Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

rogers

Cumulus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
200
Local
Paços de Ferreira
Eu não acredito que venha acontecer nada de espetacular. A cada dia que passa fica mais evidadente que os modelos não passam mesmo disso: Modelos.

Vem chuva, vem um pouco mais de frio, mas não deve passar mesmo disso.

Penso que durante a próxima semana, no litoral norte as temperaturas não devem ultrapassar os 5graus na mínima. Para o nordeste transmontano pode ser que haja algo, mas mesmo assim tenho as minhas dúvidas.

Mesmo essa semana esteve bem amena e hoje está primaveril aqui em Paços de Ferreira. Ainda não vi nenhuma geada, tão comum nessa época.

Abraços
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A run das 12h do GFS é o pesadelo para quem está a pensar viajar no fim-de-semana prolongado de 1 de Dezembro, e um regalo para os olhos para aqueles que tencionam aproveitar o fim-de-semana para estudar e descansar.:hehe:

epa.gif
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Boa tarde:


Também me parece que estamos a fazer um foguetório dedicado a um santo que do alto do seu altar nos está olhando, prazenteiramente, com ar incrédulo...

Estamos na segunda quinzena de Novembro que na maior parte das vezes está destinada a chuva (muita ou pouca) e a alguma neve nas terras altas ....respeitando a tradição e observação milenar de milhares de gerações.... isto é: "a seguir ao verão de S. Martinho"... quando não dá mesmo para Novembro secar as almas e o corpo (o que também acontece com frequência).

Em resumo: caros foristas V. Exas. têm o raro favor de viver num país em que a vivência meteorológica tem os seus caprichos maiores. Façam o favor de a tratar bem....e aguardar o favor dos seus bons humores... Não vá ela secar-vos o espírito....

Saravah .....:thumbsup:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Boa tarde:



Em resumo: caros foristas V. Exas. têm o raro favor de viver num país em que a vivência meteorológica tem os seus caprichos maiores. Façam o favor de a tratar bem....e aguardar o favor dos seus bons humores... Não vá ela secar-vos o espírito....

Saravah .....:thumbsup:


Pois, mas é isto que é o gosto de analisar os modelos meteorológicos. Há quem faça de uma maneira mais apaixonada e sonhadora , e outros de uma forma mais racional.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Eu não acredito que venha acontecer nada de espetacular. A cada dia que passa fica mais evidadente que os modelos não passam mesmo disso: Modelos.

Vem chuva, vem um pouco mais de frio, mas não deve passar mesmo disso.

Penso que durante a próxima semana, no litoral norte as temperaturas não devem ultrapassar os 5graus na mínima. Para o nordeste transmontano pode ser que haja algo, mas mesmo assim tenho as minhas dúvidas.

Mesmo essa semana esteve bem amena e hoje está primaveril aqui em Paços de Ferreira. Ainda não vi nenhuma geada, tão comum nessa época.

Abraços

Caro amigo, se vivesses em Bragança e tivesses que esperar todos os dias no mínimo 10 minutos para descongelar o vidro do carro, irias ver que as geadas já começaram...agora tens que ver que vives em Paços de Ferreira e como tal será mais dificil teres umas geaditas!
;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Caro amigo, se vivesses em Bragança e tivesses que esperar todos os dias no mínimo 10 minutos para descongelar o vidro do carro, irias ver que as geadas já começaram...agora tens que ver que vives em Paços de Ferreira e como tal será mais dificil teres umas geaditas!
;)

