse num post atráz..

começou a chover aqui a pouco mais de 10 minutos...chuva fraca :rain:

:D
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Atentendo ás evoluções das imagens de Satelite, tirando um ou outro aguaceiro disperso, penso que posso dar este Sistema depressionário «Esmeraldina» , como terminado por aqui .:lol:

Quando vêm o proximo?:D
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Atentendo ás evoluções das imagens de Satelite, tirando um ou outro aguaceiro disperso, penso que posso dar este Sistema depressionário «Esmeraldina» , como terminado por aqui .

Quando vêm o proximo?

tem calma :D este ainda não acabou e ja tas a pensar no proximo :lmao:
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Eu tambem acho que não acabou totalmente, acredito que até amanha pode acontecer alguma coisa, mas agora acalmou um pouco, veremos como será o resto.

Neste momento em Faro estão 20º, céu Parcialmente Nublado e com o vento a soprar de Sul a 30 Km/H.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Ainda vai chover mais localmente, esta tarde caiu uma forte chuvada em 10 minutos tive 10 mm:eek:, fui dar uma volta mas por esquecimento meu esqueci a máquina:sad:, fui até à Fuseta e o panorama não é nada bom, muitas terras alagadas, 2 estradas cortadas , 1º entre a Fuseta e a EN125 pela uma ponte estreita e a estrada que liga Alfandanga a Moncarapacho, o mar na Fuseta está acastanhado:eek: há anos que não via nada assim:eek::surprise:.

Neste momento, céu nublado sigo com 17.8ºC e levo 71 mm registados até agora.
 

shaleim

Cirrus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
14
Local
Portimão
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Aqui em Portimão, tem estado a chover praticamente desde madrugada e ainda não parou. De momento está novamente a chover com intensidade e troveja (epá!! este caiu perto!...).