Seg. Esp. Frio, Chuva e Vento: Sistema depressionário «Gertrudes» - Out/Nov 2008

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Agora é que é :D então que cota arriscas ;)

Por aqui estão 7.9ºc caem alguns pingos estou 3.3ºc acima á mesma hora de ontem bahhh:brucelee:

Para os teus lados arriscaria segundo as minhas contas 500/600m esta madrugada.. se houver precipitaçao e claro visto que o frio deu treguas neste dia...

;)
 


]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Então e mostra-me la essas contas para eu ver de onde saem esses mágicos 500/600m :huh:

Basta fazeres a 2m do solo nivel mar segundo os modelos e diminuires 0.6Cº por cada 100m de altitude...

Por ex:

se tens uma tem 8ºC a nivel mar... basta diminuires 0.6Cº por cada 100m de altitude e teras uma cota aprox de neve, e entre factores de uma depressao a -30 a 500hph e 3positivos a -1 a 850hpa neste caso...

E uma boa incursao de ar frio que devera começar daqui a 2h/3h no teu local segundo o satelite...

Acho que me expliquei senao...tenho de fazer isso via email ou registar na torre do tombo... ate agora nunca me enganou...:D
 

Turista

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
464
Local
Peniche
Boa noite a todos,

sigo com 13,6ºC (parece que a noite vai mesmo ser fresca), 90% de humidade e 1003.4 hPa. (a pressão tem vindo a descer ao longo do dia).

Tem chuviscado ao longo da noite, mas nada de mais.

Abraço.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
]ToRnAdO[;93707 disse:
Basta fazeres a 2m do solo nivel mar segundo os modelos e diminuires 0.6Cº por cada 100m de altitude...

Por ex:

se tens uma tem 8ºC a nivel mar... basta diminuires 0.6Cº por cada 100m de altitude e teras uma cota aprox de neve, e entre factores de uma depressao a -30 a 500hph e 3positivos a -1 a 850hpa neste caso...

E uma boa incursao de ar frio que devera começar daqui a 2h/3h no teu local segundo o satelite...

Acho que me expliquei senao...tenho de fazer isso via email ou registar na torre do tombo... ate agora nunca me enganou...:D

:lmao::lmao: sinceramente não entendo patavina do que disseste deixo-te um print de um aplicativo (embora não goste muito deles pois cotas são mais fiáveis calculadas através das temperaturas a 850 e a 500hpa) que deitam por terra essa tua teoria :D

33yl1d2.jpg
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
:lmao::lmao: sinceramente não entendo patavina do que disseste deixo-te um print de um aplicativo (embora não goste muito deles pois cotas são mais fiáveis calculadas através das temperaturas a 850 e a 500hpa) que deitam por terra essa tua teoria :D

33yl1d2.jpg


Eu sei... que deitam por terra em tudo tal como no dia 29 de jan de 2006 quando os apresentei a algumas pessoas e nao falharam... mas contudo podem falhar...:confused: mas aqui apelo uma reuniao meteopt na zona algarvia em que teria todo o prazer de as apresentar...

Desculpa a minha ma explicacao ou escrita... mas acho tudo tao basico como hoje o 'tigo' ter presenciado neve ligeira a 750m...

mas gostaria apresentar a todos voces a minha teoria.. pois a ciencia e feita disso e da confirmaçao da mesma...

mas a minha explicaçao foi facil... o que determina a dificuladade sao os microsistemas climaticos de cada regiao a que a minha teoria tem de se adaptar...:D;)
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
]ToRnAdO[;93711 disse:
Eu sei... que deitam por terra em tudo tal como no dia 29 de jan de 2006 quando os apresentei a algumas pessoas e nao falharam... mas contudo podem falhar...:confused: mas aqui apelo uma reuniao meteopt na zona algarvia em que teria todo o prazer de as apresentar...

Desculpa a minha ma explicacao ou escrita... mas acho tudo tao basico como hoje o 'tigo' ter presenciado neve ligeira a 750m...

mas gostaria apresentar a todos voces a minha teoria.. pois a ciencia e feita disso e da confirmaçao da mesma...

mas a minha explicaçao foi facil... o que determina a dificuladade sao os microsistemas climaticos de cada regiao a que a minha teoria tem de se adaptar...:D;)

Ok ok temos de arranjar um autocarro em rumo ao Algarve para nos explicares no teu laboratório essas contas de cotas de neve ;)
só mais uma coisa o que aconteceu em 29 Janeiro nada tem haver com o que se passa agora pois estávamos em pleno inverno onde a atmosfera estava muito mais fria não te esqueças que estas em Outubro ;)

Mas prontos se quiseres apostar a uma jantarada como não neva abaixo dos 1100m e mesmo assim já e fazer a coisa muito por baixo :D

voltando ao tópico
7.2°C
Temperatura sensível: 7°C
24-hr diferença
3.6°C-Mais Quente 3.6°C do que ontem a esta hora.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
meus amigos a cota de neve por esta altura andara nos 1800 m..
amanha o IM da cota 1200 pois eu tenho a certeza k ira andar a volta dos 1500 m..e com sorte...
Spiritmind onde arranjas esse calculo de cota?


p.s-e muito facil calcular a cota e tem sido sempre assim qd aqui estao 5 ou 6 graus a chover sei que em bragança se houver precipitaçao sera em forma de neve...tem sido assim nos ultimos anos

neste momento sigo com aguaceiros 9 graus


2º p.s-acho que temos uma continuaçao e para ja muito agradavel segunda e terça feira a nivel de cotas...
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
meus amigos a cota de neve por esta altura andara nos 1800 m..
amanha o IM da cota 1200 pois eu tenho a certeza k ira andar a volta dos 1500 m..e com sorte...
Spiritmind onde arranjas esse calculo de cota?


p.s-e muito facil calcular a cota e tem sido sempre assim qd aqui estao 5 ou 6 graus a chover sei que em bragança se houver precipitaçao sera em forma de neve...tem sido assim nos ultimos anos

neste momento sigo com aguaceiros 9 graus


2º p.s-acho que temos uma continuaçao e para ja muito agradavel segunda e terça feira a nivel de cotas...

claro amigo charlie só estava a tentar compreender o nosso amigo Tornado :D
o site é este

http://www.strettoweb.it/modules.php?name=meteoweb&pagina=zt
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Ok ok temos de arranjar um autocarro em rumo ao Algarve para nos explicares no teu laboratório essas contas de cotas de neve ;)
só mais uma coisa o que aconteceu em 29 Janeiro nada tem haver com o que se passa agora pois estávamos em pleno inverno onde a atmosfera estava muito mais fria não te esqueças que estas em Outubro ;)

Mas prontos se quiseres apostar a uma jantarada como não neva abaixo dos 1100m e mesmo assim já e fazer a coisa muito por baixo :D

voltando ao tópico
7.2°C
Temperatura sensível: 7°C
24-hr diferença
3.6°C-Mais Quente 3.6°C do que ontem a esta hora.

So uma jantarada ... estas muito inseguro...

Aposto mais ainda 2 jantararadas...

Mas o meu convicto é vos explicar a minha teoria... e sem gritar virtualmente: VAI NEVAR AS COTAS 500/600M... com 2 jantares!!:thumbsup:
 

ruimartins

Cirrus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
29
Local
Braga
Domingo ao final do dia eu esclareço as vossas dúvidas...
Vou estar a 1400 mts e depois logo vos digo se há neve ou não. ;)

Estou confiante em cotas de 1200 mts para amanhã de madrugada... vamos ver...