"a galinha do vizinho é mais gorda que a minha".
quem quiser geadas vai te-las na segunda metade da proxima semana quem quiser neve, chuva e vento vai te-los no prox FS.
quanto as geadas elas vao afectar praticamente todo o pais de 4ª ate 6ª com Tmin a variar entre os 4-6Cº no litoral sul e centro, 1/-3Cº no interior sul , 1-4Cº no litoral norte e no interior norte e terras altas valores na ordem dos -5-/-6Cº.
as maximas andaram nos 10-12Cº no sul, 10Cº no litoral norte , 5Cº no interior norte e proximos ou ate inferiores a 0Cº nas terras altas.
quanto á chuva é provavel que seja abundante desde 6ª á noite até inicios da outra semana ( a vhuva será acompanhada de subida algo acentuada da temp).
esta é apenas uma opiniao fundada nos dados do ECMWF,GFS e freemeteo.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Ai, que me dá uma Coisa... Nunca vi estes valores previstos para aqui!!:eek:
Sei que pode ser só mais um devaneio, mas deixo aqui, para que pelo menos, possamos recordá-lo, um dia!

meteoblue3cnocacmemnoveeh4.png
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ai, que me dá uma Coisa... Nunca vi estes valores previstos para aqui!!:eek:
Sei que pode ser só mais um devaneio, mas deixo aqui, para que pelo menos, possamos recordá-lo, um dia!


Hehehe, para aqui dão a mesma coisa, já me contentava com 0ºC vamos lá ver :w00t::w00t:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
É pena que a humidade nos dias mais frios desça tanto, se não Lisboa poderia ver, quem sabe, geada :w00t::w00t: mas nos sitios mais abrigados nunca se sabe :D :D vamos lá ver como as coisas se vão desenrolar.

 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Fiquei agradavelmente surpreendido com a nova actualização do Freemeteo aqui para a zona (Nogueira - Bragança).
Colocam quantidades significativas de precipitação, nomeadamente para 6ª (28) e sábado (29), sempre com temperaturas máximas por baixo da barreira dos 5.0ºC.
Vamos acompanhar com esperança, para já está com boa cara :cool:

http://freemeteo.com/default.asp?pid=156&la=18&gid=2737145
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
"a galinha do vizinho é mais gorda que a minha".
quem quiser geadas vai te-las na segunda metade da proxima semana quem quiser neve, chuva e vento vai te-los no prox FS.
quanto as geadas elas vao afectar praticamente todo o pais de 4ª ate 6ª com Tmin a variar entre os 4-6Cº no litoral sul e centro, 1/-3Cº no interior sul , 1-4Cº no litoral norte e no interior norte e terras altas valores na ordem dos -5-/-6Cº.
as maximas andaram nos 10-12Cº no sul, 10Cº no litoral norte , 5Cº no interior norte e proximos ou ate inferiores a 0Cº nas terras altas.
quanto á chuva é provavel que seja abundante desde 6ª á noite até inicios da outra semana ( a vhuva será acompanhada de subida algo acentuada da temp).
esta é apenas uma opiniao fundada nos dados do ECMWF,GFS e freemeteo.

Só não concordo com as mínimas no Litoral Sul e Centro :p muitos locais vão andar na casa dos 0ºC no Litoral Centro e Sul :thumbsup: de quarta para quinta e principalmente de quinta para sexta :w00t: aposto que a moita vai aos -2ºC ou -3ºC e não fica muito longe do Litoral Sul :D
Mas atenção isto segundo as ultimas saídas...ou seja 90% delas :cool:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Fiquei agradavelmente surpreendido com a nova actualização do Freemeteo aqui para a zona (Nogueira - Bragança).
Colocam quantidades significativas de precipitação, nomeadamente para 6ª (28) e sábado (29), sempre com temperaturas máximas por baixo da barreira dos 5.0ºC.
Vamos acompanhar com esperança, para já está com boa cara :cool:

http://freemeteo.com/default.asp?pid=156&la=18&gid=2737145

Mas a fonte do freemeteo (GFS) continua a indicar na última saída pouca precipitação como é normal numa entrada de norte e a que houver será durante as horas de menos frio como é habitual em Portugal. As minhas esperanças estão concentradas para inicios de Dezembro, o que vem nesta próxima semana é um filme que já vimos muitas vezes.