Separe os nomes com vírgulas.
Caro Trevinca Obrigado pelo texto. Continuo a dizer que nada disto é novidade para nós. A data que saiu é errada, já sabemos. Foi um lapso (há...
Trevinca, nessa listagem, encabeçada por Montesinho, não aparece nenhum dado sobre o território português. Tudo Espanha!! É o mesmo que...
Trevinca, Para sua informação o dado da morte do urso de 1946 (e não 1948) já tinha sido citado por mim na revista Tribuna da Natureza e vem...
Obrigado e boa sorte
Tenho estado a ler as mensagens deste tópico desde o início. Li metade mas o suficiente para comparar alguns destes membros (ALGUNS) a lunáticos...
Uma sugestão ao Belém : se não leu o livro (e recusa a ler) também não sabe o que lá vem escrito. Mas se tiver curiosidade (já vi que não é o seu...
Concordo plenamente Uma sugestão ao Belém : se não leu o livro (e recusa a ler) também não sabe o que lá vem escrito. Mas se tiver curiosidade...
Concordo plenamente
Ursus1900 (aliás FA). Não fiz insinuação nenhuma. A interpretação está errada. Desejo sinceramente que termines o teu trabalho e o publiques...
Acho os comentários do Ursus 1900 e do Belem perfeitamente surrealistas! E como tal nem vou comentar. Apenas dois pequenos apontamentos: ao Ursus...
Obrigado. Na verdade não tenho andado muito por estes lados. Tenho andado um pouco ocupado com a preparação de um livro. Mas, também tenho andado...
Situação actual? Ou antiga? Situação actual: não há ursos perto da fronteira, quando muito poderá chegar um ou outro a poucas dezenas de Km da...
Caros Só para informar que nos próximos dias 29 de Novembro e 1 de Dezembro vai decorrer em Lisboa e no Porto, respectivamente, lançamento do...
A águia-real (do coelho) chegou ao centro de recuperação do Gerês (vinda do zoo da Maia) por 1987. Tinha sido capturada, juvenil, num ninho do...
Belém, por qualquer motivo o texto escrito por mim referente à utilização ilegal das fotos (as fotos em cativeiro e em Montesinho) apareceu em...
De facto a zona é sobrevoada de quando em quando por um ou outra águia-real. Há dias uma bióloga que trabalha nesta região com o lobo (está a...
Já há muito que não entro aqui mas agora fiquei curioso. Uma foto de águia-real com um coelho e uma foto com crias. Pode saber-se onde foram...
Então está tudo esclarecido. É que não tenho por costume ofender ninguém. Obrigado pela resposta.
Não percebo porque é que desapareceu o meu comentário ao post de Icewordl. Gostava de uma resposta.
Não é uma questão de preferência. É uma questão de ordenamento. Cada "coisa" no seu lugar. A questão é que não houve a preocupação inicial de...
E viva a Utopia. Acrescenta aí: uma revolução no Ministério do Ambiente. Independentemente disso fico satisfeito por ainda haver gente disponível...
Não se trata de uma mariquice ambientalista mas de uma questão de ordenamento. Neste país continuam a fazer-se as coisas sem primeiro pensar onde...
Só agora vi este tópico e reparei que o Vale da Morte foi aqui referido. Há uns anos aventurei-me 15 dias pelo deserto de Mojave e visitei...
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês? É interessante essa questão do Lynx lynx. De facto é certo, ou quase certo, que a espécie existiu no...
Psm Mudando para este tópico o assunto das faias de Sintra, Pois a mim parece-me que existindo um núcleo de faias em Sintra rodeado de acácias...
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês? Relativamente à questão florestal concordo com tudo o que foi dito. Parece-me no entanto que uma das vias...
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês? Frederico, Quando referi o litoral centro queria dizer toda a região costeira entre Aveiro, e a região...
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês? Sim à substituição dos eucaliptos por espécies autóctones mas com contra-peso e medida. Proponho as...
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês? Sobre os cães assilvestrados, Eu percebi a ideia. O que eu queria dizer é que os cães não competem com...
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês? Sobre os cães assilvestrados. Os cães assilvestrados não são um problema nas regiões onde existem...
Em Leonte,Gerês (cerca de 900m) hoje pelas 18 horas começou a nevar com alguma intensidade.
Os incêndios que acontecem em pleno Inverno são, regra geral, provocados pelos pastores que acreditam na renovação "eterna" das pastagens....
Mas se a vegetação dessas ribeiras desaparceu como é que vai funcionar como corredor ecológico para o lince? Não restou mesmo nada? Acho estranho...
Bem, mas é um facto que em condições normais se deixarmos um habitat evoluir sem a intervenção humana as espécies autóctones acabarão por vencer,...
É normal que os carvalhos cresçam à sombra de pinheiros e eucaliptos. São espécies nativas. Em qualquer pinhal do Minho, por exemplo, é frequente...
Os maiores dispersores são os homens, infelizmente. Mas falando deste assunto há um caso muito interessante, a relação entre o teixo e uma série...
Sim, as áreas de carvalho negral estão a aumentar em alguns locais do interior, concretamente em Trás-os-Montes. Mas no caso da aldeia que...
Se existem antigas explorações agrícolas ou pecuárias com espécies estranhas é porque foram lá colocadas. A política florestal portuguesa é uma...
Depende de que passado estamos a falar. Finais do século dezanove, quando os serviços florestais iniciaram a plantação dos baldios com pinheiro...
Os galegos e os asturianos, e de uma forma geral os espanhóis do noroeste, têm os mesmos hábitos culturais dos portugueses, no que diz respeito ao...
Por si só o combate não chega, mas é fundamental sobretudo se for rápido. Nos últimos anos gastou-se muito dinheiro, mas algum dele tem sido bem...
Os habitantes das montanhas do Norte e em particular do Noroeste acreditam na renovação "eterna" das pastagens pelo fogo. Daí a origem da maioria...
A Mata de Albergaria não esteve em perigo iminente de desaparecer. Seria muito difícil desaparecer dada a área abrangida e o facto de muitas das...
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês? Trevinca, Obrigado pela referência. Vai dando mais notícias
Vi este tópico e achei interessante, sobretudo, a interrogação sobre o comportamento dos seres vivos face às diferenças de temperatura (julgo que...
Frederico, Basicamente existem duas subpopulações de lobo em Portugal. A do Norte com perto de 50 alcateias e a situada a sul do rio Douro com...