Resultados da pesquisa

1. joaocpais

Seguimento Meteorológico Livre - 2020

E depois, além dos modelos, há os sites de previsão metereologica e esses eu vejo todos, os que eu sei que são mais fiáveis e fidedignos e os outros que são mais sensacionalistas que vejo apenas por piada E se os mais sensacionalistas davam acumulação de 1 metro de neve nos próximos 5 dias para...
  2. joaocpais

Para quem vai à serra da estrela como eu vou na próxima quarta feira e ficar lá uns dias, tenho andado a ver os modelos silenciosamente sem opinar, tenho-o feito porque até ontem os modelos estavam muito bons mas como sei que nestas coisas há grandes desilusões fiquei em silencio Estava...
  3. joaocpais

Ou estarem 20 graus e dizerem :é pá hoje está frio ou dizerem:este inverno até está frio
  4. joaocpais

É como se obtêm as médias dos últimos 30 anos? ?
  5. joaocpais

Para se fazer uma estudo do comportamento do clima ao longo de um século ou uma decada e aferir se foi mais quente ou mais frio, mais seco ou chuvoso obviamente tem de se fazer um somatório de cada evento isolado (como tu dizes) Se não como é que fazes, por exemplo, para avaliar um ano hidrológico?
  6. joaocpais

Exatamente! Um ano seco ciclicamente sempre houve, e a consecutividade de anos secos constantes apenas intercalado com 1 ano chuvoso? Onde está o equilíbrio?
  7. joaocpais

Eu diria mais, se calhar nem vao ser dias consecutivos de chuva, mas os que houverem sera quase tudo, com cotas de neve altissimas . Desculpem o desabafo: mas este inverno mete nojo!
  8. joaocpais

La nos Estados Unidos, tal como cá, também se discute sobre a utilização de dois modelos distintos de previsão, de um lado o MPAS e do outro o novo FV3, e onde também se fala que O ECM foi bem mais certeiro a prever a trajectória do furação Sandy que os modelos Americanos. Mas como se compara o...
  9. joaocpais

A Grecia é entradas frias constantes, que inveja!
  10. joaocpais

Mas há uma delas que é considerada menos fiável?
  11. joaocpais

Das 4 saídas diárias do gfs qual a mais fiável?
  12. joaocpais

É curioso todos nós aqui damos por certo quando as previsões apontam para tempo anticiclonico mas por vezes quando os modelos apontam para eventos depressinarios e/ou entradas frias dizemos habitualmente que dificilmente irá acontecer.
  13. joaocpais

Potente entrada fria pela a Europa na próxima semana atingindo boa parte da Europa até à Grécia incluído o leste de Espanha! Quem se escapa adivinhem? Portugal claro! Somos mesmo abençoados Quando parecia que o anticlone, no Atlântico, ia perder um bocadinho de força eis que o mesmo se expande e...
  14. joaocpais

Mais do mesmo, alguma pricipitacao a norte, persistência e agravamento da seca a sul e temperaturas acima do normal. Inverno para chorar!
  15. joaocpais

A ver se entendo, a IBM criou um novo modelo de previsão, o qual não vai estar disponível para o público em geral mas vai servir de base para as previsões do weather Chanel e o Wunderground é isso?
  16. joaocpais

Não me surpreende o ECM estar na frente porque quase toda a gente aqui tem a opinião mais favorável a esse modelo mas de facto é necessário fazer um trabalho comparativo entre a maioria dos modelos para aferir quais os que têm maior grau de fiabilidade e não nos cingir-mos apenas a um modelo...
  17. joaocpais

Esclarecido! E do que observas habitualmente qual aquele que achas que apresenta maior grau de acerto?
  18. joaocpais

Bom dia a todos Alguém me sabe dizer qual o grau de fiabilidade do modelo ICON?
  19. joaocpais

Muito boa explicação e eu acrescento que também por isso se diz que o oceano ao pé de nós ameniza o nosso clima.
  20. joaocpais

