Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2008

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

resta esperar para ver no que vai dar.. daqui a 3 dias acho q ja podemos chegar a alguma conclusao..
nao se esqueçao que estamos no fim de outubro e sinceramente nao me parece que tenho força suficiente para cota 700m...
uma coisa é certa estas entradas de nordeste por natureza sao extremamente frias e se nao houver precipitaçao o pessoal de tras-os-montes podera ver novamente aqueles rios da regiao congelados..

p.s-é um bom pronuncio para este inverno.
 


JOÃO FONSECA

Cumulus
Registo
8 Fev 2006
Mensagens
141
Local
Torres Novas
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Boa tarde a todos.
Sei que vem aqui pessoas com algum conhecimento em meteorologia, outras possivelmente até formadas… mas ver pessoas a defenderem meras opiniões
porque a tendências são essas, acho na minha mera opinião que só se esta a descredibilizar o fórum. Calma e prudência nunca fez mal a ninguém e esperemos então essa descida para terça feira da semana que vem … mas sem exageros para depois não haver decepções como já tem sido habito ultimamente.
Um bom fim de semana.
-jf-
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Fundamenta por favor ilustrando com os teus cálculos da cota de neve com precipitação de forma a percebermos como chegaste a esses valores. Obrigado.

Vou tentar fundamentar numa maneira muito simples com simples factores :

Temp_2m : 8Cº

Por cada 100m de altura a temp_desce -0.6ºC em media;

Factor arrefecimento de vento - verificar tabela (que não sei de mometo de cor)


Uma media de temp a meio do dia de 8ºC no norte e centro interior, em zona montanhosa de 600m a temperatura descerá 3.6Cº que plea diferença teremos a 600m 4.4ºC de media-->com factor vento forte poderá andar a rondar os 0ºC ou ligeiramente menos... e com precipitação = Neve a partir desses pontos!

Isto baseando na temp_2m solo em quase todo o interior e algumas zonas menos interiores..

Acho que me expliquei de forma mais simples e leiga!

Agora e tudo uma questaõ de AA!
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

]ToRnAdO[;92294 disse:
Vou tentar fundamentar numa maneira muito simples com simples factores :

Temp_2m : 8Cº

Por cada 100m de altura a temp_desce -0.6ºC em media;

Factor arrefecimento de vento - verificar tabela (que não sei de mometo de cor)


Uma media de temp a meio do dia de 8ºC no norte e centro interior, em zona montanhosa de 600m a temperatura descerá 3.6Cº que plea diferença teremos a 600m 4.4ºC de media-->com factor vento forte poderá andar a rondar os 0ºC ou ligeiramente menos... e com precipitação = Neve a partir desses pontos!

Isto baseando na temp_2m solo em quase todo o interior e algumas zonas menos interiores..

Acho que me expliquei de forma mais simples e leiga!

Agora e tudo uma questaõ de AA!




Não percebi!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Nesta run o AA voltou a nos trocar as voltas ao vir mais para Este :angry: a ver o que nos diz o ECM daqui a pouco.Porque o GFS anda muito soft mas as tantas é o que está mais correcto :(
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

]ToRnAdO[;92294 disse:
Vou tentar fundamentar numa maneira muito simples com simples factores :
Temp_2m : 8Cº
Por cada 100m de altura a temp_desce -0.6ºC em media;
Factor arrefecimento de vento - verificar tabela (que não sei de mometo de cor)
Uma media de temp a meio do dia de 8ºC no norte e centro interior, em zona montanhosa de 600m a temperatura descerá 3.6Cº que plea diferença teremos a 600m 4.4ºC de media-->com factor vento forte poderá andar a rondar os 0ºC ou ligeiramente menos... e com precipitação = Neve a partir desses pontos!
Isto baseando na temp_2m solo em quase todo o interior e algumas zonas menos interiores..
Acho que me expliquei de forma mais simples e leiga!
Agora e tudo uma questaõ de AA!

