Separe os nomes com vírgulas.
Boa tarde. 23.4ºC Hum. relativa: 71% Vento moderado WNW. Para já sem sinais de aproximação de aguaceiros. Apenas algumas formações em...
Boa tarde. Depois de um dia agradável, com a temperatura máxima a não ultrapassar os 28.2ºC, sempre com o moderado (e fresco) vento de NW, a...
Boa tarde. 35.3ºC (aquilo a que chamamos de calor-fresco por aqui). O vento mantém-se (desde a madrugada) moderado de Leste. Como referiu o...
Bom dia. 18.2ºC; Hum. relativa: 82% Vento: WSW 24 km/h. A primeira "linha" da frente foi, à passagem, mais generosa do que o radar fazia crer....
Temperatura em queda livre: 19.3ºC. (vs. máxima prevista de 31ºC).
Boa tarde. 21.2ºC Humidade relativa: 61% Vento Sul, fraco/moderado. Chuva fraca/moderada consistente nos últimos 20 minutos. Há uma semana: 43ºC...
27ºC. Já não me lembrava que era possível estar em casa a esta hora com as janelas abertas. O radar é um vasto catálogo de virgas. dos dois...
Boa tarde. Dia fantástico: 30ºC, céu muito nublado; cai agora um aguaceiro (pingas grossas). Vento moderado. Um bando de uns 20 e tal melros...
Se te referes a Montargil, podes contar com máximas entre os 30º/32ºC e mínimas de 13ºC. Céu nublado por nuvens altas. Existe uma possibilidade...
Quase igual: 29.2ºC. Face à mínima prevista para esta noite, contava com um arrefecimento noturno mais rápido.
Boa tarde. 37.4ºC; Humidade relativa: 22%; Vento: WNW 17 Km/h; Último dia de canícula (desta safra); andaremos por aqui, nos próximos dias, com...
Parece-me que Portalegre e o distrito de Castelo Branco verão qualquer coisa. Mas isto pode mudar de um momento para o outro. Por exemplo, aqui,...
Seguindo os useiros costumes dos três últimos dias, com sítio e hora marcada, eis as células da Estremadura Espanhola. EDIT: Hoje, fruto do vento...
Boa tarde. 35.6ºC; Hum. relativa: 27% Vento moderado de Sul (com rajadas). Ontem não tive possibilidade de registar fotograficamente mas...
Duas células com muita refectividade: uma a W de Arronches e outra a NE do Alandroal. Parecem desenhar trajectórias convergentes.
Confirmo. A mais próxima está a W de Estremoz.
Boa tarde a todos/as. 38.8ºC Hum. relativa: 28% Vento W a 20km/h (média) Pressão: 1011,0mb Ouve-se trovoada ao longe (quadrante E). [IMG]
Meus caros: as duas primeiras fotos são antes do impacto, enquanto estava cá fora a tentar fotografar as descargas eléctricas (sem sucesso)....
Não estou em condições de afirmar que houve tornado ou ciclogénese ou um violentíssimo downburst. Eu fui apanhado em cheio. A violência foi extrema.
Funnel Cloud.
Eu achei piada ao teu comentário. A propósito, a coisa aqui está agreste. Se eu não me safar, conta a minha história ao mundo, sim?
Isto ficou muito feio, muito depressa (e sem electricidade também). [IMG]
[IMG] Ouço trovões e respectivas ondas de choque de todos os quadrantes. Sinto-me imerso numa enorme confusão.
Três factos curiosos: 1) Tenho às 17:30 de hoje a mesma temperatura que tinha ontem às 22h (38.5º C) 2) As células de Portalegre estão, de facto,...
Fica progressivamente mais escuro a norte. Se estas células de Portalegre apanharem boleia do vento de Norte e recuperarem fôlego em Montargil e...
Respeito. Agora faz um embrulho catita e envia-a para Marte.
Nortada: no espaço de alguns minutos a temperatura desce para os 40.2º C. De notar um corredor limpo entre os dois eixos de células. Se procurarem...
A má fotografia não faz prova da beleza portentosa da célula de Portalegre. [IMG]
Com certeza. Normalmente, Pavia está sempe 1/2 graus abaixo das temperaturas registadas em Mora. É realista projectar uma temperatura próxima dos...
43.7º C. Subiu muito depressa, a temperatura, na última hora. O overcast também tem sido explosivo, com cumulus humilis a formarem-se no eixo...
Em Espanha - nos lugares do costume - deu-se início ao desenvolvimento vertical.
38.6ºC O céu começa a ficar bastante povoado de cirrus fibratus. Humidade relativa em subida; pressão atmosférica em queda lenta. EDIT (13:28):...
O barómetro - pelo menos - não estará muito assertivo.
Bom dia. 29ºC. Hum. relativa: 60%. [IMG] Quanto ao dia de hoje - e como o Duarte já hoje fez referência - parece-me que a instabilidade, caso...
A temperatura voltou a subir: 39.1ºC agora. Conjugando o pôr do sol, poeiras, torres, o aspecto actual é este:[IMG]
Desculpa o estrangeirismo. Devia ter escrito cluster. É um conjunto de células/ cumulonimbus (neste contexto, obv.).
Cluster a NE de Portalegre a ganhar vitalidade; Célula a E de Beja com bom desenvolvimento; Cluster a E de Évora: parece estar nos seus últimos...
Apesar de parecerem encantadoras no doppler, na vida real têm um aspecto vagamente assim-assim. Ambos os cluster parecem confluir para a mesma...
Coruche tem extremos térmicos admiráveis pela sua localização (baixa altitude/ vale do Sorraia). O Couço já apresenta uma paisagem e topografia...
O topo das células (daquele cluster a SE de Évora) é bem visível daqui, embora não sejam nada fotogénicas devido às poeiras em suspensão. Os...
Arrisco-me a dizer que um de nós vai ver algo mais do que poeiras ainda hoje.
41.3ºC. Ao que tudo indica, a temperatura máxima terá estabilizado por aqui, fruto da rotação do vento (agora moderado) para o quadrante sul e do...
Caros @joralentejano e @Thomar o que é que vos sugere estes aguaceiros modelados pelo IPMA (para hoje) entre as 15h e as 18? Espero-vos bem.
Ora então: Seguimento. Sigo com 39.2º C, que, como devem imaginar, é quente para a grande maioria dos mamíferos terrestes. Contudo, é apenas o...
Os padrões Pavia/Ponte de Sôr estão bastante parecidos para dos próximos dias. Para compensar as máximas Saharicas dos próximos 5 dias, teremos a...
Bom dia. 29ºC, Humidade relativa: 41% Vento de Leste fraco/nulo. Aumento significativo de poeiras em suspensão; visibilidade/campo de visão...
Bom dia. 24ºC Hum. relativa: 57% Apesar do nevoeiro cerrado - que se instalou após o pôr-do-sol - a mínima de hoje chegou aos 14.7ºC; pouco mais...
Obrigado Duarte. Comecei a fazer seguimento aqui no fórum por entender que pudesse ser relevante haver inputs desta zona do país - até pela...
Boas, Dia manifestamente mais fresco que os anteriores. De momento com 33.2ºC; a Hum. relativa está próxima dos 40%. A manhã caracterizou-se por...
Sr. Trovoada, este post resume na perfeição a minha chamada de atenção, tanto na forma, como no conteúdo: "temo", "suspeito", "desconfio que",...