Resultados da pesquisa

1. C

Seguimento Sul - Agosto 2014

Brilhante explicação, algarvio, parece-me ser tal e qual assim, depois de tantos anos que eu observo o clima algarvio. E essas mudanças são espectaculares, e são particularidades que me fazem adorar o clima do nosso Algarve, a sensação que se tem quando cessa a brisa marítima e vem o vento Norte...
  2. C

Resumo do Mês - Setembro 2012

Bem, anos depois.....! deixo aqui os últimos dados considerados fiáveis pelo INAG da estação de S.Brás de Alportel, referentes a Setembro 2012. O INAG deixou de ter financiamento para a manutenção das estações, de modo que depois desta data não mais disponibilizaram dados. Resumo do mês para...
  3. C

METEOROLOGIA: O vosso perfil

1. Sempre fui caidinho pela Natureza, mas não sei porque "carga de água" as coisas relacionadas com o Elemento Ar sempre venceram em relação a outros Elementos. É engraçado que há poucos dias fizeram-me a mesma pergunta (não sem demonstração de estranheza por parte da perguntadora...), e aquilo...
  4. C

Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2013

Vento maluco, aqui pelos lados da Amadora, embora sem chuva!! Isto está mau!!! :eek:
  5. C

Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2013

Acho que foi agora que começou a entrar o ar frio, que nos brindou aqui na Amadora com um aguaceiro digno de nota, rajadas e temperatura a baixar significativamente. Vamos lá a ver se há alguma trovoadazinha, alguma coisa de interessante durante o dia de hoje, depois de tanto alarme!..
  6. C

Resumo do Mês - Agosto 2012

Mais atrasado que sei lá o quê:) S. Brás de Alportel (dados da estação do INAG, situada num vértice geodésico a uma altitude de 334m) Temperatura (ºC): Média - 24,7 Média min. - 18,8 (valor mais baixo-14,1; valor mais alto-26,6) Média max. - 31,7(valor mais alto-39,2; valor mais...
  7. C

Seguimento Sul - Agosto 2012

Esta mensagem já vai um bocadinho fora de tempo, mas só agora tive tempo de reportar esta observação. Refere-se ao dia 29 de Agosto e as temperaturas foram observadas no carro, com tudo o que isso pode ter de impreciso - mas por acaso, normalmente, correspondem aos valores observados pelo IM...
  8. C

Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

Etc... Muito interessantes esses dados que apresentas, concerteza referentes a Sanlucar de Guadiana. Mesmo que possa haver ligeiras incorrecções ou as medições não serem tão recentes, esses dados não deixam de ser significativos, e acabam por corresponder àquilo que falei. Verifica-se por...
  9. C

Sim, claro, se reparares bem, eu disse "dos locais mais quentes na temperatura média em Portugal, nos meses de Verão", não digo que é o local mais quente. Já reparei, pelos mapas do IM, que algumas zonas muito restritas (tipo "nanoclima":D) dos Vales do Tejo, do Douro e do Guadiana alentejano...
  10. C

Temperaturas (ºC) vistas no carro, desde Monte Gordo até acima de Odeleite (Algarve), ontem (24 de Agosto), por volta das 18h: Monte Gordo (EN125) - 26,5 S. Bartolomeu (2/3KM do mar) - 28,0 A Norte de Castro Marim (nó A22) - 29,0 IC27, nó Azinhal - 32,0 IC27, zona Odeleite - 31,0 Depois...
  11. C

Realmente é muito estranho, o dia foi razoavelmente mais "fresco" do que o dia anterior. A que horas foi isso? O carro estava em andamento?...
  12. C

Resumo do Mês - Julho 2012

Resumo do mês para S. Brás de Alportel (dados da estação do INAG, situada no cimo de um cerro a uma altitude de 334m) Temperatura (ºC): Média - 23,7 Média min. - 17,4 Média max. - 30,9 Valor mínimo da mínima - 13,0 (dia 1) Valor máximo da mínima - 22,1 (dia19) Valor mínimo da máxima...
  13. C

Resumo do Mês - Julho 2012

Chamo só a atenção de um pequeno erro. Concerteza a média das mínimas de 16,7ºC não será 1,5 acima da normal de Faro mas 1,5ºC abaixo dessa mesma normal, a temperatura mínima em Julho em Faro deverá ser na casa dos 18ºC, segundo a normal, embora eu até ache que, quando sairem as normais de...
  14. C

Apresentações

Boa tarde! Estou registado desde Abril mas só agora reparei que existia um tópico dedicado a apresentações...:inocente: O meu nome é Ricardo, sou músico licenciado, mas já quis ser meteorologista. Sou do Algarve, mas ultimamente tenho estado a fazer Mestrado em Évora e vou proximamente dar...
  15. C

Seguimento Sul - Abril 2012

Bem, as fotos do meu post anterior não apareceram, alguém sabe como é que eu ponho imagens? :huh:
  16. C

Seguimento Sul - Abril 2012

Bom dia, sou um novo membro aqui do fórum, e esta é a minha primeira intervenção. Estou muito contente por fazer parte deste interessantérrimo local internético! Ontem previam aguaceiros um pouco por todo o país, inclusive no meu Algarve, mas, se não estou em erro, não precipitou nada na...