Resultados da pesquisa

1. J

Seguimento Meteorológico Livre 2016

Vamos aguardar e ver, mas de facto, todas as previsões indicam que o Sul de Portugal Continental irá "sofrer mais" do que propriamente o Norte do país. Embora haja previsão, por exemplo, para Aveiro de 2mm/h no sábado ( e ainda faltam alguns dias) tudo se vai desenhando para que a severidade se...
  2. J

Seguimento Litoral Norte - Novembro 2016

Chuva intensa em Aveiro durante 15/20 minutos. Agora aguaceiros fracos. T=10.3ºC Taxa máxima atingiu 40 mm/h. Foi jeitoso!!! Pelas previsões, parece que o final de dia de hoje vai ser engraçado.
  3. J

Seguimento Litoral Norte - Setembro 2016

Aveiro permanece com muito nevoeiro. Hr 88% com vento praticamente de oeste a 8 km/h. A avaliar pelas imagens de satélite, e pela aproximação da frente, duvido que hoje se vá ver o sol, cá! Temp. min, de 16.7 e máx. de 20.7. Para o dia de hoje, e para a cidade de Aveiro espera-se que a...
  4. J

Ontem observei "in situ" a ajuda no combate a incêndios que a brisa marítima poderá oferecer. Foi fantástica a subida da humidade relativa e a diminuição acentuada da temperatura em Calvela, Vale de Cambra. Felizmente, o que se poderia transformar num incêndio mais ou menos trabalhoso, acabou...
  5. J

Névoa a desaparecer durante a manhã na cidade de Aveiro. Já se observam ventos de NW fracos mas que poderão aumentar a humidade o suficiente para que, pelo menos tal como nos resultados do WRF, se observe um pequeno valor de precipitação ("run 06"). Com a "run 12" observa-se a diminuição desse...
  6. J

Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Setembro 2016

Numa leitura mais prolongada (6/7 dias) observam-se, de facto, uns "picos" de precipitação para dia 8 e dia 10 mas que, e em especial o de dia 8, não atinge sequer 0.5 mm/hora. A questão é que após estes dias mais apertados (hoje e ontem) prevê-se um desagravamento significativo das condições...
  7. J

Muito obrigado! Estou esclarecido. Então será esse o motivo pelo qual se prevê algum vento de leste. Obrigado, mais uma vez!
  8. J

A Sudoeste do continente ( entre Portugal Continental e a Madeira) serei o único a observar uma espécie de movimento depressionário? A questão é que nenhum modelo previa tal situação. Ou não se trata de um movimento depressionário? Estou a observar por aqui...
  9. J

Com as atualizações do modelo das 6 da manhã, passei de um máximo para a cidade de Aveiro de 41º para 38. Not bad!!!
  10. J

Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Setembro 2016

Pelo que eu já vi para o distrito de Aveiro, a descida além de significativa (de 37º para 16ºC) perdurará (apenas) uns 2/3 dias. Depois disso a indicação é exatamente essa, o calor regressar! Mas, na perspectiva de combate a incêndios já é uma ajuda significativa!!!
  11. J

Pelo seguimento que tenho feito apenas para o distrito de Aveiro, é generalizada a ideia da alteração deste tempo! Diminuição muito acentuada das temperaturas e um aumento (em algumas regiões do distrito) da humidade relativa muito acentuado. O campo do vento também se apresenta com previsões de...
  12. J

Boa tarde. Tenho uma questão para colocar mas como é a primeira vez que escrevo no fórum, estou um pouco perdido. Questão sobre uma zona em concreto (Anadia, Mealhada), no que toca a resultados de um modelo. É por este tópico?