Seguimento - Novembro 2008



Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Neste momento tenho 14,8ºC, e a Temperatura Máxima até agora foi de 15,5ºC:)

O Vento tem estado a soprar Moderado/Forte, com um Máximo de 51,5 km/h, até ao momento!:D

Humidade a 61%
Pressão nos 1020 hPa

O Céu está Muito Nublado, a caminhar para o Encoberto, por finos Cirroestratus...
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Em Oliveira do Hospital(local onde trabalho) os cirrus tapam o sol fazendo com que a temperatura esteja mais baixa que ontem
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Olá a todos. ;)
Por cá, mínima incrível de 8,6 ºC pouco depois das 4h enquanto não havia vento.
A partir das 5h começou o vento por aqui e a temperatura subiu 2 ºC num ápice.
Se estava com cerca de menos 4 ºC que o aeroporto por volta das 4h devido a uma inversão térmica, esta enfraqueceu com o pico do vento que fez com que a minha temperatura se aproximasse da do aeroporto.



A RUEMA de Sacavém confirma essa subida, embora tenha sempre cerca de mais 1 ºC do que eu, quer em máximas quer em mínimas, talvez devido à localização da estação:


obsSuperficie.14.01.00755.tempins.hh.reg.PT.png




Enquanto Gago Coutinho ia nos 13,2 ºC às 4h, por aqui já tinha menos 4 ºC e baixava dos 9 ºC com a ausência de vento.
Neste gráfico da RUEMA de Sacavém nota-se bem o «pulo» que a temperatura dá após as 5h.


Vivenciei estas subidas porque me levantei às 4:45h e achei deveras interessante que a temperatura tivesse subido tanto.
Entretanto fui até ao aeroporto às 6h, e lá o vento fazia-se sentir com muito mais intensidade, embora a temperatura fosse superior.
Nessa altura a inversão já tinha enfraquecido e já só tinha menos uns 2 ºC que o aeroporto.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Mínimo Hoje: 3.6 ºC (06:42)

Faz hoje um ano tive 0,4ºC de minima. O 18 de Novembro de 2007 foi o dia mais frio de Novembro dos últimos anos.

Algumas nuvens no céu e 18,7ºC.
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Boa tarde:

Esta manhã acordei com uma manhã fria e com um céu esplendoroso. Lá muito para norte vislumbrei algumas nuvens de brancura imaculada.

Entretanto as nuvens progrediram para Sul, o vento de Norte aumentou ligeiramente e o céu encontra-se totalmente nublado por uma nebulosidade leitosa. Esta frio.

Aqui e ali notam-se algumas nuves mais escuras. Que se passa?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Aqui e ali notam-se algumas nuves mais escuras. Que se passa?

Está a passar uma frente quente de muita fraca actividade, é tudo apenas fogo de vista, nada se passará nas próximas horas.



Direcção do vento.

 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Boa tarde:)

Hoje teve uma manhã de nevoeiro:), neste momento o céu está parcialmente nublado a minha estação marca 7.9ºC

A minha minima foi modesta, 1.0ºC:mad:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Mínimo Hoje: 3.6 ºC (06:42)

Faz hoje um ano tive 0,4ºC de minima. O 18 de Novembro de 2007 foi o dia mais frio de Novembro dos últimos anos.

Algumas nuvens no céu e 18,7ºC.

No ano passado tive uma mínima de 3,1 ºC nesse dia 18 de Novembro; no entanto estamos com uma média mensal já interessante. ;)
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
...no entanto estamos com uma média mensal já interessante. ;)

Yep, aqui a média das minimas para este mês está nos 5,5ºC, menos 2,1ºC que a normal para Novembro. E parece que a tendência até ao fim do mês é este fosso aumentar.

Desvios este mês:
Máxima: -0,1 ºC
Média: -1,0 ºC
Mínima: -2,1 ºC

Máximo Hoje: 18.9 ºC (14:17)

E com o vento a aumentar a rajada máxima já foi de 43,4 km/h.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Faz hoje um ano tive 0,4ºC de minima. O 18 de Novembro de 2007 foi o dia mais frio de Novembro dos últimos anos.

É verdade... já foi há 1 ano... como o tempo passa...

Embora tenha chegado aos 5,8ºC nesse Dia, o dia 17-11-2007 foi o primeiro dia daquele Outono em que desci abaixo dos 10ºC

Este ano tem sido uma espécie de compensação, ou seja, ainda não desci aos 5ºC, mas já tenho tido Temperaturas Mínimas abaixo dos 10ºC desde Outubro...:D



O Vento está forte, frequentemente acima dos 40 km/h, e a Temperatura está nos 14,3ºC

O Sol brilha, por vezes...