Não deu mesmo para perceber nada Tornado, desculpa lá dizer isso, mas é a realidade.
Tens um tópico que aborda variados aspectos sobre o tema onde tens acesso a tabelas e a um link com uma calculadora que o Gran Nevada uma vez deixou:
-> Formação de Neve, Cálculo Cota e Temperaturas
Para além disso tens saídas das cotas do GFS, por exemplo aqui:
http://www.wetter3.de/animation.html (Schneefallgrenze)
Noutros modelos tens que fazer contas, isto se tiveres acesso aos dados todos. No fim verás que isto se calcula de uma forma que nada tem a ver com o teu raciocínio de calcular cotas a partir das temperaturas da superfície e do vento.

De 6 modelos, 5 deles até ao momento não tem cotas que se comparem a esses 500/600 metros e já nem falo da falta de precipitação nalguns deles, e o outro, o ECMWF, nenhum de nós tem acesso aos dados necessários que permitam calcular as cotas deste. Faz lá um esforço em informar correctamente.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Nesta run o AA voltou a nos trocar as voltas ao vir mais para Este :angry: a ver o que nos diz o ECM daqui a pouco.Porque o GFS anda muito soft mas as tantas é o que está mais correcto :(

Esta saída do GFS aniquilou praticamente tudo, não só sobe as cotas empurrando tudo para Espanha e Itália, como tira os resquícios de precipitação que ainda havia nalguns locais com frio. Um cenário bastante lógico de qualquer forma.
O ECMWF ao contrário do que é habitual já era o mais "aventureiro" de todos os modelos a que temos acesso, agora com o GFS a empurrar ainda mais o AA para cá estou em crer que nas próximas duas saídas o ECMWF também vai recuar. Seria um interessante combate para assistir se o ECM continuar com a dele. Mas aguardemos pelo cozinhado dos modelos nos próximos dias a ver se a gente gosta do prato.
 

JOÃO FONSECA

Cumulus
Registo
8 Fev 2006
Mensagens
141
Local
Torres Novas
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Esta saída do GFS aniquilou praticamente tudo, não só sobe as cotas empurrando tudo para Espanha e Itália, como tira os resquícios de precipitação que ainda havia nalguns locais com frio. Um cenário bastante lógico de qualquer forma.
O ECMWF ao contrário do que é habitual já era o mais "aventureiro" de todos os modelos a que temos acesso, agora com o GFS a empurrar ainda mais o AA para cá estou em crer que nas próximas duas saídas o ECMWF também vai recuar. Seria um interessante combate para assistir se o ECM continuar com a dele. Mas aguardemos pelo cozinhado dos modelos nos próximos dias a ver se a gente gosta do prato.


E assim direi por hoje … hera ( mais ) uma vez um sonho que se tornou pesadelo para muito e boa gente …….
eheheheheh
-jf-
:lmao:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

E assim direi por hoje … hera ( mais ) uma vez um sonho que se tornou pesadelo para muito e boa gente …….
eheheheheh
-jf-
:lmao:


Mas quem disse que já era?

Pode não ser assim...

ainda é muito cedo e o GFS tem sempre a mania de tirar/pôr/tirar/pôr/tirar/pôr....:lmao::lmao::lmao:

É possivel que nas próximas runs o cenário volte a mudar e na minha opinião só se poderá ter quase a certeza 2 ou três dias antes....

Deixem sair ( como diz o Vince o ECM para ver) e sobertudo deixem avançar mais uns dias...lá para domingo veremos como andam as runs...:thumbsup:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Bem, o Vince escreveu que iria recuar o ecmwf, e eu concordava com tal pensamento, mas nesta run(12) acabou por baralhar a longo prazo. Certo em todas as previsões, e até o dia 28 elas têm uma margem de erro reduzida no há de advir mas a partir dai é que se complica tudo.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Os modelos continuam engraçados :lmao: sonhadores como é claro.

Uma situação destas, ocorre de século em século em Portugal :lmao: frio ?? não em terra lusas.

Lá para meio de Novembro já acredito em frio, finais de Outubro dificilmente acontecerá.

 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Mesmo assim não sei vince. Vai entrar bastante ar frio. Haverá 2/3 dias gelados e a cunha anticiclonica naquela posição não parece querer sair de lá tão cedo. Pode cortar o nordeste/continental mas mesmo o noroeste pode dar um bom inverno ainda que seja no outono... Vai haver tempo a gosto de todos :cold::rain: