Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Fabiana» - 10/13 Outubro 2008

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Destaque para o grande aumento que o vento teve!!:D Rajada máxima de 53,7 km/h, de ENE!


A temperatura mínima também não foi de 16,3ºC, mas sim de 16,0ºC ás 7:59:D

Neste momento tenho 24,7ºC
Humidade a 40%
Pressão a 1018 hPa
Vento a 31,7 km/h de E (90º)
Ponto de Orvalho nos 10,1ºC


Imagens de Satélite:

Satlite-Manh-Tardede10-10-2008.gif



A Chuva foi reduzida de uma maneira... passou de 64,1mm para 19,9mm:(

freemeteochuvaetrovoadavz8.jpg
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Penso que as duas próximas saídas vão agravar o cenário...e também penso que já não importa muito onde o modelo mete a maior precipitação mas sim as condições explosivas que vamos ter de Sul para Norte! para mim vão nascer cogumelos gigantes :P

Vou com...29,1ºC e 32%HR e a pressão a cair agora nova queda 1015hpa
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Por aqui o céu está a ser "invadido" pelo lado sul de Cirrostratos e alguns Altocumulos (nuvens de altura média, apróx 2392m).
O vento sopra de moderado a forte.
Salientar também que a pressão começa a cair, desde as 11:00 só desceu :eek:
A minha estação começa a prever céu pouco nublado (vamos ver se acerta:D)

T: 25,6ºC
HR: 37%
P: 1020,2mb/hPa
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Bom, por aqui, está um vendaval :eek::D, céu nublado mas o sol vai espreitando entre as nuvens:D, sigo com 26.1ºC está um calor:hehe::hehe: :D. Quanto aos alertas do IM na minha opinião o Alerta Laranja devia ser accionado para o dia de amanhã em relação à precipitação.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Não sei porquê, mas parece que de todas as depressões que já passaram, a "Fabiana" vai ser a que mais vou gostar de ver:p:thumbsup:

:rain::rain: :trovao::trovao:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Esta é a previsão do Freemeteo para o Cartaxo ;)

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Tive a ver os modelos o que mais impressiona é o Aladdin:



A faixa litoral entre Faro e VRSA pode ter precipitações elevadas em apenas 3 horas durante a próxima madrugada, deve ser a partir das 4 horas como aconteceu com a Esmeraldina.:eek::eek:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Em relação a ontem a maior diferença que vejo parece-me que é um encurtamento da vida da depressão ao mesmo tempo que se dilui um pouco num cavado de norte ficando mais alongada e menos isolada do que até aqui suavizando um pouco no geral, mas em contrapartida levando a instabilidade mais a norte do que até aqui.

Geop e Temp. Altitude (500hPa)

alt.gif


Na imagem anterior impressiona bastante o geopotencial e as isoípsas hoje e ainda amanhã aos 500hPa da depressão em altura que ajudará a explicar o vento e ondulação que já se regista e se prevê a sul.

Isto em altitude, à superficie a depressão vai se reflectindo de forma interessante a sul do Algarve e por ali ficará próximo do Algarve até se diluir no Domingo.

sup.gif


Quanto a precipitação e localizações, hoje está mais confuso, aquilo que o GFS tinha ontem mais extremo devido a umas brutais ascensões de ar, hoje foi mais suavizado à imagem do que outros modelos mostravam, embora o GFS mantenha ainda qualquer coisa de extremo mas já mais no interior centro/norte mas estas coisas são lotaria nos modelos. A instabilidade parece estar garantida no Algarve a começar na próxima madrugada mas ao resto do país, prognósticos de localizações e intensidade só durante o jogo.


Precipitação GFS (até à meia noite de 2ª feira)

gfs-26.gif



Precipitação ECMWF/IM (até à meia noite de 2ª feira)

ecm-16.gif



Precipitação Hirlam (só até à meia noite de sábado)

hirlam-6.gif
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Noticias do Canal Sur Andaluz:

Na zona de Cadiz / Malaga / Gibralta na zona sul de Espanha:

Arvores arrancadas e caidas com força do vento, carros destruidos devido ás arvores, inundaçoes , paineis, telhas, predios mal tratados.

Segundo as noticias as rajadas de vento passam em larga escala os 100km/h

Que imagens que deram... Em malaga estao a cancelar os voos, a rota tarifa-tanger esta parada.

:surprise:

http://www.canalsur.es/informativos/portada?idCanal=713

Reportagem aqui
 

Pico

Cirrus
Registo
5 Jun 2008
Mensagens
45
Local
Açores
Pico, com este tipo de depressões em altura a questão da pressão pode não ser tão relevante como noutras, pois são perigosas não pela sua baixa pressão que tem reflectida à superficie mas devido à instabilidade que provocam que pode eventualmente gerar fortes células convectivas ou mesmo SCM (Sistemas convectivos de mesoescala) que localmente podem deixar quantidades de água significativas em pouco tempo.
Mas neste tipo de cenários os modelos são apenas uma orientação muito vaga, depois só na hora é que se percebe aonde e com que intensidade se formam, às vezes pode acabar tudo num "tudo" ou mesmo num "nada".

A ver vamos... :cool:

E muito bem falas, mas é necessário que tenham em atenção os dominos dos modelos, quanto menor o dominio mais preciso ele é, pelo que tenho visto aqui pelo foram, estão-se a basear em dominios enormes e a focarem-se num ponto muito especifico, basta após terem em atenção um domino grade, dar uma vista de olhos na previsão de um modelo de dominio menor para verem as diferenças em termos de todos os factores climaticos...
Alem disso é necessario saber com que modelo estamos a trabalhar, lembrem-se que os modelos têm varios parametros que se adaptam a diferentes climas, micro climas, etc..., ora a partir dai devo dizer que nem todos os modelos nos dão a fiabilidade necessária para andares a ser alarmista dessa forma... não tenham só em atenção aquilo que os modelos dizem, olhem para outros productos meteorologicos... e não é querer dizer mal, mas tenho notado algum erro sistemático no modelo do freemeto

Já agora


intencidade max. entre Coimbra e Castelo Branco
http://climetua.fis.ua.pt/previsao/portugal/d02/precip.php?lang=uk