Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Fabiana» - 10/13 Outubro 2008

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
]ToRnAdO[;89712 disse:
Falso alarme... Esta tudo no Mar!! :angry:

O vento volta a carregar...

Exacto, parece que fica tudo no mar, está bem escuro a SE mas nem uma pinga. Refira-se que este "frente" não trazia convectividade. Mas se Olharmos aí a uns 100km a sul do Algarve, sensivelmente a meio do Golfo de Cadiz, vemos uma linha bastante activa de convectividade de formação muito recente (a trovoada do mapa acima) a sair da costa marroquina entre Tanger e Larache, com novas células a formarem-se muito rapidamente. Esta provado então o forte potencial presente e previsto para esta zona. Espectacular é a imagem de satélite do deserto onde se vê a origem e o "combustível" que alimenta a Fabiana. Um intenso fluxo de sul (não se percebe bem se é precipitação se é areia:huh:) que arrasta ar quente e que nos Atlas "explode" e dá origem a toda a actividade convectiva da Fabiana. Parece uma autentica palmeira a ramificar-se para todas as direcções. :thumbsup:
Faço desde já a minha previsão: o núcleo da Fabiana está a subir, direcção NNW/N e é esta subida que vai fazer com as frentes convectivas que se estão a formar a meio do Golfo de Cadiz subam e atinjam toda a costa desde o Estreito até ao Cabo de Sao Vicente, claro que não de uma forma uniforme. Esta movimentação provavelmente também fará acalmar o vento e potenciar ainda mais fenómenos de ascenção. O CAPE é muito bom, a convecção está lá e a Fabiana vai subindo, aponto que o inicio das hostilidades terá lugar no final da noite, inicio da madrugada.
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Isso é demais :surprise:

201 km /h? :surprise: Que ventania louca....

Se foi num observatório de alta montanha a mais de 3000 metros na Serra Nevada acho perfeitamente possível...não é muito comum mas é possivel.....com as condições de hoje no sul de Espanha....
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Pois é amigo Tornado, começaram ontem de madrugada e pelos vistos ainda nao parou! Mas atenção que ontem havia frio no SE espanhol, Almeria por exemplo, que geralmente é dos sitios mais quentes da peninsula, andou pelos 18º durante o dia. A minima na estancia de Borreguilles foi de -1º nessa noite. Hoje há relatos de rajadas de vento de 201 km/h! :surprise:
Quanto ao estreito, foi fustigado esta manha por um levante digno dos livros, como já disse em Gibraltar o vento superava os 100km/h e chovia torrencialmente durante horas...hurricane-like! :eek: Na baia de Cadiz também superou os 80 km/h, e o aeroporto de Faro registava ventos de 50 km/h constantes por volta das 11h com rajadas que certamente chegaram aos 80km/h. Agora acalmou um pouco, vento constante de 35-40km/h, a temperatura está nos 28º, o que não deixa de ser um registo notável, atendendo a que se trata de uma zona costeira e o vento é de Leste, ou seja nem sequer há Fohen como havia ontem.
Os modelos vou ignorá-los, são inespecíficos, a instabilidade é mais que certa, agora é tudo uma questão de localidade que só pode ser prevista a muito curto prazo pelo acompanhamento do satélite. E ou muito me engano, ou o céu está a escurecer bastante a SE vindo do mar... :w00t:

Exagero 201km/h :huh: tivemos um furacão Categoria 3 e não demos conta :D
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Ás 15:00 :)

10102008.jpg
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Olá; o dia de hoje está a ser marcado até agora pela presença do vento, Seria óptimo que fossem colocando os valores de pressão atmosférica que vão registando, de forma a ser possível fazer uma comparação ao longo das horas e entre diferentes regiões.
Em Estremoz estão agora 1016 hPa, quando já estiveram 1020 hPa esta manhã.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Aqui em Sines seguimos com 28º C ( normalmente nem no verão) e vento moderado. Parece um inverno caribenho.