Uma perguntinha para todos voces: Já aqui falamos do vórtice polar estar muito forte e que quando assim acontece os meandros não descem até latitudes mais baixas, no entanto têm se verificado a existência de alguns meandros que têm mergulhado na Europa Central e de leste, Grécia Turquia e afins...
  21. joaocpais

De facto os modelos não fazem previsões mas são usados por quem os interpreta e servem de base para quem faz previsoes mas como já se percebeu a mais de 7 dias são pura ficção científica. Aliás o artigo que #Orion aqui colocou prova sem dúvida que as previsões a 7 dias cada vez estão mais...
  22. joaocpais

De facto os modelos não fazem previsões mas são usados por quem os interpreta e servem de base para quem faz previsoes mas como já se percebeu a mais de 7 dias são pura ficção científica. Aliás o artigo que #Orion aqui colocou prova sem dúvida que as previsões a 7 dias cada vez estão mais...
  23. joaocpais

Não há como negar o AQUECIMENTO GLOBAL, e não é por esta situação em particular mas pela quantidade situações semelhantes que são cada vez mais recorrentes e generalizadas.
  24. joaocpais

No passado o ciclo sempre se acabou por quebrar mas cada vez mais os ciclos anticiclonicos ficam mais duradouros e qualquer dia a quebra do ciclo já não consegue reverter nada! É se um destes anos o ciclo anticiclonico se eterniza como será?
  25. joaocpais

Bem sei que o ECM erra muito menos porque não é tão ousado a fazer previsões nem o faz a mais das 240 horas e o UKMO ainda menos mas o GFS mesmo arriscando prever a mais longa distância poderia pelo menos ser um pouco mais realista menos sensacionalista mais contido, é que por vezes parece que...
  26. joaocpais

Os modelos do gfs já estiveram bons e agora, como seria de esperar, foram retirando retirado até sobrar pouco ou nada, o habitual! O modelo gfs é responsável pelas nossas maiores desilusões mas isso tem uma razão de ser: é que habitualmente eles tanto prevêem as X horas uma entrada fria com...
  27. joaocpais

Ainda relativamente aos graficos, há mais gelo globalmente mas esse gelo esta mais concentrado nos polos e nas latitudes mais elevadas.
  28. joaocpais

Apetece-me dizer: quem me dera puder mexer um bocadinho no vortice polar :lmao:
  29. joaocpais

Muito informação para assimilar, vou ter de ler e reler com atenção umas 20 vezes De todas as formas muito obrigado pela explicação Há muitas variáveis para saber se isto do vórtice está directamente relacionado com as alterações climáticas! Ainda assim isto dá para explicar o padrão deste...
  30. joaocpais

Certo obrigado pela explicação Mas após o rompimento do vórtice, foi como se esse vórtice tivesse ficado dividido em 2
  31. joaocpais

Estes tipos de vortices polares também já tinha visto mas são diferentes dos citados anteriormente Se alguém conseguir colocar a imagem agradecia
  32. joaocpais

Tipo 2 vortex polares...
  33. joaocpais

Podes ilustrar esse tipo vortex separado em 2? É que tenho ideia que existe um outro tipo de vortex ou um género de sub tipo de vortex Tipo um vortex que se desloca numa ondulação maior à frente e mais pequena atrás mas não consigo explicar sem ilustracao
  34. joaocpais

Neste caso o facto da existência de um vortex polar mais forte gera o aparecimento de depressões mais cavadas nas latitudes mais elevadas e parece que tem sido o caso este Inverno.
  35. joaocpais

Curiosa e interessante essa periocidade da divisão do vortex polar, no entanto todos os cientistas dizem que o vortex polar este ano está a ser dos mais fortes desde 1990
  36. joaocpais

Li o artigo com toda atenção e está excelente! Recomendo que todos percam 10 minutos a ler o mesmo! Impressionante saber que o vortex é dos mais fortes dos últimos anos tendo superado o máximo que ocorreu em 1975/76 e o de 1990! Não admira pois que este Inverno esteja a ser assim, agora entendo...
  37. joaocpais

Excelente explicação! Foi perfeitamente entendivel Estando o vortex mais forte os meandros não descaiem para latitudes mais baixas e logo há muito menos entradas frias na nossa localização geográfica Sobram-me então, duas perguntas : A presença do vortex polar mais forte tem alguma relação com...
  38. joaocpais

O artigo esta no Washington Post e nao se consegue ler, com muita pena minha O vortex polar e a oscilação do artico estao no seu máximo, mas isto em concreto que consequencias tem?
  39. joaocpais

Esses gráficos sao interessantes e dá-nos uma perpectiva diferente da realidade que temos aqui neste cantinho á beira mar plantando. De todas as formas tem havido relatos de varias pessoas de varias regioes do globo a dizer que nessas mesmas regioes este ano nao tem havido neve ou entao tem...
  40. joaocpais

Exactamente, analisando esta realidade que temos actualmente pode-se dizer que este mais parece um padrão de verão: anticiclone posicionado mais a norte, sobre a nossa latitude, a bloquear todas as possíveis frentes!
  41. joaocpais

É verdade tens razao, tambem me lembro de um ou outro inverno nos anos 80 andar de tshirt, mas nao me lembro de periodos tao longos de persistencia desta situaçao. Nos anos 80 e 90 estas situaçoes ocorriam mas eram muito mais espaçadas no tempo e quando ocorriam duravam muito menos...
  42. joaocpais

Como disse em quase 50 de vida nunca vi nada assim mas posso estar errado
  43. joaocpais

Analisando os modelos continua tudo igual ou seja AA a perder de vista! É impressionante o bloqueio, o anticiclone ora está a oeste, ora esta Norte, ora a leste, ou a sul. Alguém já viu algo assim com esta semelhança noutros anos? Parece até que há um anomalia no Atlântico!
  44. joaocpais

A neve na serra da estrela nao vai acabar de um dia para outro, mas acredito sinceramente que num prazo de uma década vai mesmo desaparecer definitivamente, o que esta a acontecer nos últimos anos nao é ja o inicio do fim mas o fim do fim! Quisera eu estar tao enganado :suicidio:
  45. joaocpais

Este era exatamente esse primeiro teleski, mais propriamente um telearraste, que funcionou ainda nos anos 60 e uma parte dos anos 70, tendo sido substituído por um mais moderno ainda nos piornos e depois transladado para a torre.
  46. joaocpais

Subscrevo totalmente e acrescento que nessa época a pista referida era a dos piornos situada a 1600 metros, servida por um teleski e quase sempre tinha neve no inverno, e sim pasmem-se, nos anos 60 e 70 havia muita neve aos 1600 metros agora nem aos 2000 há! A título de curiosidade o primeiro...
  47. joaocpais

E já repararam que quando chega o ano novo, o natal, o Carnaval e a Páscoa quase todos os anos ouvimos esta noticia: "hotéis na Serra da Estrela esgotados mesmo sem neve na serra" Foi assim no natal e fim do ano e é recorrente nos outros anos... Vão ver agora no carnaval de novo! Isto significa...
  48. joaocpais

Já conhecia esse texto do Cântaro zangado mas obrigado por partilhar! De facto tudo o que lá está escrito é a mais pura das verdades, a turistrela "governa" ha anos o turismo da Serra da Estrela sem aparentemente dar "cavaco" a ninguém! Detém um monopólio de algo que é público e foi...
  49. joaocpais

Obrigado! Também vasculhei e não encontrei nada Tenho muita curiosidade dado que quase de certeza a estância deve apresentar prejuízos e resultados bem negativos , mas como a exploração dos hotéis e dos chalés deve apresentar bom resultados uma coisa deve atenuar os prejuízos gerais da gestão.