Separe os nomes com vírgulas.
Metar lppd 201930z 24022g32kt 8000 -tsra sct015 few020cb sct035 16/13 q1005= metar lpaz 201930z 24022g33kt 9000 few017 few019tcu 16/13 q1008=...
Certo. Mas como deves calcular o acesso ao Pico da Vara ou a outras zonas altas é sempre mais difícil, para não falar nas questões de segurança....
Pois, mas não sei quem estará de facto mais bem servido. Reparem que só S. Miguel possui 22 estações meteorológicas/udométricas da rede...
Para aqueles interessados no acompanhamento do Clima nos Açores, informo que poderão encontrar os boletins climatológicos dos Açores produzidos...
Belas fotos :thumbsup:
Uma das principais deficiências da maioria dos nossos jornalistas é precisamente no domínio científico. Não sou economista nem jurista mas posso...
Olá ! Podes encontrar algumas aqui: ftp://dossier.ogp.noaa.gov/GCOS/WMO-Normals/RA-VI/PO/
Amanhã 2 de Abril, entra em vigor o diploma que extingue o IM: http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=2396363
re: Novidades no site do IPMA Não foi só por causa disso. Reparem que o Atlas é referido ao período de 1971-2000. A estação Pico-NARE começou...
re: Novidades no site do IPMA Atlas Climatológico Insular (Canárias, Madeira e Açores):...
Afirmativo, mas geralmente só funciona durante o verão. A estação é muito mais complexa do que parece :cool: e pertence ao Projecto Pico-NARE:...
Foi hoje publicada a orgânica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que sucede o IM (Decreto-Lei n.º 68/2012):...
Para quem esclarecer qual a Política de Dados do IM, por favor consultem o seguinte documento:...
O radar é o meio de observação por excelência para o nowcasting destas situações. No entanto, mesmo assim por vezes não é possível emitir avisos...
Não querendo minimizar o papel dos meteorologistas, temos que reconhecer que há limites para a predictabilidade dos fenómenos atmosféricos....
Concordo. Uma situação verdadeiramente rara aqui em S. :surprise:Miguel
Serviço do Instituto de Meteorologia vai continuar Secretário de Estado assegura que integração da entidade no Instituto do Mar e da Atmosfera...
As testemunhas confirmam esse percurso. O evento durou apenas alguns minutos (< 5). O tornardo percorreu no solo algumas centenas de metros, mas...
Negativo:nono: O tornado deslocou-se de Sul para Norte, isto é de terra para a costa Norte. O da Lagoa formou-se no mar, junto da costa Sul e...
Tornado F0.
Eu éstive lá e pareceu-me um F0.
Não creio que a hierarquia entre o MAR e a ATMOSFERA seja o problema, até pq o actual presidente do IM não é da carreira de meteorologia. O...
Se não fosse verdade, parecia anedota. O problema é que erros destes pagam-se caros.:disgust: Como contribuinte minimamente esclarecido, não...
Já agora, para os membros do FB, indico uma aplicação que dá jeito:...
Não é bem assim. Existe um MoU entre o IM e a USAF com vista a disponibilização dos dados do radar da Terceira. O IM paga uma linha dedicada entre...
Isso eu sei ! O problema é que quem esta a tratar disso parece que não:mad:
Pois, mas acho que a ideia é juntar o IM ao IPIMAR :shocking:
Sim e já fechou:(
A Forbes considera a profissão de Meteorologista uma das 10 melhores para 2011 :shocking::...
Para além de que os "downbursts" serem mais frequentes nesta região do que os tornados, existem três razões objectivas: 1. Os troncos das...
É pena os meios de comunicação continuarem a insistir na designação de "mini-tornado", a qual não existe no glossário meteorológico :(. Ou é...
:shocking: Uau ! Aproveita esta onda de sorte e joga no totoloto esta semana:thumbsup: 1 tromba de água já é muita sorte, 3 é jáckpot :surprise:
Oi! Nada melhor do que consultar os manuais dos profissionais:p:...
Re: Neve nos Açores à cotas médias
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008 Magníficas ! É curioso como a neve fica bem numa paisagem onde...
Boas ! Por aqui nada há não sei quanto tempo :D
Caro fablept, O que acontece é o seguinte: 1. A autoridade nacional no domínio da sismologia é o Instituto de Meteorologia I.P. (IM), o qual...
Precisa-se um licenciado em Geofísica para prestação de serviços em regime de contrato de avença no Centro Operacional de Vigilância Sísmica dos...
Muito bem André :thumbsup:. Ainda bem que há alguém que foi lá para contar como foi :rolleyes:. No entanto, tenho algumas dúvidas ...:confused:...
Uau ! Extraordinário !:surprise:
Bem, acho que o efeito da ausência do campo magnético terrestre será mais espectacular do que mortífero. As partículas de alta energia são...
Bravo ! Vejo que a discussão continua e vai melhorando :) Relativamente ao feedback positivo do poder radiativo do vapor de água, é claro...
Re: Onde posso encontrar bases de dados de temperaturas? Olá Nessuno, Não sei se ainda vou a tempo, mas já experimentou consultar este site...
Contudo, o CH4 parece ter parado de aumentar:hehe:. Deixo aqui um gráfico com os valores médios mensais do CH4 observados nos Açores (Ilha...
Pois, mas não é bem por causa disso. A medição de CO2 para fins de monitorização da sua evolução ao longo de decadas deve ser feita em locais...
Resta saber se de realmente desta vez é o CO2 a aumentar primeiro e a temperatura depois e não o contrário ...:unsure: O CO2 não é considerado...
Concordo contigo e já tinha feito essa ressalva, mas no caso dos alegados estratocumulus, estes aparentam estar numa camada superior ao cumulus...
Fazendo fé nas projecções do IPCC, que mais não são do que soluções dos modelos climáticos baseados nos tais cenários SRES, não se prevê...
Caros "observadores", Embora seja sempre um risco analisar o espaço trimensional numa foto bidimensional, parece-me que há uma enorme confusão...
Para quem viu a estreia do programa da Maria Elisa sobre as grandes inundações do passado, onde um responsável da Cãmara Municipal de Loures não...