Seg. Esp. Frio, Chuva e Vento: Sistema depressionário «Gertrudes» - Out/Nov 2008



ruimartins

Cirrus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
29
Local
Braga
Boas... depois de cerca de 3 anos a seguir aqui o MeteoPt, decidi finalmente sair do armário... :lol:
Considerem-me um verdadeiro ignorante no que diz respeito à meteorologia mas um verdadeiro entusiasta e com vontade de aprender.

Conto montar a médio prazo uma estação na vila do Gerês.
Contem com os relatos de um apaixonado da montanha que espera calcar neve este fim-de-semana a cerca de 1400mts de altitude.

Aqui por Braga o meu carro diz que estamos com 10º mas o windchill deve andar nos 5º...

Venha o :cold: e a :rain: que eu quero NEVE... :D

Cumprimentos a todos e continuem o bom trabalho.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Olá ruimartins, bem-vindo! ;)

Podes-nos dizer a que altitude fica a vila do Gerês? Fiquei curioso..

Por aqui ainda vou com 4,0ºC, com este vento a temperatura teima em não descer muito...
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Antes de mais bem vindo rui :D!

Temos uma situaçao curiosa..
segundo o site da EP neva na serra da estrela (torre) com 6 graus negativos o interessanta e que em piornos estao 3 graus negativos e ceu limpo isto sera possivel?

sigo com 6ºc ceu limpo de realçar que sempre q levanta um bocado de vento a temperatura sobe.


p.s-e interessante ver no google earth as temperatura na peninsula iberica tudo que e interior norte e centro com temperaturas negativas.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Temos uma situaçao curiosa..
segundo o site da EP neva na serra da estrela (torre) com 6 graus negativos o interessanta e que em piornos estao 3 graus negativos e ceu limpo isto sera possivel?

Se calhar está nevoeiro e vento forte. O vento faz levantar a neve e parecer que está a nevar, quando na verdade está a ser arrastada! Digo eu...:hehe:

Às 0h UTC:
-1,4ºC em Penhas Douradas
0,7ºC em Miranda do Douro
0,8ºC na Guarda
1,2ºC no Sabugal
1,6ºC em Arouca
1,9ºC em Montalegre e 0,1mm de precipitação.:D

E reparem na nuvem que se formou por lá!
Acordará Montalegre em tons de branco?

imagesphp-10.gif
 

ruimartins

Cirrus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
29
Local
Braga
Boas,

A vila do Gerês fica a cerca de 550 mts de altitude, mas andando 15 minutos de carro e 3 horas a pé estamos no ponto mais alto do norte do país... cerca de 1550 mts, o Pico da Nevosa.

Espero ir aos 1400 mts no Domingo se a nossa "Gertrudes" se portar bem até lá... ou seja, que nos trouxer mais frio e mais precipitação... :D
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Primeiro, veio a chuva fraca.
Depois o Vento Norte, que de início era tímido,mas depois foi arrebatador.
Agora a acalmia e o Frio Geral: O litoral norte atlântico (Pedras Rubras) regista agora 5,2º,apenas mais 1,2 º que o nordeste transmontano (Bragança).
Está frio .
Ainda virá a chuva .Até neve nas terras altas.
Ah grande final de Outubro!!!
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Ora Muito Bom Dia!

Uma Noite Fria, por cá! Embora Ontem a Temperatura se mantivesse estagnada, uma acalmia do Vento permitiu uma descida mais acentuada!

A Temperatura Mínima foi então de 8,7ºC:cold:


Neste momento tenho 8,8ºC
Humidade a 75%
Pressão a 1017 hPa
Vento a 7,9 km/h de N (360º)
Ponto de Orvalho nos 4,8ºC



Na Torre Está Fresco... E está Nevoeiro também!

estradasdeportugaltorredz3.jpg


Segundo o IM, ás 6 UTC, o cenário Nortenho era este...

impossvelnevenonorteemoap1.jpg


:D:D:D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
em lisboa acordei com ceu limpo ( sem vento:sad::sad::sad:) e Tmin de 10.4Cº
estou ansioso para ver a Tmin em arruda que chega a ser 5Cº inferior á de lisboa (só terei os dados daqui a 15 dias quando la for).
as previsões apontam para chuva e menos frio já apartir de 5ª até domingo e depois na outra semana temperaturas amenas devido ao fluxo de W, o ECMWF prevê que a depressao se instale no centro da PI no sabado com pressoes de menos de 1000hpa resta saber se a chuva nao vai andar á nossa volta tipo rotunda ( o que é bastante possivel).
o vento só volta 5ª e 6º acompanhado da tal chuva e neve acima de 1000m.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Bom Dia;)

A minima de hoje por cá foi fresca 5.0ºC:cold::cold:, neste momento estão 13.5ºC e claro o céu está limpo:(