Ola caro conterraneo, eu tenho casa e vivi na lagoa dfe santo andre. e apesar de agora viver em lisboa passo muito tempo nesse cantinho especial de portugal.
28 graus é muito bom para esses lados nesta altura do ano mas levante é levente e a serra de grandola e do cercal sempre podem causar algum aquecimento compressivo.
Desejo sorte e muita trovoada para regar essa zona e todo o sul que bem precisa.


Quanto á previsao eu acho que todos os portugueses vão ver alguma coisa no que diz respeito a chuva e trovoada mas é mto dificil de prever numa escala espacial pequena.
boas a todos:thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Exacto, parece que fica tudo no mar, está bem escuro a SE mas nem uma pinga. Refira-se que este "frente" não trazia convectividade. Mas se Olharmos aí a uns 100km a sul do Algarve, sensivelmente a meio do Golfo de Cadiz, vemos uma linha bastante activa de convectividade de formação muito recente (a trovoada do mapa acima) a sair da costa marroquina entre Tanger e Larache, com novas células a formarem-se muito rapidamente. Esta provado então o forte potencial presente e previsto para esta zona. Espectacular é a imagem de satélite do deserto onde se vê a origem e o "combustível" que alimenta a Fabiana. Um intenso fluxo de sul (não se percebe bem se é precipitação se é areia:huh:) que arrasta ar quente e que nos Atlas "explode" e dá origem a toda a actividade convectiva da Fabiana. Parece uma autentica palmeira a ramificar-se para todas as direcções. :thumbsup:
Faço desde já a minha previsão: o núcleo da Fabiana está a subir, direcção NNW/N e é esta subida que vai fazer com as frentes convectivas que se estão a formar a meio do Golfo de Cadiz subam e atinjam toda a costa desde o Estreito até ao Cabo de Sao Vicente, claro que não de uma forma uniforme. Esta movimentação provavelmente também fará acalmar o vento e potenciar ainda mais fenómenos de ascenção. O CAPE é muito bom, a convecção está lá e a Fabiana vai subindo, aponto que o inicio das hostilidades terá lugar no final da noite, inicio da madrugada.

Levante, estive à procura, e já consegui ver a "palmeira", de satélite. Tenho quase a certeza de que é areia, pois é de uma côr alaranjada escura... E que eu saiba não existem nuvens assim :p:thumbsup:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Lá vem a Pressão por aí abaixo! Neste momento está nos 1016 hPa:D

Temperatura nos 26,2ºC, após uma máxima de 27,4ºC!


O Vento, embora forte, é quente... originando um ambiente a que as pessoas chamam de "Tempo de Trovoada" (Ou seja, tempo abafado):D Neste momento 34,6 km/h

Humidade a 35%
Ponto de Orvalho nos 10,0ºC


No céu, bastantes Cirroestratus... pelo que já se formou um Halo, em redor do Sol:)
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Calma calma!!! Esse valor de 201 km/h nao fui eu q inventei!:D Esta manha estive com atenção ao forum do meteored e quando faziam relatos da Serra Nevada referiam esse valor! Não diziam ao certo o local onde foi medido, mas suponho que seja nos pontos mais altos. Não sei se conhecem a estância de Borreguilles, mas tem lá um placard com as condições meteorológicas quer na estancia quer nas zonas mais altas. Lembro-me perfeitamente uma vez que lá estive em que na estância estava vento fraco a moderado e que indicavam rajadas superiores a 90 km/h nessas mesmas zonas. Onde é feita a medição não sei, se é nalguma pista, se é no pico Mulhacén, não sei. Mas acredito perfeitamente nesse valor... tendo em conta que na costa granadina o vento rondou os 80km/h e superou os 100km/h em Gibraltar, apesar de parecer um valor exagerado, não nos esqueçamos que se trata do ponto mais alto da peninsula ibérica a praticamente 3500m de altitute! Mas repito, foi uma informação que colhi do meteored que não foi desmentida nem posta em causa pelos outros users, ao contrario de muitas outras que vejo lá a serem de imediato postas em causa e corrigidas! :thumbsup: